Famalicão: Festa da Família este sábado, na EB 1,2 Dr. Nuno Simões

A Associação de Pais da Escola Básica 1,2 Dr. Nuno Simões está a organizar a Festa da Família que vai decorrer este sábado, 16 de maio, entre as 14h00 e as 18h00.

Trata-se de um convívio para toda a comunidade escolar com atividades durante a tarde, insuflável para os mais pequenos e uma aula gratuita de zumba às 15h00.

No local haverá ainda uma tenda de doces, salgados e bebidas.

A entrada é gratuita e a festa é aberta a toda a comunidade.

Deixe um comentário

Famalicão: PS exige resposta do executivo sobre revisão do PDM

O Partido Socialista quer saber quando será apresentado aos famalicenses o resultado da revisão do PDM – Plano Diretor Municipal. A interpelação foi feita diretamente ao presidente da Câmara, na última Assembleia Municipal.

Na sua intervenção, a deputada municipal do PS, Sandra Santos, sublinhou que os famalicenses já apresentaram os seus contributos e aguardam resposta. «Cabe agora ao executivo fazer a parte que lhe compete», afirmou.

O PS criticou aquilo que classificou como «silêncio, demora e opacidade» por parte do executivo municipal e apontou várias situações que geraram contestação, como os terrenos do Estádio Municipal e do Campo de Treinos, a envolvente do Parque da Devesa, a zona das Pateiras em Fradelos, entre outras. Rejeitam a possibilidade de construção em espaços ecológicos como as Pateiras, a edificação perto de linhas de água, como o Ecoparque de Cabeçudos.

Segundo o partido socialista, «estas polémicas resultam de decisões tomadas sem transparência nem diálogo com a população».

O partido reafirmou, ainda, defender um instrumento de planeamento que vá além da simples gestão do solo, «que concilie desenvolvimento económico, mobilidade e sustentabilidade ambiental, e que coloque no centro das decisões a qualidade de vida dos famalicenses e das gerações futuras».

Na mesma Assembleia Municipal, o deputado do CDS-PP, Ricardo Mendes, lembrou que a revisão do PDM está para apreciação de várias entidades externas ao município famalicense.

Famalicão: Alunos de Gavião festejam fim de ciclo no Zoomarine

Os alunos finalistas do 4.º ano da EB de Gavião encerraram o seu percurso no 1.º Ciclo com uma viagem de avião a Faro, mais concretamente ao Zoomarine. Um dia de diversão e de descoberta do mundo marinho.

Aconteceu no dia 22 de junho, com uma viagem de Porto a Faro, e regresso ao final do dia. Uma experiência para celebrar a amizade que foram cimentando ao longo de quatro anos. Foram tempos de crescimento e de partilha, marcados por brincadeiras, abraços e cumplicidades.

No regresso traziam consigo cansaço, mas imensas memórias e emoções.

«A EB de Gavião orgulha-se profundamente dos seus finalistas. Que esta viagem simbolize apenas o início de muitos voos rumo aos seus sonhos. Continuem a acreditar, a aprender e a sorrir. O futuro espera-vos de braços abertos», refere a escola.

 

Famalicão: Festa de final de ano letivo da EB/JI Quintão, Arnoso Stª Eulália

No próximo dia 27 de junho, sábado, a comunidade Escolar Básica/Jardim de Infância de Quintão, Arnoso Santa Eulália, organiza a sua festa de final do ano letivo. Está marcada para as 18h30.

Haverá animação com atuação dos alunos do pré-escolar e do 1.ª Ciclo. No final, cerimónia com os finalistas.

A festa também se faz com gastronomia, nomeadamente porco no espeto e serviço de bar.

Famalicão: Landim está em festa até domingo

A partir desta sexta-feira, Landim celebra o S. João com vários momentos musicais, culturais e religiosos que se “estendem” até domingo, 28 de junho.

Na noite do primeiro dia, às 21 horas, animação com a Banda Zimbre Brass e, depois das 23 horas com Plazza (Dj Set). No sábado, às 21 horas, pode ver as marchas de S. João, uma tradição que é recuperada, seguindo-se, pelas 22h30, o concerto de Tiago Maroto, terminando o dia com uma sessão de fogo.

No domingo, às 10 horas, celebra-se missa; às 15h30, oração mariana, seguida de procissão em honra de S. João. O Rancho Folclórico de S. Pedro de Bairro atua às 17 horas.

Famalicão: Freguesia de Gavião comemorou 954 anos com sessão solene

Gavião assinalou no passado domingo, o Dia da Freguesia, com uma sessão solene e mostra comunitária. A comemorar 954 anos de história, a freguesia tem um passado rico e que a enche de orgulho, mas projeta-se para o futuro. Esta foi a mensagem que os responsáveis locais quiseram deixar à população nesse dia de festa.

O presidente da Junta, António Emídio, apelou à Câmara Municipal de Famalicão, representada pelo vereador da Economia, Augusto Lima, para olhar para as necessidades que o crescimento trouxe à freguesia, que se evidenciam mais na segurança rodoviária junto à Escola D. Maria II e na requalificação de vias estruturantes como a Rua 20 de Junho, Rua da Alegria, Rua da Devesa, Rua do Picoto, Rua S. Vicente, Rua Central do Bairro e Rua Gavião Real.

Nas palavras do presidente da Junta de Freguesia, «este foi um momento para manifestar um profundo orgulho por uma freguesia moderna, estruturada e em crescimento dinâmico». Acrescentou António Emídio que «o sucesso retumbante destas comemorações e o dinamismo demonstrado são já um património coletivo, fruto do trabalho conjunto de associações, instituições, escolas, paróquia, empresas e cidadãos».

O autarca agradeceu ao tecido empresarial e à comunidade de Gavião por apoiar as escolas e associações; prometeu ouvir os jovens, que considerou «motor fundamental do sucesso coletivo».

Foto reprodução Facebook Junta Freguesia Gavião

 

Famalicão: Projeto para a reabilitação da Escola Básica D. Maria II na reunião de Câmara

O município de Famalicão leva a reunião de Câmara, esta quinta-feira, o projeto de execução, de arquitetura e respetivas especialidades, para a reabilitação da Escola Básica D. Maria II, em Gavião.

O projeto engloba a substituição de caixilharias, a reparação e substituição de imobiliário, com o objetivo de reforço térmico e acústico dos edifícios; além da renovação e criação de novos espaços que permitirá criar novas valências essenciais para a comunidade educativa. Assim, estão previstas uma biblioteca moderna e funcional, aberta a atividades de estudo, leitura e projetos colaborativos; um auditório para eventos culturais, apresentações e iniciativas pedagógicas; 39 salas de aula renovadas e com mais conforto térmico, acústico e de luminosidade, e espaços especializados; laboratórios atualizados para o ensino experimental das ciências; um pavilhão desportivo renovado, garantindo melhores condições para a prática de atividade física e para a realização de eventos escolares; espaços interiores e exteriores para recreio, convívio e atividades de lazer, entre outros.

Destaque também para a criação de um campo polivalente; a criação de um piso para atividades polivalentes, promovendo melhores condições para a prática desportiva e a criação de um átrio (acesso principal ao edifício), que marca arquitetonicamente a entrada da escola e funcionará como um recreio interior.

A funcionar há três décadas, a Escola Básica D. Maria II foi classificada como a necessitar de obras urgentes, no Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas, Modernização dos Estabelecimentos Públicos de Ensino, 2.º e 3.º Ciclos e Secundário.

O município de Famalicão está convicto de que a reabilitação contribuirá para a melhoria da oferta e qualidade educativa do território e entregará à comunidade educativa um equipamento moderno e adaptado.