Famalicão: «Temos sentido um apoio transversal de todas as sensibilidades do PSD»

Paulo Reis é candidato à liderança da concelhia do PSD Famalicão, com o lema “União e Confiança”. O engenheiro famalicense diz que encabeça um grupo agregador, preocupado em «melhorar a qualidade de vida dos famalicenses». As eleições são no próximo sábado.

Cidade Hoje (CH) – Que motivos o levam a candidatar-se à presidência do PSD?

Paulo Reis (PR) – Por um lado, a ideia de que o PSD de Famalicão necessita, neste momento, de um perfil neutro, agregador, conciliador, próximo dos militantes e das estruturas, capaz de criar espaços de diálogo e de, ao mesmo tempo, continuar a afirmar o PSD como a força motriz de evolução e modernidade para Vila Nova de Famalicão.
Também o sentimento de que posso corresponder a esse perfil, e estou capaz de juntar a mim uma equipa de quadros que, como eu, colocam o PSD, Famalicão e os Famalicenses em primeiro lugar e no absoluto centro da sua ação política. Ainda, a consciência de que esta candidatura tem um conjunto muito relevante de militantes que a subscreveram com a vontade de fazer dela uma força agregadora, unânime e centralizadora da força de uma das maiores estruturas concelhias do PSD a nível nacional. E eu não podia, em consciência, virar a cara ao desafio. É por tudo isso que aqui estamos.
CH – Foi, primeiro, uma decisão individual?

PR – Foi, antes de mais, uma decisão que olha o coletivo, o interesse comum, o serviço ao PSD e a Famalicão. Claro que a decisão de avançar é pessoal, mas só decorre de um processo muito mais amplo e participado.

CH – Que apoios reúne esta candidatura?

PR – O que temos sentido nas últimas semanas é um apoio transversal, de todas as sensibilidades do PSD em Famalicão. Recordo que os 5 subscritores iniciais da nossa candidatura são militantes com as maiores responsabilidades no sucesso das últimas décadas na vida do PSD Famalicão. Mas queremos que seja uma lista onde todos tenham lugar, onde cada um se possa expressar e participar na construção do futuro do PSD e de Famalicão.

«O PSD de Famalicão não confunde eventuais divergências internas com o futuro de Famalicão e o impacto na vida das pessoas»

CH – O PSD concelhio teve duas listas nas últimas eleições internas. A situação teve reflexos nas Autárquicas. A sua candidatura consegue promover maior consenso no PSD?

PR – A situação teve a consequência de termos continuado com uma maioria absoluta para a Câmara e Assembleia Municipal, continuando um trabalho enorme nas freguesias. Este foi o resultado que teve.
O PSD de Famalicão não confunde eventuais divergências internas com o futuro de Famalicão e o impacto na vida das pessoas. A verdade é que olhando para as eleições autárquicas, todo o partido esteve unido a fazer campanha, a equipa que trouxe esta vitória foi a mesma que trouxe as anteriores, o resultado foi o que os famalicenses entenderam ser justo. Os nossos olhos estão já no futuro.

CH – A candidatura de Davide Vieira de Castro, à Mesa do Plenário, é sinal da junção entre a “velha guarda” e a nova geração?

PR – É, antes de mais, um sinal de elevação das estruturas do Partido, de reconhecimento pela sua importância e de união entre os nossos históricos e os mais jovens. Mas também um espaço de pluralidade, da qual queremos criar mais e melhor. No unanimismo nunca se construiu nada de extraordinário.

CH – Politicamente, como pretende desenvolver o seu mandato caso seja eleito?

PR – Com proximidade, com linhas de comunicação abertas e francas, com lealdade e ponderação. Com a responsabilidade que o cargo nos exige e os Famalicenses nos merecem.

«Acredito muito na JSD e nos nossos jovens e conto muito com eles»

CH – Não há eleições nos próximos anos. É o momento ideal para trabalhar e criar estratégias?

PR – É o momento de olhar para o nosso concelho no médio/longo prazo e criar caminhos arrojados, mas seguros, ousados e responsáveis, de planear com ambição, e executar com os olhos no interesse maior de melhorar a qualidade de vida dos famalicenses. Os de hoje e os que ainda hão de vir.

CH – Que ações defende para “chegar” mais às freguesias?

PR – Presença, escuta ativa, proximidade e conhecimento dos dossiers de cada uma. Sem isso nada se faz na ação local.

CH – Que relação vai manter com a JSD concelhia?

PR – A melhor. Que oferece a liberdade e a autonomia que tão bem caracteriza a JSD, ao mesmo tempo que exige esforço, entrega e força aos valores do PSD. Acredito muito na JSD e nos nossos jovens e conto muito com eles.

CH – Como será o trabalho com o executivo municipal?

PR – Com solidariedade institucional, com comunicação permanente, com exigência e rigor para com o programa sufragado pelos famalicenses e, lado a lado, na defesa, sempre, dos interesses maiores de Famalicão e dos Famalicenses. Quando defendemos o mesmo tudo fica mais fácil.

Deixe um comentário

Famalicão: Várias freguesias afetadas com corte do abastecimento de água

Este sábado, devido a uma intervenção das Águas do Norte no sistema de abastecimento de água em alta, poderão verificar-se interrupções temporárias no abastecimento de água em grande parte das freguesias de Requião, S. Martinho, S. Cosme e Telhado.

Ainda segundo comunicação enviada pelas Águas do Norte – https://www.adnorte.pt/news/175 – podem também ocorrer falhas nas freguesias de Oliveira Santa Maria, Pedome, Delães, Mogege, Castelões, Ruivães e Novais.
A situação está a ser acompanhada e monitorizada pelas equipas operacionais do Município, com o objetivo de minimizar os impactos no fornecimento, recomendando a toda a população uma utilização responsável e moderada da água durante este período.

Famalicão: Incêndio em casa habitada por 27 pessoas

Um incêndio, no quadro elétrico de uma habitação da freguesia de Avidos, provocou um ferido. O sinistro aconteceu na passada quinta-feira e o ferido, um homem com cerca de 40 anos, sofreu queimaduras e teve de ser transportado ao hospital, pelos BV Famalicão.
Porém, este acidente, e segundo revela o Correia da Manhã, aconteceu numa casa, arrendada por uma empresa, onde habitam 27 funcionários.

Apesar dos danos materiais, os residentes, segundo avança os BV Famalicão, recusaram-se a ser realojados e permaneceram na habitação.

Os BV Famalicão estiveram no local com 4 veículos e 11 bombeiros, com o apoio da GNR de Famalicão, Proteção Civil Municipal e Junta de Freguesia de Avidos.
Foto: reprodução Facebook BV Famalicão.

Famalicão: Município prepara homenagem aos 50 anos do Poder Local

Na última reunião do executivo municipal, realizada na passada quinta-feira, o presidente de Câmara Municipal anunciou que vai apresentar a 3 de julho, em sessão extraordinária, uma proposta para homenagear os 50 anos do Poder Local em Famalicão, que se comemoram em dezembro deste ano.

Os pormenores ainda não são conhecidos. Contudo, Mário Passos diz que será uma «proposta que dignifica o poder local, o trabalho desenvolvido pelos ex-presidentes de Câmara, com homenagens associadas». Revela que esta homenagem já vem sendo preparada há algum tempo.

Recorde-se que a pedido do Partido Socialista, foi agendada, para dia 3 de julho, uma reunião extraordinária da Câmara Municipal para debater a possibilidade de homenagear apenas dois ex-presidentes, Agostinho Fernandes e Armindo Costa. O pedido aconteceu depois do executivo municipal não ter incluído a proposta na ordem de trabalhos. Os socialistas avisam, em comunicado, que vão utilizar «todos os instrumentos previstos na lei e no Regimento» para garantir que as propostas apresentadas em tempo útil sejam agendadas para discussão.

Famalicão: Jovem promessa do Paris Saint-Germain assina com o FC Famalicão

É médio, tem 18 anos, chama-se Mathis Jangeal e é o mais recente reforço do Futebol Clube de Famalicão. Vem do Paris Saint-Germain e assinou com o emblema famalicense por cinco épocas. «Assim que soube do interesse do Futebol Clube de Famalicão senti-me atraído pela ideia de representar um clube que tem conseguido projetar-se de forma fantástica a nível nacional e internacional», considerou o jogador, em declarações reproduzidas pelo FC Famalicão. E para esta nova etapa da sua carreira, Mathis Jangeal mostra-se identificado com o contexto em que vai estar inserido. Aponta os feitos da época passada, com «a equipa a fazer história e a bater vários recordes. É um clube muito familiar e que, desde há oito anos, tem encetado uma evolução significativa», apontou.

O jovem reforço elogia as condições do Centro de Treinos, sabe do apoio dos adeptos, está ansioso por começar a época e que antes de chegar a Vila Nova falou com Nuno Mendes que lhe deu mais informações sofre o futebol nacional.

Mathis é apontado como um dos jovens mais talentosos da nova geração do futebol francês, tendo assumido preponderância nas equipas de formação. Foi capitão e importante para o tricampeonato do Paris Saint-Germain Football Club no escalão de sub-19, pelo qual festejou ainda a conquista da Taça de França e atingiu as meias-finais da Youth League na temporada passada. O médio foi integrado no plantel do conjunto parisiense e teve oportunidade de partilhar balneário com algumas das principais estrelas mundiais.

O ponto alto da carreira do jovem no clube gaulês estava reservado para o final de setembro do ano passado, na estreia pela equipa principal no jogo com o Auxerre, da 6.ª jornada da Ligue 1. O jovem inscreveu o nome na lista de campeões da Liga Francesa, feito ao qual se junta a convocatória para um jogo da Liga dos Campeões. Esta trajetória colocou-o, igualmente, na rota da seleção francesa. O médio conquistou o estatuto de internacional jovem gaulês, em mais um passo na afirmação no panorama do futebol internacional.

Famalicão é o concelho nacional onde se registou o maior número de novos contratos de arrendamento

Segundo dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística, VN Famalicão é o concelho do país onde se registou o maior número de contratos de arrendamento no primeiro trimestre.

Entre os 24 municípios acima dos 100 mil habitantes, Famalicão foi o concelho que teve a subida mais significativa, de 15,1 por cento, enquanto Lisboa, o concelho mais caro para se arrendar casa, registou um aumento de 8,2% na mediana das rendas.

É também no concelho famalicense, igualmente entre os 24 grandes municípios, que se verificou o maior aumento de novas rendas, 13,4%, acima do que se registara entre janeiro e março do ano passado. A média nacional neste particular foi de 0,7%.

Famalicão: Casas de banho públicas de Santa Ana vandalizadas

Durante a noite desta sexta-feira ou já madrugada de sábado, as casas de banho públicas de Santa Ana, em Ribeirão, foram vandalizadas. Os estragos são avultados, revela a Junta de Freguesia, que condena este tipo de comportamentos.

A autarquia liderada por Leonel Rocha fala, também, num prejuízo para toda a comunidade, dado que mais recursos públicos serão aplicados para reparar estragos “que poderiam e deveriam ser evitados”.

A autarquia ribeirense apela ao respeito pelo espaço público e ao sentido de responsabilidade de todos. Caso alguém tenha presenciado qualquer situação relacionada com estes atos ou disponha de informação revelante sobre o sucedido, deve comunicar às autoridades competentes, pede a Junta de Freguesia.