Famalicão: Márcio Sousa renuncia à presidência da AFSA

O presidente da direção da Associação de Futebol Salão Amador de VN Famalicão renunciou ao cargo. Márcio Sousa, reeleito em setembro de 2024, já enviou o pedido ao presidente da Assembleia Geral que, brevemente, abrirá um novo processo eleitoral.

O motivo do afastamento de Márcio Sousa prende-se com a sua atividade profissional. Está atualmente fora do país o que o impede de acompanhar devidamente a associação que é responsável pelos campeonatos concelhios de futsal (1.ª e 2.ª divisões e veteranos).

Deixe um comentário

Famalicão: João Marques deixa comando técnico da equipa feminina do Rio Ave

Terminou a ligação entre o treinador famalicense e o projeto do futebol sénior feminino do Rio Ave. João Marques, depois de cerca de época e meia no clube vilacondense, com uma subida à Liga BPI, deverá abraçar um novo projeto desportivo.

«Ao longo do seu percurso no Rio Ave FC, João Marques desempenhou um papel importante no crescimento e afirmação do futebol feminino rioavista, pautando o seu trabalho pela dedicação, profissionalismo e compromisso diário com o desenvolvimento da equipa e do projeto. O Clube agradece todo o empenho, entrega e contributo prestados por João Marques durante este ciclo, reconhecendo o trabalho desenvolvido em prol do crescimento do futebol feminino do Rio Ave FC», assim consta da nota de despedida do clube.

Com uma carreira de sucesso no futebol feminino nacional, João Marques exibe nove títulos e várias subidas de divisão. Foi, por exemplo, campeão da 2.ª Divisão e vencedor da Taça de Portugal pelo SL Benfica; conquistou por duas vezes a Taça da Liga ao serviço do SC Braga, e no Racing Power foi campeão da 2.ª Divisão, assegurando a subida à Liga, além de ter chegado à final da Taça de Portugal e à Final Four da Taça da Liga em 2024. Entre 2019 e 2021, treinou o FC Famalicão, onde também garantiu uma subida de divisão.

Famalicão: Revelado o programa e Comissão de Honra dos 100 anos dos BV Famalicenses

Na tarde deste sábado, os Bombeiros Voluntários Famalicenses apresentaram a imagem, a Comissão de Honra e o programa do centenário que será celebrado no próximo ano. Na sessão que decorreu no Parque de Sinçães, em frente ao quartel, ficou a saber-se que da Comissão de Honra fazem parte representantes autárquicos, líderes de algumas das maiores empresas do concelho e também os presidentes das direções e comandantes dos voluntários de Famalicão e de Riba de Ave.

Mário Passos e João Nascimento, presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, o Arcebispo Primaz de Braga, D. José Cordeiro, o provedor da Santa Casa da Misericórdia, Rui Maia, o anterior presidente da Associação Humanitária, António Meireles, entre muitos outas figuras destacadas da comunidade integram o vasto grupo anunciado no decurso da cerimónia.

E para celebrar o centenário está desenhado um programa que contempla iniciativas, de vária índole, em todos os meses do próximo ano, sendo que em junho, no dia 27, terá lugar a sessão solene dos 100 anos e a inauguração de uma rotunda de homenagem. Um concerto de abertura e um concurso de fotografia, em janeiro, são os primeiros momentos da festa que só termina em dezembro, com um concerto de natal e o encerramento das comemorações.

Na sessão solene dos 99 anos, foi benzida uma nova viatura de transporte de doentes, oferecida pelo Bom Gosto, e assinado um protocolo, com o Município, no valor de 145 mil euros, para a recuperação e reequipamento de um veículo de combate a incêndios urbanos.

Nos discursos, o presidente da Associação Humanitária, Amadeu Carneiro, assinalou a convergência com as restantes corporações de bombeiros, sublinhou o apoio da Câmara Municipal e das empresas e anunciou que, fruto de um levantamento rigoroso das necessidades, está previsto um investimento futuro na ordem do milhão e meio de euros.

Palavras de tributo a todos os que construíram «e tanto deram de si» a uma instituição com 99 anos; o reconhecimento da responsabilidade social das empresas, pelo apoio à corporação; e o anúncio de que este ano o Município vai ultrapassar, em mais de um milhão de euros, o apoio a bombeiros e à Cruz Vermelha, estiveram nas palavras proferidas pelo presidente da Câmara Municipal. Mário Passos reiterou que o Município está disponível «para continuar a ajudar, para que a proteção e o socorro não falhe e que tenhamos, como temos, instituições de referência nacional neste setor».

Famalicão: Várias freguesias afetadas com corte do abastecimento de água

Este sábado, devido a uma intervenção das Águas do Norte no sistema de abastecimento de água em alta, poderão verificar-se interrupções temporárias no abastecimento de água em grande parte das freguesias de Requião, S. Martinho, S. Cosme e Telhado.

Ainda segundo comunicação enviada pelas Águas do Norte – https://www.adnorte.pt/news/175 – podem também ocorrer falhas nas freguesias de Oliveira Santa Maria, Pedome, Delães, Mogege, Castelões, Ruivães e Novais.
A situação está a ser acompanhada e monitorizada pelas equipas operacionais do Município, com o objetivo de minimizar os impactos no fornecimento, recomendando a toda a população uma utilização responsável e moderada da água durante este período.

Famalicão: Incêndio em casa habitada por 27 pessoas

Um incêndio, no quadro elétrico de uma habitação da freguesia de Avidos, provocou um ferido. O sinistro aconteceu na passada quinta-feira e o ferido, um homem com cerca de 40 anos, sofreu queimaduras e teve de ser transportado ao hospital, pelos BV Famalicão.
Porém, este acidente, e segundo revela o Correia da Manhã, aconteceu numa casa, arrendada por uma empresa, onde habitam 27 funcionários.

Apesar dos danos materiais, os residentes, segundo avança os BV Famalicão, recusaram-se a ser realojados e permaneceram na habitação.

Os BV Famalicão estiveram no local com 4 veículos e 11 bombeiros, com o apoio da GNR de Famalicão, Proteção Civil Municipal e Junta de Freguesia de Avidos.
Foto: reprodução Facebook BV Famalicão.

Famalicão: Município prepara homenagem aos 50 anos do Poder Local

Na última reunião do executivo municipal, realizada na passada quinta-feira, o presidente de Câmara Municipal anunciou que vai apresentar a 3 de julho, em sessão extraordinária, uma proposta para homenagear os 50 anos do Poder Local em Famalicão, que se comemoram em dezembro deste ano.

Os pormenores ainda não são conhecidos. Contudo, Mário Passos diz que será uma «proposta que dignifica o poder local, o trabalho desenvolvido pelos ex-presidentes de Câmara, com homenagens associadas». Revela que esta homenagem já vem sendo preparada há algum tempo.

Recorde-se que a pedido do Partido Socialista, foi agendada, para dia 3 de julho, uma reunião extraordinária da Câmara Municipal para debater a possibilidade de homenagear apenas dois ex-presidentes, Agostinho Fernandes e Armindo Costa. O pedido aconteceu depois do executivo municipal não ter incluído a proposta na ordem de trabalhos. Os socialistas avisam, em comunicado, que vão utilizar «todos os instrumentos previstos na lei e no Regimento» para garantir que as propostas apresentadas em tempo útil sejam agendadas para discussão.

Famalicão: Jovem promessa do Paris Saint-Germain assina com o FC Famalicão

É médio, tem 18 anos, chama-se Mathis Jangeal e é o mais recente reforço do Futebol Clube de Famalicão. Vem do Paris Saint-Germain e assinou com o emblema famalicense por cinco épocas. «Assim que soube do interesse do Futebol Clube de Famalicão senti-me atraído pela ideia de representar um clube que tem conseguido projetar-se de forma fantástica a nível nacional e internacional», considerou o jogador, em declarações reproduzidas pelo FC Famalicão. E para esta nova etapa da sua carreira, Mathis Jangeal mostra-se identificado com o contexto em que vai estar inserido. Aponta os feitos da época passada, com «a equipa a fazer história e a bater vários recordes. É um clube muito familiar e que, desde há oito anos, tem encetado uma evolução significativa», apontou.

O jovem reforço elogia as condições do Centro de Treinos, sabe do apoio dos adeptos, está ansioso por começar a época e que antes de chegar a Vila Nova falou com Nuno Mendes que lhe deu mais informações sofre o futebol nacional.

Mathis é apontado como um dos jovens mais talentosos da nova geração do futebol francês, tendo assumido preponderância nas equipas de formação. Foi capitão e importante para o tricampeonato do Paris Saint-Germain Football Club no escalão de sub-19, pelo qual festejou ainda a conquista da Taça de França e atingiu as meias-finais da Youth League na temporada passada. O médio foi integrado no plantel do conjunto parisiense e teve oportunidade de partilhar balneário com algumas das principais estrelas mundiais.

O ponto alto da carreira do jovem no clube gaulês estava reservado para o final de setembro do ano passado, na estreia pela equipa principal no jogo com o Auxerre, da 6.ª jornada da Ligue 1. O jovem inscreveu o nome na lista de campeões da Liga Francesa, feito ao qual se junta a convocatória para um jogo da Liga dos Campeões. Esta trajetória colocou-o, igualmente, na rota da seleção francesa. O médio conquistou o estatuto de internacional jovem gaulês, em mais um passo na afirmação no panorama do futebol internacional.