Famalicão: Riba d’Ave HC prepara a época 2024/25 com 5 caras novas

Os trabalhos do Riba d`Ave HC arrancaram no dia 2 de setembro, com 11 atletas às ordens de Raúl Meca, que continua como timoneiro principal da equipa, sendo coadjuvado por Eduardo Paiva, Ricardo Nogueira e Horário Ferreira.

O técnico da formação ribadavense contou com todos os reforços presentes: o jovem guarda-redes internacional português José Martins (guarda-redes, ex-FC Porto Sub-19), o argentino “Nanu” Castro (ex-HC-Turquel), o português Bruno Dinis (ex-USC Paredes), o argentino Francisco Nardi (ex-SCRA Saint Omer) e ainda o jovem Francisco Abreu (ex-CRPF Lavra), que retorna ao seu clube de formação após uma época muito positiva ao serviço do emblema de Matosinhos. Nestas primeiras semanas de trabalho estará ausente o internacional angolano Anderson Silva “Nery”, ao serviço da Seleção de Angola, de 16 a 22 de setembro.

A estes juntaram-se quatro dos cinco atletas que renovaram vínculo com o Riba d’Ave HC: o guardião espanhol Álvaro Shehda, Gustavo Pato, Rui Silva “Folhetas” e o argentino Franco Pósito. Para colmatar a ausência de” Nery” têm sido chamados aos trabalhos jovens atletas da equipa B ribadavense, que também já prepara a nova época desportiva.

Antes das competições oficiais, estão previstos vários jogos-treino, torneios e também a participação na Taça Jorge Coutinho 2025, que se realiza na próxima semana, em 3 dias consecutivos, no Pavilhão Municipal de Barcelos. A 13 de setembro, sexta-feira, no Riba d’Ave HC joga com o OC Barcelos(22h00). No dia seguinte, sábado, há jogo com o HC Braga, às 16h00. E no domingo, 15 de setembro, encontro com a Juventude de Viana, às 18h00. A entrada é gratuita em todos os jogos.

O emblema ribadavense terá uma temporada recheada de competições, a começar pela Elite Cup (de 11 a 13 de setembro no multiusos de Odivelas); Campeonato Placard (início a 20 de outubro), Taça de Portugal (32 avos de final a 30 de novembro) e ainda uma inédita participação na ronda de qualificação para a WSE Champions League, de 1 a 3 de novembro, com AD Valongo, Calaffel (Espanha) e RHC Diessbach (Suíça). Aconteça o que acontecer, a turma ribadavense tem garantida continuidade em provas europeias. O vencedor da prova de qualificação avança para a fase de grupos da Champions, já o 2.º e 3.º classificados jogarão a Taça WSE e o último classificado é relegado para uma nova prova europeia, a WSE Trophy.

Riba d’Ave HC reúne-se em Assembleia-geral extraordinária a 12 de setembro

Esta quinta-feira, o Riba d’Ave HC reúne em Assembleia Geral, para apresentação e votação da Comissão Administrativa. Sem listas candidatas no ato eleitoral de abril, os sócios do clube são chamados a dar o seu veredicto a uma solução que se afigura como a mais imediata para gerir o quotidiano da coletividade, até que novo ato eleitoral seja convocado (previsivelmente no início do 2.º trimestre de 2025), de modo a eleger novos órgãos sociais para um mandato de 2 anos (conforme ditam os estatutos do clube). A reunião magna realiza-se na Sala Museu do clube, no Parque das Tílias em Riba d’Ave, a partir das 21 horas, da próxima quinta-feira

Deixe um comentário

Famalicão: 25 anos de Fraternidade celebrados em Pedome

No passado domingo, dia 21 de junho, o Núcleo de Pedome da Fraternidade Nuno Álvares, celebrou o 25.º aniversário, momento que reuniu várias congéneres da região.

Das comemorações fez parte uma palestra pelo padre Pedro Sousa, Assistente do CNE na Região de Braga, seguindo-se um desfile, liderado pela fanfarra do Agrupamento do CNE de Pedome, com a participação da 1ª Companhia de Pedome da Associação de Guias de Portugal e dos muitos escuteiros da FNA oriundos dos quatro cantos da região/ Diocese de Braga.

O ponto alto foi a Eucaristia de Ação de Graças, celebrada pelo padre Victor, Assistente do escutismo em Pedome, animada pelo do Grupo Coral do CNE.

No final, num momento protocolar, foram feitos agradecimentos aos presentes e a todos quantos de alguma forma contribuíram para a realização destas comemorações, seguindo depois para o salão paroquial onde se cantaram os parabéns ao Núcleo aniversariante.

Além dos órgãos da FNA da Região de Braga, também esteve o líder nacional da FNA, José Luís Silva; em representação do Município de Vila Nova de Famalicão, a vereadora Susana Pereira; presidente da Junta de Freguesia de Pedome, Alexandra Silva, e muitos outros convidados e representantes dos diversos movimentos paroquiais, instituições e do movimento associativo da freguesia.

Famalicão: Mostra Comunitária de Cabeçudos é este fim de semana

No próximo fim de semana, o Largo de S. Paio, em Cabeçudos, recebe a mostra comunitária da freguesia, iniciativa que abre às 15 horas de sábado, com a fanfarra dos escuteiros. Seguem-se atividades lúdicas, apresentação de capoeira e a noite será animada pelos movimentos e associações.

No domingo, às 9 horas, celebra-se eucaristia em honra de S. Paio, seguida de procissão e, depois, a bênção e distribuição do pão.

Famalicão: Atletas famalicenses em evidência no Nacional Master

Realizou-se, no último fim de semana, em Lisboa, o Campeonato Nacional Master, onde estiveram presentes três atletas famalicenses em representação da Escola do Movimento (Porto) e um atleta da Associação Cultural e Recreativa da Senhora do Desterro (Serra da Estrela). Em representação desta equipa, o famalicense Sérgio Silva é o novo campeão nacional, no escalão M40, nas provas de 100 metros, salto em comprimento, salto em altura, triplo salto e estafeta 4x100m.

Pela Escola do Movimento, André Girão sagrou-se campeão nacional na estafeta 4x400m, no escalão M35. Alcançou ainda o 2. º lugar no lançamento do martelo e conquistou o 3. º lugar no lançamento do dardo.

Já Carlos Pereira sagrou-se campeão nacional no salto em altura, salto em comprimento, estafeta 4x100m e estafeta 4x400m, ambas no escalão M55. Terminou ainda em 2. º lugar na prova dos 100 metros barreiras e foi 3. º classificado no lançamento do disco.

Eugénio Costa sagrou-se campeão 100 metros, 200 metros e 400 metros, bem como nas estafetas 4x100m e 4x400m, no escalão M50. Foi ainda vice-campeão nacional no triplo salto.

 

Famalicão: Riba de Ave recebe a 3.ª edição do Torneio Internacional Jovem de Hóquei em Patins

No próximo fim de semana, decorre no Pavilhão do Parque das Tílias o torneio que reúne jogos dos escalões de sub-7, sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-19. Nesta que será a 3. ª edição organizada pelo clube ribadavense, a entrada é totalmente gratuita.

No torneio participam a equipa organizadora, o Riba d’Ave HC, o OC Barcelos, a UD Oliveirense, o HC Braga, o CD Póvoa, a ACD Gulpilhares, o CSP Alfena, o CRPF Lavra e ainda a equipa espanhola HC Raxoi.

No próximo sábado, vão estar em prova os escalões de sub-11, sub-13, sub-15 e sub-19. Os jogos começam às 9H00, com o encontro entre o Riba d’Ave HC e o OC Barcelos, no escalão de sub-15. O dia encerra com o jogo dos sub-19 da equipa da casa frente ao conjunto espanhol HC Raxoi.

No domingo, entram em cena os mesmos escalões, aos quais se juntam os sub-7 e os sub-9. O primeiro jogo tem início às 9H30, com os sub-15 do Riba d’Ave HC a defrontarem o CRPF Lavra. Nesse mesmo dia, realiza-se ainda a cerimónia de encerramento, marcada para as 18H40.

O evento conta também com um bar com petiscos e bebidas, bem como uma zona exterior destinada ao convívio.

Famalicão: PS exige resposta do executivo sobre revisão do PDM

O Partido Socialista quer saber quando será apresentado aos famalicenses o resultado da revisão do PDM – Plano Diretor Municipal. A interpelação foi feita diretamente ao presidente da Câmara, na última Assembleia Municipal.

Na sua intervenção, a deputada municipal do PS, Sandra Santos, sublinhou que os famalicenses já apresentaram os seus contributos e aguardam resposta. «Cabe agora ao executivo fazer a parte que lhe compete», afirmou.

O PS criticou aquilo que classificou como «silêncio, demora e opacidade» por parte do executivo municipal e apontou várias situações que geraram contestação, como os terrenos do Estádio Municipal e do Campo de Treinos, a envolvente do Parque da Devesa, a zona das Pateiras em Fradelos, entre outras. Rejeitam a possibilidade de construção em espaços ecológicos como as Pateiras, a edificação perto de linhas de água, como o Ecoparque de Cabeçudos.

Segundo o partido socialista, «estas polémicas resultam de decisões tomadas sem transparência nem diálogo com a população».

O partido reafirmou, ainda, defender um instrumento de planeamento que vá além da simples gestão do solo, «que concilie desenvolvimento económico, mobilidade e sustentabilidade ambiental, e que coloque no centro das decisões a qualidade de vida dos famalicenses e das gerações futuras».

Na mesma Assembleia Municipal, o deputado do CDS-PP, Ricardo Mendes, lembrou que a revisão do PDM está para apreciação de várias entidades externas ao município famalicense.

Famalicão: Alunos de Gavião festejam fim de ciclo no Zoomarine

Os alunos finalistas do 4.º ano da EB de Gavião encerraram o seu percurso no 1.º Ciclo com uma viagem de avião a Faro, mais concretamente ao Zoomarine. Um dia de diversão e de descoberta do mundo marinho.

Aconteceu no dia 22 de junho, com uma viagem de Porto a Faro, e regresso ao final do dia. Uma experiência para celebrar a amizade que foram cimentando ao longo de quatro anos. Foram tempos de crescimento e de partilha, marcados por brincadeiras, abraços e cumplicidades.

No regresso traziam consigo cansaço, mas imensas memórias e emoções.

«A EB de Gavião orgulha-se profundamente dos seus finalistas. Que esta viagem simbolize apenas o início de muitos voos rumo aos seus sonhos. Continuem a acreditar, a aprender e a sorrir. O futuro espera-vos de braços abertos», refere a escola.