
Concelho, Desporto
Famalicão: Há uma camisola especial 50 anos à sua espera em Gavião



A adesão à greve desta quinta-feira está a provocar impactos visíveis no setor da saúde em Vila Nova de Famalicão. A situação mais significativa regista-se na Unidade de Saúde Familiar de Ribeirão, que permanece encerrada por falta de pessoal clínico, impossibilitando a realização de consultas e atendimentos programados.
Segundo informação recolhida, este é, para já, o maior constrangimento registado em serviços de saúde do concelho devido à paralisação. Os outros centros de saúde ou unidades hospitalares continuam a funcionar dentro da normalidade possível para um dia de greve.


Vila Nova de Famalicão passa a contar com três novos sensores de estacionamento em lugares reservados a pessoas com mobilidade condicionada, instalados nos postos da GNR de Famalicão e Joane e na Autoridade para as Condições do Trabalho.
A iniciativa integra a “Plataforma + Acesso”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e resulta de um protocolo entre o Município e o Instituto Nacional para a Reabilitação. O objetivo é monitorizar, em tempo real, a ocupação das vagas e melhorar o acesso aos serviços públicos através de tecnologia inteligente. A ferramenta inclui sistemas de orientação por GPS no interior de grandes equipamentos, adaptados às diferentes necessidades associadas às várias áreas da deficiência.
Os lugares podem ser consultados através da aplicação “Acessibilidade 360”, disponível para dispositivos Android e iOS, permitindo aos utilizadores localizar facilmente as vagas reservadas e verificar a sua disponibilidade.

No próximo sábado decorre a tradicional festa de Natal da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicenses. Com início marcado para as 16 horas, a família Guita reúne no quartel para um dia pleno de animação com vários artistas e, claro, com o Pai Natal.
Avô Cantigas, Amigos da Sobreposta, Duo Enlace, Jacinta Pinto, magia e palhaços constam desta festa que promete animar miúdos e graúdos.
A festa é aberta a toda a comunidade que é convidada a comparecer nesta celebração.

A greve geral que afeta o país esta quinta-feira tem impactos em vários serviços públicos, designadamente estabelecimentos de ensino. Em Famalicão, a maioria das escolas estão fechadas. Dos contactos feitos, foi possível apurar que apenas a Padre Benjamim Salgado, em Joane, estará aberta. As restantes, D. Maria II, EB 2,3 de Ribeirão, Terras do Ave, Camilo Castelo Branco, D. Sancho I, Júlio Brandão e Nuno Simões estão encerradas.
No entanto, alguns agrupamentos de escolas farão uma reavaliação da situação ao início da tarde.

A equipa 365 Running Project, com 22 atletas, marcou presença na Gerês Extreme Marathon, prova organizada por Carlos Sá Nature Events
Os atletas correram nas várias distâncias — 14 km, 21 km, 32 km, 42 km e 90 km. Foi na distância mais curta que a equipa alcançou o primeiro lugar coletivo. Individualmente, Marko Santos foi segundo da geral e do escalão sénior; Zé Silva foi quinto da geral e quarto em seniores; Zé Luís foi décimo primeiro e sétimo sénior. Ricardo Mendonça, condicionado por uma lesão, também deu o seu contributo para o resultado coletivo, com a 33ª posição no escalão M40.
Nos 21 km, Ana Freitas venceu em F50 e foi quinta da geral; Andreia Rocha terminou no quarto lugar da geral e terceira em F40; Cristina Oliveira foi quinta em F40, seguida de Angélica Rocha e de Paula Barbosa, que foi 21ª neste escalão.
Rui Silva e Erick Aráujo terminaram os 21 kms, respetivamente, na 11ª e 14ª posições, no escalão sénior; Armando Rodrigues terminou no 19º lugar, em M50.
Nos 32 km, Luís Gonzaga foi segundo da geral e no escalão M40; Pedro Silva foi oitavo em seniores e Sandra Castro sétima.
Na prova rainha, 42 km, Sérgio Peixoto subiu ao pódio no escalão sénior e foi oitavo da geral; Pedro Oliveira terminou no sexto lugar, em M40, e Sara Machado foi sétima em seniores. Ana Carneiro, João Machado e Miguel Silva completaram esta prova.