Famalicão: Festival de arte e cultura da CIOR sai da cidade e vai para Ribeirão

A quinta edição do Mixing Art, iniciativa cultural associada ao Curso Técnico de Animação Sociocultural da Escola Profissional CIOR realiza-se de 19 a 21 de junho e sai do centro da cidade.

Desta feita, a organização escolheu a vila de Ribeirão, particularmente o Parque Rio Veirão.

Durante os três dias, na vila ribeirense, poderá desfrutar de uma vasta variedade de atividades, como música, oficinas, dança, luta de espadas, artes circenses, pinturas faciais, modelagem de balões, jogos tradicionais, mercadinho e também navegar em barco viking.
O “Mixing Art V”, à semelhança dos eventos efetuados anteriormente, visa promover a interação comunitária, o desenvolvimento pessoal e a valorização do espaço público, através da arte e da cultura.

Foto arquivo

Deixe um comentário

Famalicão: Mostra Comunitária de Cabeçudos é este fim de semana

No próximo fim de semana, o Largo de S. Paio, em Cabeçudos, recebe a mostra comunitária da freguesia, iniciativa que abre às 15 horas de sábado, com a fanfarra dos escuteiros. Seguem-se atividades lúdicas, apresentação de capoeira e a noite será animada pelos movimentos e associações.

No domingo, às 9 horas, celebra-se eucaristia em honra de S. Paio, seguida de procissão e, depois, a bênção e distribuição do pão.

Famalicão: Atletas famalicenses em evidência no Nacional Master

Realizou-se, no último fim de semana, em Lisboa, o Campeonato Nacional Master, onde estiveram presentes três atletas famalicenses em representação da Escola do Movimento (Porto) e um atleta da Associação Cultural e Recreativa da Senhora do Desterro (Serra da Estrela). Em representação desta equipa, o famalicense Sérgio Silva é o novo campeão nacional, no escalão M40, nas provas de 100 metros, salto em comprimento, salto em altura, triplo salto e estafeta 4x100m.

Pela Escola do Movimento, André Girão sagrou-se campeão nacional na estafeta 4x400m, no escalão M35. Alcançou ainda o 2. º lugar no lançamento do martelo e conquistou o 3. º lugar no lançamento do dardo.

Já Carlos Pereira sagrou-se campeão nacional no salto em altura, salto em comprimento, estafeta 4x100m e estafeta 4x400m, ambas no escalão M55. Terminou ainda em 2. º lugar na prova dos 100 metros barreiras e foi 3. º classificado no lançamento do disco.

Eugénio Costa sagrou-se campeão 100 metros, 200 metros e 400 metros, bem como nas estafetas 4x100m e 4x400m, no escalão M50. Foi ainda vice-campeão nacional no triplo salto.

 

Famalicão: Riba de Ave recebe a 3.ª edição do Torneio Internacional Jovem de Hóquei em Patins

No próximo fim de semana, decorre no Pavilhão do Parque das Tílias o torneio que reúne jogos dos escalões de sub-7, sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-19. Nesta que será a 3. ª edição organizada pelo clube ribadavense, a entrada é totalmente gratuita.

No torneio participam a equipa organizadora, o Riba d’Ave HC, o OC Barcelos, a UD Oliveirense, o HC Braga, o CD Póvoa, a ACD Gulpilhares, o CSP Alfena, o CRPF Lavra e ainda a equipa espanhola HC Raxoi.

No próximo sábado, vão estar em prova os escalões de sub-11, sub-13, sub-15 e sub-19. Os jogos começam às 9H00, com o encontro entre o Riba d’Ave HC e o OC Barcelos, no escalão de sub-15. O dia encerra com o jogo dos sub-19 da equipa da casa frente ao conjunto espanhol HC Raxoi.

No domingo, entram em cena os mesmos escalões, aos quais se juntam os sub-7 e os sub-9. O primeiro jogo tem início às 9H30, com os sub-15 do Riba d’Ave HC a defrontarem o CRPF Lavra. Nesse mesmo dia, realiza-se ainda a cerimónia de encerramento, marcada para as 18H40.

O evento conta também com um bar com petiscos e bebidas, bem como uma zona exterior destinada ao convívio.

Famalicão: PS exige resposta do executivo sobre revisão do PDM

O Partido Socialista quer saber quando será apresentado aos famalicenses o resultado da revisão do PDM – Plano Diretor Municipal. A interpelação foi feita diretamente ao presidente da Câmara, na última Assembleia Municipal.

Na sua intervenção, a deputada municipal do PS, Sandra Santos, sublinhou que os famalicenses já apresentaram os seus contributos e aguardam resposta. «Cabe agora ao executivo fazer a parte que lhe compete», afirmou.

O PS criticou aquilo que classificou como «silêncio, demora e opacidade» por parte do executivo municipal e apontou várias situações que geraram contestação, como os terrenos do Estádio Municipal e do Campo de Treinos, a envolvente do Parque da Devesa, a zona das Pateiras em Fradelos, entre outras. Rejeitam a possibilidade de construção em espaços ecológicos como as Pateiras, a edificação perto de linhas de água, como o Ecoparque de Cabeçudos.

Segundo o partido socialista, «estas polémicas resultam de decisões tomadas sem transparência nem diálogo com a população».

O partido reafirmou, ainda, defender um instrumento de planeamento que vá além da simples gestão do solo, «que concilie desenvolvimento económico, mobilidade e sustentabilidade ambiental, e que coloque no centro das decisões a qualidade de vida dos famalicenses e das gerações futuras».

Na mesma Assembleia Municipal, o deputado do CDS-PP, Ricardo Mendes, lembrou que a revisão do PDM está para apreciação de várias entidades externas ao município famalicense.

Famalicão: Alunos de Gavião festejam fim de ciclo no Zoomarine

Os alunos finalistas do 4.º ano da EB de Gavião encerraram o seu percurso no 1.º Ciclo com uma viagem de avião a Faro, mais concretamente ao Zoomarine. Um dia de diversão e de descoberta do mundo marinho.

Aconteceu no dia 22 de junho, com uma viagem de Porto a Faro, e regresso ao final do dia. Uma experiência para celebrar a amizade que foram cimentando ao longo de quatro anos. Foram tempos de crescimento e de partilha, marcados por brincadeiras, abraços e cumplicidades.

No regresso traziam consigo cansaço, mas imensas memórias e emoções.

«A EB de Gavião orgulha-se profundamente dos seus finalistas. Que esta viagem simbolize apenas o início de muitos voos rumo aos seus sonhos. Continuem a acreditar, a aprender e a sorrir. O futuro espera-vos de braços abertos», refere a escola.

 

Famalicão: Festa de final de ano letivo da EB/JI Quintão, Arnoso Stª Eulália

No próximo dia 27 de junho, sábado, a comunidade Escolar Básica/Jardim de Infância de Quintão, Arnoso Santa Eulália, organiza a sua festa de final do ano letivo. Está marcada para as 18h30.

Haverá animação com atuação dos alunos do pré-escolar e do 1.ª Ciclo. No final, cerimónia com os finalistas.

A festa também se faz com gastronomia, nomeadamente porco no espeto e serviço de bar.