Famalicão: Associação de Integração Multicultural celebra cinco anos a promover a inclusão

A Associação de Integração Multicultural (AIM), com sede na Estação Rodoviária, celebrou, no dia 30 de junho, o seu quinto aniversário. A data foi assinalada com uma sessão e convívio, onde se juntaram associados, membros dos órgãos sociais, o vereador do Associativismo, Pedro Oliveira, e representantes de vários partidos.

O evento teve início com música pela cantora e membro da direção da associação, Eliene Nunes, a que se seguiu a intervenção do presidente da Mesa da assembleia geral, Alcino Monteiro. Benício Cardoso, um dos sócios-fundadores, cidadão natural de Cabo Verde, radicado em Famalicão há cerca de meio século, falou do início da fundação da associação, criada para acolher os cidadãos de várias nacionalidades que chegavam ao concelho.

A presidente da direção, Taciana Flores, deu a conhecer o trabalho que está a ser desenvolvido pela associação, nomeadamente no apoio aos cidadãos que procuram o município de Famalicão ou a região para trabalhar e residir. Nas palavras do vereador Pedro Oliveira, a Associação «merece o reconhecimento da autarquia». O vereador assegurou que Câmara e a associação tudo farão «para que os migrantes sejam bem acolhidos e integrados na comunidade famalicense, no respeito pela legislação em vigor e pelos direitos humanos, por forma a garantir segurança e dignidade».

O evento, que contou com a participação de cidadãos de 21 nacionalidades, continuou com música, na voz dos cantores Vinícius Azevedo e Eliene Nunes, do Brasil, e Young Joe, da Nigéria. Cantaram-se os parabéns à Associação, houve sabores de vários países e bolo de aniversário, tudo regado por espumantes e vinhos D. Sancho I oferecidos pela empresa famalicense Frutivinhos.

As líderes locais do PAN, Sandra Pimenta e Catarina Rocha, reuniram-se, na passada segunda-feira, dia 7 de julho, com dirigentes da AIM, ouviram as suas preocupações e prometeram apresentar propostas. Outros encontros estão programados até dia 15 de julho com outros partidos, na sede da associação.

Integrado no aniversário, realizou-se no sábado, dia 5, no recinto da União Desportiva de Calendário, um encontro de futebol entre uma equipa de colaboradores do Município de Famalicão e outra da Associação de Integração Multicultural. Contou com a presença do vereador David Carvalho em representação do presidente da Câmara Municipal.

Deixe um comentário

Famalicão: Francisco Rodrigues vence “meia” de Ovar

O atleta famalicense, que representa o SC Braga, venceu a Meia Maratona de Ovar. Na prova disputada este domingo, Francisco Rodrigues completou a distância em 1:05:03, seguido de Bernardo Rocha, em 1:06:11. Em terceiro lugar ficou Said Ameqrane, com 1:06:38.
Com esta vitória, Francisco Rodrigues mostra que está num bom momento de forma, depois de ter vencido, no fim de semana passado, mais uma edição da Corrida REN, entre Pedome e Oliveira Santa Maria, no concelho de VN Famalicão.

Famalicão esmaga (18-0) na Taça de Portugal

O FC Famalicão goleou, 18-0, o Castêlo da Maia na primeira eliminatória da Taça de Portugal. Na tarde deste domingo, no campo n.º 2 do Estádio Municipal, o conjunto famalicense chegou ao intervalo a vencer por 10-0.

Para esta goleada contribuíram Andreia Freitas, Sara Teixeira, Rita Dias (2), Catarina Pinto (3), Diana Meriva (4), Lexy Smith (2), Filipa Manso-Predo (2) e Matilde Silva.

A diferença entre equipas – Famalicão compete na 2.ª divisão e o Castêlo na 4.ª – ficou bem patente pelo resultado expressivo que se verificou.

Famalicão empata em Arouca com golo aos 86 minutos

O Famalicão arrancou um ponto em Arouca, este domingo à tarde, ao empatar 1-1 na 8.ª jornada da I Liga.

A equipa da casa adiantou-se no marcador aos 58 minutos, com Alfonso Trezza a aproveitar uma sobra na área para bater Lazar Carević. Quando tudo indicava que os três pontos ficariam em Arouca, Justin de Haas marcou de livre direto aos 86 minutos e salvou o empate para os famalicenses.

O jogo foi equilibrado, com oportunidades para ambos os lados, Gil Dias e Mamageishvili estiveram perto do golo para o Famalicão, enquanto Barbero e Gozálbez criaram perigo para o Arouca.

Bombeiros Voluntários de Famalicão de luto pela morte de colega do Quadro de Honra

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão estão de luto pelo falecimento de Jorge Manuel Marques Araújo, bombeiro do Quadro de Honra da corporação.

Em nota publicada nas redes sociais, a instituição expressou “profundo pesar” pela morte de quem ingressou no corpo de bombeiros a 7 de março de 1981 e que “se distinguiu pelo exemplo de dedicação, coragem e espírito de serviço à comunidade”.

Na mesma mensagem, a Direção, o Comando e todo o Corpo Ativo apresentaram “as mais sentidas condolências à família e amigos”, e destacam o “compromisso inabalável com a causa dos bombeiros” e o legado deixado às novas gerações.

O funeral realiza-se esta segunda-feira, às 9h00, na igreja matriz velha de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Ana Marinho vence prova de 10km em Espanha e bate recorde pessoal

A atleta famalicense bateu, este domingo, o seu recorde pessoal nos 10km. Tinha 34:12 e agora cifra-se nos 33:41.

O feito foi conseguido na 19.º Corrida Popular da Corunha, com Ana Marinho a ser quarta da geral e vencedora em sub-23. Na prova participaram 3500 atletas.

Famalicão: Um ferido em colisão entre carros na Ponte da Minhoteira

Uma pessoa ficou ferida, na tarde deste domingo, na sequência de uma colisão entre duas viaturas, na Ponte da Minhoteira, na freguesia de Arnoso Sta Eulália, em Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 12h50, sendo que para o local foram acionados os B.V.Famalicenses.

A vítima foi encaminhada para o hospital de Famalicão com ferimentos considerados ligeiros.

A GNR foi acionada para o local.