Famalicão: Mensagem de Natal do Arcipreste Padre Nuno Vilas Boas

A Palavra do Ano: “apagão”

“Apagão” foi eleita a Palavra do Ano 2025.

Ainda nos recordamos do dia 28 de abril deste ano quando transportes, comunicações e serviços ficaram afetados. Num instante, os nossos dias, marcados pela rotina, cheios de luz e sentido… no instante seguinte, mergulhados na escuridão mais escura, onde a dúvida e a tristeza voltaram a abalar os nossos hábitos.

Todo o digital desvaneceu-se com o apagão… e iluminou-se o real, o essencial: dar valor ao dia a dia, ao nascer e ao pôr do sol, ao jardim, às pessoas, às relações, aos rostos, à caridade e entreajuda, à alegria, ao cuidado da memória e da esperança com tempo e sem pressas, pois “Deus não passou por nós a correr” (José Augusto Mourão, A Palavra e o Espelho, 19), etc.

Por falar em espera…o Advento da Alegria!

Sabemos, que o mundo gosta de falar de esperança… mas não gosta do preço que ela cobra: confiar no que não se vê, manter-se firme no tempo, acreditar quando tudo parece perdido. Como dirá o mestre da esperança, S. Paulo: «esperar contra toda a esperança» (Rm 4, 18).

Somos desafiados a manter os olhos abertos, mesmo quando tudo parece cinzento. A não adormecer nas distrações ou apagões da vida. Mas a confiar… mesmo quando parece noite e a amar e abraçar a imperfeição, ou seja, a estar atento e de olhos abertos contra o cínico. Significa perguntar, escutar e estar presente. Significa agir, sem julgar, oferecendo cuidado e apoio profissional quando necessário, mostrando que «nenhum caminho será longo» (J. T. Mendonça, Nenhum Caminho será longo).

Neste tempo favorável de Advento, a espera da vinda de Jesus Menino à nossa vida de todos os dias, traz-nos uma novidade à repetição desencorajante dos nossos dias monótonos e uma “gestação espiritual” (Card. José Tolentino Mendonça, Esperar contra toda a esperança, 18).

Este tempo da novidade de Deus confirma que não estamos entregues ao absurdo, ao medo e ao terror, mas à alegria, porque é tempo habitado pela luz da graça do Emanuel – Deus connosco! “O «Eu sou aquele que serei» manifestado a Moisés revela-se no Natal: o nascimento de Jesus em Belém é o nascimento de Deus com o homem” (J. A. Mourão, 12). Com efeito, esperamos aquele por quem o coração anseia (Adélia Prado): a verdadeira e definitiva Alegria!

Por isso, importa perguntar por ela: onde está a nossa alegria? Importa estar atento, vigilante a este estilo de vida cristã, a Alegria, que urge procurar e assumir para contrariar o sarcasmo, a indiferença, o lamento e o cinismo que ritmam os nossos dias!?

Um clarão de alegria e esperança

Neste Natal, somos convidados a deter-nos diante do mistério da Encarnação. Deus faz-Se próximo, entra na nossa história e ilumina, com simplicidade aquilo que muitas vezes nos pesa ou inquieta.

À luz do Natal, este Jubileu ganha ainda mais sentido: a esperança cristã não é um sonho vago, mas a certeza de que Deus não abandona o mundo e continua a semear, mesmo quando tudo parece frágil.

Efetivamente, Ele conta connosco para cuidar deste “Jardim da Esperança”: pois cada comunidade do nosso Arciprestado de Vila Nova de Famalicão é convidada a cultivar este jardim com gestos simples: uma palavra de ânimo, um perdão oferecido, uma visita, uma presença discreta e fiel.

Que cada acontecimento nos desperte e nos faça olhar, escutar, agir. E que este Natal reacenda em todos o desejo de acolher Cristo e de O levar aos outros, onde o Deus-Menino faça florescer, no coração de cada pessoa e de cada comunidade, sinais de esperança verdadeira, que não é apenas palavra, mas prática diária: cuidado, atenção, amor vigilante.

Finalmente, possa o nosso Arciprestado descobrir que a palavra da vida cristã do ano de 2026 será “Clarão”, ou seja, mesmo na noite mais escura, que a luz do olhar atento e carinhoso de Deus-Menino nos acompanhe e ajude a sermos, junto de quem mais precisa, um clarão de alegria e esperança.

Um alegre e luminoso Natal para todos!

Deixe um comentário

Famalicão: Riba de Ave recebe a 3.ª edição do Torneio Internacional Jovem de Hóquei em Patins

No próximo fim de semana, decorre no Pavilhão do Parque das Tílias o torneio que reúne jogos dos escalões de sub-7, sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-19. Nesta que será a 3. ª edição organizada pelo clube ribadavense, a entrada é totalmente gratuita.

No torneio participam a equipa organizadora, o Riba d’Ave HC, o OC Barcelos, a UD Oliveirense, o HC Braga, o CD Póvoa, a ACD Gulpilhares, o CSP Alfena, o CRPF Lavra e ainda a equipa espanhola HC Raxoi.

No próximo sábado, vão estar em prova os escalões de sub-11, sub-13, sub-15 e sub-19. Os jogos começam às 9H00, com o encontro entre o Riba d’Ave HC e o OC Barcelos, no escalão de sub-15. O dia encerra com o jogo dos sub-19 da equipa da casa frente ao conjunto espanhol HC Raxoi.

No domingo, entram em cena os mesmos escalões, aos quais se juntam os sub-7 e os sub-9. O primeiro jogo tem início às 9H30, com os sub-15 do Riba d’Ave HC a defrontarem o CRPF Lavra. Nesse mesmo dia, realiza-se ainda a cerimónia de encerramento, marcada para as 18H40.

O evento conta também com um bar com petiscos e bebidas, bem como uma zona exterior destinada ao convívio.

Famalicão: PS exige resposta do executivo sobre revisão do PDM

O Partido Socialista quer saber quando será apresentado aos famalicenses o resultado da revisão do PDM – Plano Diretor Municipal. A interpelação foi feita diretamente ao presidente da Câmara, na última Assembleia Municipal.

Na sua intervenção, a deputada municipal do PS, Sandra Santos, sublinhou que os famalicenses já apresentaram os seus contributos e aguardam resposta. «Cabe agora ao executivo fazer a parte que lhe compete», afirmou.

O PS criticou aquilo que classificou como «silêncio, demora e opacidade» por parte do executivo municipal e apontou várias situações que geraram contestação, como os terrenos do Estádio Municipal e do Campo de Treinos, a envolvente do Parque da Devesa, a zona das Pateiras em Fradelos, entre outras. Rejeitam a possibilidade de construção em espaços ecológicos como as Pateiras, a edificação perto de linhas de água, como o Ecoparque de Cabeçudos.

Segundo o partido socialista, «estas polémicas resultam de decisões tomadas sem transparência nem diálogo com a população».

O partido reafirmou, ainda, defender um instrumento de planeamento que vá além da simples gestão do solo, «que concilie desenvolvimento económico, mobilidade e sustentabilidade ambiental, e que coloque no centro das decisões a qualidade de vida dos famalicenses e das gerações futuras».

Na mesma Assembleia Municipal, o deputado do CDS-PP, Ricardo Mendes, lembrou que a revisão do PDM está para apreciação de várias entidades externas ao município famalicense.

Famalicão: Alunos de Gavião festejam fim de ciclo no Zoomarine

Os alunos finalistas do 4.º ano da EB de Gavião encerraram o seu percurso no 1.º Ciclo com uma viagem de avião a Faro, mais concretamente ao Zoomarine. Um dia de diversão e de descoberta do mundo marinho.

Aconteceu no dia 22 de junho, com uma viagem de Porto a Faro, e regresso ao final do dia. Uma experiência para celebrar a amizade que foram cimentando ao longo de quatro anos. Foram tempos de crescimento e de partilha, marcados por brincadeiras, abraços e cumplicidades.

No regresso traziam consigo cansaço, mas imensas memórias e emoções.

«A EB de Gavião orgulha-se profundamente dos seus finalistas. Que esta viagem simbolize apenas o início de muitos voos rumo aos seus sonhos. Continuem a acreditar, a aprender e a sorrir. O futuro espera-vos de braços abertos», refere a escola.

 

Famalicão: Festa de final de ano letivo da EB/JI Quintão, Arnoso Stª Eulália

No próximo dia 27 de junho, sábado, a comunidade Escolar Básica/Jardim de Infância de Quintão, Arnoso Santa Eulália, organiza a sua festa de final do ano letivo. Está marcada para as 18h30.

Haverá animação com atuação dos alunos do pré-escolar e do 1.ª Ciclo. No final, cerimónia com os finalistas.

A festa também se faz com gastronomia, nomeadamente porco no espeto e serviço de bar.

Famalicão: Landim está em festa até domingo

A partir desta sexta-feira, Landim celebra o S. João com vários momentos musicais, culturais e religiosos que se “estendem” até domingo, 28 de junho.

Na noite do primeiro dia, às 21 horas, animação com a Banda Zimbre Brass e, depois das 23 horas com Plazza (Dj Set). No sábado, às 21 horas, pode ver as marchas de S. João, uma tradição que é recuperada, seguindo-se, pelas 22h30, o concerto de Tiago Maroto, terminando o dia com uma sessão de fogo.

No domingo, às 10 horas, celebra-se missa; às 15h30, oração mariana, seguida de procissão em honra de S. João. O Rancho Folclórico de S. Pedro de Bairro atua às 17 horas.

Famalicão: Freguesia de Gavião comemorou 954 anos com sessão solene

Gavião assinalou no passado domingo, o Dia da Freguesia, com uma sessão solene e mostra comunitária. A comemorar 954 anos de história, a freguesia tem um passado rico e que a enche de orgulho, mas projeta-se para o futuro. Esta foi a mensagem que os responsáveis locais quiseram deixar à população nesse dia de festa.

O presidente da Junta, António Emídio, apelou à Câmara Municipal de Famalicão, representada pelo vereador da Economia, Augusto Lima, para olhar para as necessidades que o crescimento trouxe à freguesia, que se evidenciam mais na segurança rodoviária junto à Escola D. Maria II e na requalificação de vias estruturantes como a Rua 20 de Junho, Rua da Alegria, Rua da Devesa, Rua do Picoto, Rua S. Vicente, Rua Central do Bairro e Rua Gavião Real.

Nas palavras do presidente da Junta de Freguesia, «este foi um momento para manifestar um profundo orgulho por uma freguesia moderna, estruturada e em crescimento dinâmico». Acrescentou António Emídio que «o sucesso retumbante destas comemorações e o dinamismo demonstrado são já um património coletivo, fruto do trabalho conjunto de associações, instituições, escolas, paróquia, empresas e cidadãos».

O autarca agradeceu ao tecido empresarial e à comunidade de Gavião por apoiar as escolas e associações; prometeu ouvir os jovens, que considerou «motor fundamental do sucesso coletivo».

Foto reprodução Facebook Junta Freguesia Gavião