Famalicão: Comissão Administrativa do Riba d´Ave «não é para sempre»

No passado sábado, a assembleia eleitoral do Riba d´Ave ficou sem efeito pela ausência de candidatos aos órgãos sociais. Não quer isto dizer que o clube viva num vazio diretivo, dado que até ao final da época a Comissão Administrativa, nomeada em setembro do ano passado, garante a gestão do clube. «No entanto, é importante e vital para o futuro do Riba d´ Ave que os sócios, a comunidade, se unam e encontrem uma solução diretiva», porque «não podemos continuar assim e esta comissão não é, nem pode, ser para sempre». O alerta é de Ângelo Lopes, elemento da Comissão Administrativa.

O dirigente, contactado pela CIDADE HOJE, garante que «não vamos abandonar o Riba d´Ave neste momento, com a época em curso, mas este é também o tempo para que outros se perfilem e ajudem a preparar a próxima época» e olhar o futuro desta coletividade que já conta com 53 anos. Ângelo Lopes acredita que a projeção que o clube vem ganhando «pode assustar muita gente» e que a dificuldade «em angariar apoios financeiros» pode ser um problema «que a cada época fomos superando com trabalho, dedicação e muita resiliência».

Entretanto, deverá ser marcada em breve uma nova Assembleia Geral, que será a quarta para a eleição de órgãos sociais.

Recorde-se que no decurso da assembleia de sábado passado, o presidente do órgão, Rui Santos, emitiu uma Carta Aberta alertando os sócios que o clube vive «um momento crítico da sua história». Desde setembro de 2024, gerido por uma Comissão Administrativa que assumiu funções após dois atos eleitorais gorados, o Riba d´Ave corre o risco de encerrar caso não se encontre uma solução. «Se permitirmos que o clube feche portas, será uma ferida irreparável na nossa comunidade. Será a perda de um património construído ao longo de décadas com trabalho, sacrífico e amor», lamenta Rui Santos que pede à comunidade que não cruze os braços e «assista a este desfecho sem lutar».

O Riba d´Ave HC compete no principal campeonato nacional de hóquei em patins. Acresce, que pela primeira vez na sua história participou numa fase de apuramento para a Liga dos Campeões e, atualmente, está apurado para uma final four das competições europeias, a WSE Cup.

Deixe um comentário

Famalicão: Município investe mais de 2 milhões de euros para melhorar estradas do concelho

O Município de Famalicão começou esta semana um plano de requalificação da rede viária do concelho, num investimento que ultrapassa os dois milhões de euros.

Em curso estão já os trabalhos na EM 204/5, nas freguesias de Landim, Bente e Carreira. A estes eixos juntam-se a intervenção na EM 510, na Avenida do Emigrante, em Bente, e as operações de pavimentação de diversos arruamentos em Vilarinho das Cambas e Outiz, também retificações na rede viária de Delães, Oliveira São Mateus, Joane, Brufe, Gavião, Mogege, União de Freguesias de Mouquim, Lemenhe e Jesufrei, União de Freguesias de Antas e Abade de Vermoim, bem como na União das Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário.

“A requalificação da rede viária é uma necessidade real que já está em andamento e com trabalho visível no terreno” declara Mário Passos, Presidente da Câmara Municipal, que realça ainda os benefícios destas intervenções “este esforço contínuo irá melhorar significativamente a qualidade de vida diária de todos os que vivem, trabalham ou visitam o concelho”.

A autarquia vai ainda atribuir verbas destinadas às freguesias para a requalificação de outros troços em Esmeriz, Lousado, Cruz, Fradelos, Gavião, Mogege, Oliveira S. Mateus, Outiz, Vila Nova de Famalicão e Calendário.

Famalicão Fashion City chega em julho com desfiles de moda pela cidade

Nos dias 10 e 11 de julho, Vila Nova de Famalicão recebe a primeira edição do Famalicão Fashion City, uma iniciativa que vai transformar a Praça D. Maria II num espaço de celebração de moda, criatividade e identidade têxtil do concelho.

O evento nasce com o objetivo de promover Famalicão como a principal referência nacional da indústria têxtil e do vestuário, aproximando a comunidade através de um programa diversificado que inclui desfiles de moda nos dois dias.

O Famalicão Fashion City junta designers, marcas, comércio local e a comunidade em torno de um propósito comum.

O casting para modelos vai decorrer este sábado, 27 de junho, entre as 10h00 e as 13h00, na Praça – Mercado Municipal de Famalicão. A participação está aberta a pessoas entre os 16 e os 90 anos, e as pré-inscrições podem ser efetuadas através do endereço eletrónico info@impactmodels.pt ou no próprio dia do casting, na Praça – Mercado Municipal.

Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous trás o circo contemporâneo a Famalicão

O Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous está de volta e vai acontecer de 15 a 18 de julho, em Vila Nova de Famalicão, Braga, Barcelos, Guimarães e, este ano, pela primeira vez também em Viana do Castelo, com estreias nacionais de espetáculos de companhias prestigiadas de circo contemporâneo.

Em Famalicão, o destaque vai para a abertura do festival no dia 15 de julho, com uma masterclass no Auditório da Casa do Território, onde será explorado o espetáculo “Fragmentos”, da companhia La Víspera, um projeto distinguido pela rede europeia circusnext.

No mesmo dia, o festival também promove um conjunto de atividades paralelas noutras cidades da região, reforçando a ligação entre artistas, estudantes e programadores internacionais, numa aposta clara na partilha de experiências e na ocupação criativa do espaço público.

Já no dia 17 de julho, Famalicão volta a receber um dos momentos profissionais do evento, com uma sessão de pitching na Casa do Território, marcada para as 11h00. A iniciativa, feita em parceria com a La Central del Circ, pretende dar visibilidade a novos projetos de circo contemporâneo, num encontro entre artistas e programadores nacionais e internacionais.

Promovido pelo Teatro da Didascália, o festival mantém todas as atividades e espetáculos gratuitos, sendo apenas necessária inscrição através do site do evento.

Para mais informações consulte www.teatrodadidascalia.com

Famalicão: Brufe celebra Santíssimo Sacramento de 1 a 5 de julho

A freguesia de Brufe vai estar em festa de 1 a 5 de julho com a celebração do Santíssimo Sacramento. A programação tem início na quarta-feira, dia 1, com a adoração eucarística às 21h15 e na quinta-feira, à mesma hora, decorre o Concerto oração animado pelo Grupo de Jovens.

Para sexta-feira, dia 3, está preparado o arraial paroquial com animação do humorista João Seabra e atuação do cantor famalicense Xavier.

No sábado, os Zés Pereiras entram às 09h00 seguidos pelo sacramento da reconciliação pelas 09h30. A eucaristia está marcada para as 19h30 e a noite segue com o concerto de João Norte e a uma sessão de fogo à meia-noite.

A Eucaristia de domingo realiza-se pelas 10h30 e a adoração e procissão eucarística acontece durante a tarde, pelas 17h30.

Governo vai eliminar passagens de nível entre Nine e Barcelos

O Governo vai avançar com um investimento superior a 300 milhões de euros até ao final de 2030 para eliminar 155 passagens de nível e automatizar outras 79 em todo o país, numa estratégia que pretende reduzir o número de acidentes.

O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, em Barcelos, durante a consignação de uma empreitada na Linha do Minho.

A intervenção inclui a supressão de 11 passagens de nível entre Nine e Barroselas e insere-se num plano mais vasto que, segundo a Infraestruturas de Portugal, tem como objetivo baixar os acidentes para menos de 10 por ano até 2030.

A Linha do Minho tem especial impacto no concelho de Vila Nova de Famalicão, uma vez que a freguesia de Nine integra este corredor ferroviário, usado diariamente por milhares de pessoas.

As obras na Linha do Minho deverão estar concluídas até agosto de 2029.

Famalicão: Aluna da OFICINA dinamiza workshop sobre primeiros socorros

A Escola Profissional OFICINA acolheu o workshop “Primeiros Socorros na Prática”, uma iniciativa dinamizada pela Beatriz Lima, do 11º ano do Curso Técnico de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade.

A sessão contou com a participação de Rita Lima, ex-socorrista da Cruz Vermelha Portuguesa, que partilhou a sua experiência e conhecimentos na área dos primeiros socorros, preparando os alunos para atuar de forma rápida e eficaz em situações de emergência.

Esta foi uma forma de sensibilizar a comunidade escolar para a importância da formação, para uma cultura de prevenção e cidadania ativa.