Na tarde deste sábado, os Bombeiros Voluntários Famalicenses apresentaram a imagem, a Comissão de Honra e o programa do centenário que será celebrado no próximo ano. Na sessão que decorreu no Parque de Sinçães, em frente ao quartel, ficou a saber-se que da Comissão de Honra fazem parte representantes autárquicos, líderes de algumas das maiores empresas do concelho e também os presidentes das direções e comandantes dos voluntários de Famalicão e de Riba de Ave.
Mário Passos e João Nascimento, presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, o Arcebispo Primaz de Braga, D. José Cordeiro, o provedor da Santa Casa da Misericórdia, Rui Maia, o anterior presidente da Associação Humanitária, António Meireles, entre muitos outas figuras destacadas da comunidade integram o vasto grupo anunciado no decurso da cerimónia.
E para celebrar o centenário está desenhado um programa que contempla iniciativas, de vária índole, em todos os meses do próximo ano, sendo que em junho, no dia 27, terá lugar a sessão solene dos 100 anos e a inauguração de uma rotunda de homenagem. Um concerto de abertura e um concurso de fotografia, em janeiro, são os primeiros momentos da festa que só termina em dezembro, com um concerto de natal e o encerramento das comemorações.
Na sessão solene dos 99 anos, foi benzida uma nova viatura de transporte de doentes, oferecida pelo Bom Gosto, e assinado um protocolo, com o Município, no valor de 145 mil euros, para a recuperação e reequipamento de um veículo de combate a incêndios urbanos.
Nos discursos, o presidente da Associação Humanitária, Amadeu Carneiro, assinalou a convergência com as restantes corporações de bombeiros, sublinhou o apoio da Câmara Municipal e das empresas e anunciou que, fruto de um levantamento rigoroso das necessidades, está previsto um investimento futuro na ordem do milhão e meio de euros.
Palavras de tributo a todos os que construíram «e tanto deram de si» a uma instituição com 99 anos; o reconhecimento da responsabilidade social das empresas, pelo apoio à corporação; e o anúncio de que este ano o Município vai ultrapassar, em mais de um milhão de euros, o apoio a bombeiros e à Cruz Vermelha, estiveram nas palavras proferidas pelo presidente da Câmara Municipal. Mário Passos reiterou que o Município está disponível «para continuar a ajudar, para que a proteção e o socorro não falhe e que tenhamos, como temos, instituições de referência nacional neste setor».
