FC Famalicão perde na Taça Revelação e termina época

Nesta tarde desta segunda-feira, o FC Famalicão perdeu por 1-4 frente ao Gil Vicente nos quartos de final da Taça Revelação e está fora da competição. Na partida disputada no campo n.º 2 do Estádio Municipal, o Gil Vicente entrou muito forte e logo aos 6 minutos viu um golo ser anulado por fora de jogo. A pressão alta da equipa gilista acabou por dar frutos pouco tempo depois e, ao minuto 7, Mohamed Kaba inaugurou o marcador, aproveitando uma perda de bola do FC Famalicão na primeira fase de construção.

Os primeiros dez minutos foram de clara superioridade da equipa de Barcelos, que criou várias situações de perigo junto da baliza adversária. Aos 15 minutos, o árbitro assinalou grande penalidade por falta de Vojin Serafimovic e Gonçalo Maia, chamado à conversão, não desperdiçou aumentando a vantagem para 0-2, aos 16 minutos.

O Gil continuou por cima e ainda voltou a marcar ao minuto 18, mas o lance acabou invalidado por fora de jogo. O FC Famalicão apenas conseguiu a sua primeira aproximação perigosa à baliza gilista ao minuto 31.

Antes, a partir dos 25 minutos, o ritmo de jogo baixou consideravelmente. A equipa da casa passou a ter mais posse de bola, mas mostrou dificuldades em criar oportunidades claras de golo perante uma organização defensiva sólida do Gil Vicente.

Já perto do intervalo, ao minuto 39, Mohamed Kaba bisou na partida e fez o 0-3, beneficiando de um mau alívio de Serafimovic. Ainda assim, o Famalicão conseguiu reduzir antes do descanso, depois de um penálti cometido pelo guarda-redes gilista, Miguel Vieira, sobre Gonzalo Pastor. Na conversão, Rodrigo Ribeiro não falhou e fez o 1-3.

A primeira parte terminou com claro domínio do conjunto visitante, embora o FC Famalicão tenha conseguido reduzir a desvantagem mesmo em cima do apito para o intervalo.

No regresso dos balneários, Nikola Popovic mexeu na equipa com duas substituições, com as saídas de António Machado e de Rodrigo Pires, e com as entradas de Tiago Galeiras e de Martim Almeida; com isso a equipa melhorou, conseguiu controlar o ritmo do jogo, teve mais posse de bola e mais oportunidades, ficando mesmo a faltar eficácia para conseguir reduzir a desvantagem.

Ao longo da segunda parte, notava-se um Gil Vicente mais na expectativa, também tendo em conta a vantagem por dois golos.

Ao minuto 70, e em mais um erro, agora de Lamine Beye, Mohamed Kaba fez o seu hat-trick no jogo.

Até ao final, o FC Famalicão tentou, mas o guarda-redes do Gil Vicente esteve em grande nível e, assim, conseguiu evitar um golo dos famalicenses que permitisse reduzir distâncias no marcador.

Com esta vitória, o Gil Vicente defronta nas meias-finais o vencedor do jogo entre o Torrense e Leixões.

Para a formação de Nikola Popovic, a época termina com um quarto lugar na série A da 1. ª fase; um 2. º lugar na fase de apuramento de campeão e os quartos de final da Taça de Revelação.

Tiago Torres

 

Deixe um comentário

Famalicão: 25 anos de Fraternidade celebrados em Pedome

No passado domingo, dia 21 de junho, o Núcleo de Pedome da Fraternidade Nuno Álvares, celebrou o 25.º aniversário, momento que reuniu várias congéneres da região.

Das comemorações fez parte uma palestra pelo padre Pedro Sousa, Assistente do CNE na Região de Braga, seguindo-se um desfile, liderado pela fanfarra do Agrupamento do CNE de Pedome, com a participação da 1ª Companhia de Pedome da Associação de Guias de Portugal e dos muitos escuteiros da FNA oriundos dos quatro cantos da região/ Diocese de Braga.

O ponto alto foi a Eucaristia de Ação de Graças, celebrada pelo padre Victor, Assistente do escutismo em Pedome, animada pelo do Grupo Coral do CNE.

No final, num momento protocolar, foram feitos agradecimentos aos presentes e a todos quantos de alguma forma contribuíram para a realização destas comemorações, seguindo depois para o salão paroquial onde se cantaram os parabéns ao Núcleo aniversariante.

Além dos órgãos da FNA da Região de Braga, também esteve o líder nacional da FNA, José Luís Silva; em representação do Município de Vila Nova de Famalicão, a vereadora Susana Pereira; presidente da Junta de Freguesia de Pedome, Alexandra Silva, e muitos outros convidados e representantes dos diversos movimentos paroquiais, instituições e do movimento associativo da freguesia.

Famalicão: Mostra Comunitária de Cabeçudos é este fim de semana

No próximo fim de semana, o Largo de S. Paio, em Cabeçudos, recebe a mostra comunitária da freguesia, iniciativa que abre às 15 horas de sábado, com a fanfarra dos escuteiros. Seguem-se atividades lúdicas, apresentação de capoeira e a noite será animada pelos movimentos e associações.

No domingo, às 9 horas, celebra-se eucaristia em honra de S. Paio, seguida de procissão e, depois, a bênção e distribuição do pão.

Famalicão: Atletas famalicenses em evidência no Nacional Master

Realizou-se, no último fim de semana, em Lisboa, o Campeonato Nacional Master, onde estiveram presentes três atletas famalicenses em representação da Escola do Movimento (Porto) e um atleta da Associação Cultural e Recreativa da Senhora do Desterro (Serra da Estrela). Em representação desta equipa, o famalicense Sérgio Silva é o novo campeão nacional, no escalão M40, nas provas de 100 metros, salto em comprimento, salto em altura, triplo salto e estafeta 4x100m.

Pela Escola do Movimento, André Girão sagrou-se campeão nacional na estafeta 4x400m, no escalão M35. Alcançou ainda o 2. º lugar no lançamento do martelo e conquistou o 3. º lugar no lançamento do dardo.

Já Carlos Pereira sagrou-se campeão nacional no salto em altura, salto em comprimento, estafeta 4x100m e estafeta 4x400m, ambas no escalão M55. Terminou ainda em 2. º lugar na prova dos 100 metros barreiras e foi 3. º classificado no lançamento do disco.

Eugénio Costa sagrou-se campeão 100 metros, 200 metros e 400 metros, bem como nas estafetas 4x100m e 4x400m, no escalão M50. Foi ainda vice-campeão nacional no triplo salto.

 

Famalicão: Riba de Ave recebe a 3.ª edição do Torneio Internacional Jovem de Hóquei em Patins

No próximo fim de semana, decorre no Pavilhão do Parque das Tílias o torneio que reúne jogos dos escalões de sub-7, sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-19. Nesta que será a 3. ª edição organizada pelo clube ribadavense, a entrada é totalmente gratuita.

No torneio participam a equipa organizadora, o Riba d’Ave HC, o OC Barcelos, a UD Oliveirense, o HC Braga, o CD Póvoa, a ACD Gulpilhares, o CSP Alfena, o CRPF Lavra e ainda a equipa espanhola HC Raxoi.

No próximo sábado, vão estar em prova os escalões de sub-11, sub-13, sub-15 e sub-19. Os jogos começam às 9H00, com o encontro entre o Riba d’Ave HC e o OC Barcelos, no escalão de sub-15. O dia encerra com o jogo dos sub-19 da equipa da casa frente ao conjunto espanhol HC Raxoi.

No domingo, entram em cena os mesmos escalões, aos quais se juntam os sub-7 e os sub-9. O primeiro jogo tem início às 9H30, com os sub-15 do Riba d’Ave HC a defrontarem o CRPF Lavra. Nesse mesmo dia, realiza-se ainda a cerimónia de encerramento, marcada para as 18H40.

O evento conta também com um bar com petiscos e bebidas, bem como uma zona exterior destinada ao convívio.

Famalicão: PS exige resposta do executivo sobre revisão do PDM

O Partido Socialista quer saber quando será apresentado aos famalicenses o resultado da revisão do PDM – Plano Diretor Municipal. A interpelação foi feita diretamente ao presidente da Câmara, na última Assembleia Municipal.

Na sua intervenção, a deputada municipal do PS, Sandra Santos, sublinhou que os famalicenses já apresentaram os seus contributos e aguardam resposta. «Cabe agora ao executivo fazer a parte que lhe compete», afirmou.

O PS criticou aquilo que classificou como «silêncio, demora e opacidade» por parte do executivo municipal e apontou várias situações que geraram contestação, como os terrenos do Estádio Municipal e do Campo de Treinos, a envolvente do Parque da Devesa, a zona das Pateiras em Fradelos, entre outras. Rejeitam a possibilidade de construção em espaços ecológicos como as Pateiras, a edificação perto de linhas de água, como o Ecoparque de Cabeçudos.

Segundo o partido socialista, «estas polémicas resultam de decisões tomadas sem transparência nem diálogo com a população».

O partido reafirmou, ainda, defender um instrumento de planeamento que vá além da simples gestão do solo, «que concilie desenvolvimento económico, mobilidade e sustentabilidade ambiental, e que coloque no centro das decisões a qualidade de vida dos famalicenses e das gerações futuras».

Na mesma Assembleia Municipal, o deputado do CDS-PP, Ricardo Mendes, lembrou que a revisão do PDM está para apreciação de várias entidades externas ao município famalicense.

Famalicão: Alunos de Gavião festejam fim de ciclo no Zoomarine

Os alunos finalistas do 4.º ano da EB de Gavião encerraram o seu percurso no 1.º Ciclo com uma viagem de avião a Faro, mais concretamente ao Zoomarine. Um dia de diversão e de descoberta do mundo marinho.

Aconteceu no dia 22 de junho, com uma viagem de Porto a Faro, e regresso ao final do dia. Uma experiência para celebrar a amizade que foram cimentando ao longo de quatro anos. Foram tempos de crescimento e de partilha, marcados por brincadeiras, abraços e cumplicidades.

No regresso traziam consigo cansaço, mas imensas memórias e emoções.

«A EB de Gavião orgulha-se profundamente dos seus finalistas. Que esta viagem simbolize apenas o início de muitos voos rumo aos seus sonhos. Continuem a acreditar, a aprender e a sorrir. O futuro espera-vos de braços abertos», refere a escola.