Famalicão: Observatório de Cinema com 3 mil espetadores

Cerca de 3 mil espetadores passaram pela Casa das Artes e pelo Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, durante o 9.º episódio de CLOSE-UP, o Observatório de Cinema de Famalicão. Ao longo de oito dias, foram apresentadas mais de 30 sessões, com o público a afluir aos cine-concertos de Surma, Joana Gama & Luís Fernandes, Rui Horta & Micro Audio Waves e a Orquestra Costa Atlântico. Essa participação estendeu-se às outras secções, incluindo as escolas e as famílias. De destacar, também, o crescente interesse às sessões comentadas por jornalistas, críticos e realizadores, que permitem uma visão mais aprofundada dos filmes exibidos.

Do programa do 9.º episódio de CLOSE-UP, que terminou no passado sábado, o foco também incidiu sobre os realizadores João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, que participaram na secção Fantasia Lusitana ao longo de três dias. Além da exibição do filme da dupla, “Onde Fica Esta Rua? Ou Sem Antes Nem Depois”, emparelhada com “Os Verdes Anos”, de Paulo Rocha, decorreu uma masterclasse na Escola Superior Artística do Porto. Os dois realizadores apresentaram, também, os dois filmes da carta branca concedida pelo CLOSE-UP: “Dina e Django”, de Solveig Nordlund, e “As Ruinas no Interior”, de José Sá Caetano, tendo esta última sessão contado com a presença de Paulo Caetano, filho de José Sá Caetano, que levou as memórias da rodagem do filme e da obra de um cineasta ainda por revelar ao público na íntegra.

Do balanço desta edição também consta a forte adesão do público nas sessões que exibiram quatro filmes de William Friedkin, da secção Histórias do Cinema, sendo que a exposição “Imagens da Nova Hollywood” permanecerá na Casa das Artes de Famalicão até ao final de dezembro.

O CLOSE-UP regressa à Casa das Artes de Famalicão em janeiro, para a primeira réplica do episódio 9. Estão prometidas novas propostas de programação para o público geral e para escolas, mantendo o mote das Memórias do Futuro.

Deixe um comentário

Famalicão: Casa das Artes recebeu debate sobre o Sistema Local de Saúde

Esta sexta-feira, a Casa das Artes de Famalicão recebeu a 32.ª edição do “Caminho dos Hospitais”, iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, em parceria com a Unidade de Saúde Local do Médio Ave.

Esta sessão teve como tema “Uma ULS apostada em ser Sistema Local de Saúde”. Do programa constou um painel dedicado ao papel das parcerias entre saúde, poder local, ensino superior e comunidade, na construção de um Sistema Local de Saúde que responda eficazmente aos desafios atuais com soluções mais integradas, próximas e centradas nas pessoas.

A sessão ficou, ainda, marcada pela apresentação de projetos desenvolvidos pela ULS Médio Ave, no âmbito da humanização dos cuidados, a melhoria dos percursos assistenciais e uma gestão mais eficiente dos internamentos. Outro projeto evidenciado foi a criação de Centros de Diagnóstico Integrado nos três concelhos da região (Famalicão, Santo Tirso e Trofa), Em suma, e tal como foi referenciado durante a sessão, «soluções que aproximam os cuidados de saúde das pessoas e reforçam o trabalho em rede entre instituições e comunidade»

Neste momento de reflexão e partilha, que reuniu profissionais, participou o presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Xavier Barreto; Luís Vales, presidente do Conselho de Administração da ULS Médio Ave; e Mário Passos, presidente da Câmara Municipal.

Famalicão: Simon Elisor vai jogar no campeão da Roménia

O ponta de lança francês, de 26 anos, que chegou ao FC Famalicão a meio da época 24/25, está de saída, por milhão e meio de euros, para representar a Universitatea Craiova, Simon Elisor terá já assinado um contrato com o clube que é treinado pelo português Filipe Coelho, tendo Mário Felgueiras como diretor desportivo.

Simon Elisor chegou a Famalicão proveniente do Metz e em meio ano esteve em 15 jogos e marcou quatro golos. Na época passada, onde só marcou um golo e somou duas assistências, Elisor foi peça-chave no desenho tático do treinador Hugo Oliveira, que o elogiou em algumas ocasiões. Por isso mesmo, deu o seu contributo à equipa em 36 partidas.

Famalicão: Xavier Silva regressa a Calendário para treinar os seniores

Xavier Silva é o novo treinador da União Desportiva de Calendário. Regressa a uma casa onde já esteve ao serviço dos juniores.

Zé Pedro e João Mesquita são os adjuntos, e Filipe Alves, o treinador de guarda-redes. Bruno Silva é o diretor desportivo .

O clube, que na época passada viveu dificuldades desportivas, terminando no último lugar, da série D da 1.ª divisão da AF Braga, com apenas 5 pontos, surge para este época apontando a «um novo capítulo».

Xavier Silva, que é natural de Famalicão, treinou o Guisande nas duas últimas temporadas. No concelho de Famalicão treinou, por exemplo, o Lousado e Operário.

Famalicão: Hoje é o último dia do Mercado das Mãos

Continua a decorrer, no centro da cidade, até às 18 horas deste domingo, o Mercado das Mãos. Na Praça D. Maria II pode apreciar e adquirir peças únicas criadas em croché, ponto cruz, em tecido, madeira, papel e outros materiais, feitas por criadores locais que fazem prova da a sua criatividade e engenho.

Como animação do certame, às 16 horas, o cantor famalicense Costinha dará um concerto.

O Mercado das Mãos é mais uma iniciativa do programa municipal Vai à Vila que, a cada fim de semana, traz mais atividade ao centro da cidade de Famalicão.

Famalicão: Bairro FC mantém aposta em equipa técnica «competente e dedicada»

Emanuel Costa continua a ser a treinador da equipa sénior do Bairro FC. José Antunes, Vítor Ribeiro, Gonçalo Guimarães e Carlos Maia são os restantes elementos da estrutura técnica que continua a liderar o clube em mais uma época na divisão de honra da Associação de Futebol de Braga.
O clube anunciou, nas redes sociais, uma equipa equipa técnica «competente, dedicada e com um profundo compromisso com os valores do clube. Mais do que uma equipa de trabalho, é um conjunto de pessoas unidas pelo mesmo objetivo: fazer crescer o clube, potenciar o rendimento dos jogadores e honrar as nossas cores em cada treino e em cada jogo».

Famalicão: Festa a S. Bento (Vale S. Cosme) começa este domingo

O hastear da bandeira, este domingo, às 12 horas, e o levantamento do arco, no dia 4 de julho, à mesma hora, são os primeiros momentos da festa em honra de S. Bento, na freguesia de Vale S. Cosme.

Depois, a programação estende-se entre os dias 10 e 12 de julho, com momentos religiosos e culturais. No dia 10, às 21h30, concerto pela Banda Myllenium, terminando o dia com o Dj Keiroz. No sábado, dia 11, às 8 horas,, celebra-se eucaristia e, uma hora depois, sai uma arruada dos Bombos de S. Mamede de Serôa. Ao final da tarde, às 19h30, celebra-se missa, com a noite a ser preenchida com a música de Victor Rodrigues, uma sessão de fogo e, por último, com o concerto de Marcus.

Às 10 horas do dia seguinte, eucaristia solenizada pelo grupo coral e, às 15 horas, sai a procissão, acompanhada pela fanfarra dos escuteiros e a Banda do Gato. Para fechar a festa, há música com o Amigo Simão e Trio + Liliana Oliveira