Famalicão: Movimento quer que Câmara classifique árvores da Av.ª 25 de Abril de interesse público

Um conjunto de pessoas e associações famalicenses entregaram na Câmara Municipal de Famalicão uma carta aberta a pedir que os plátanos e tílias da Av. 25 de Abril sejam classificados como conjunto arbóreo de interesse municipal.

Entre os signatários desta carta estão a Associação Famalicão em Transição, H2Ave, Vento Norte, Quercus, YUPI, Agostinho Fernandes (ex-presidente de Câmara), Nuno Travasso e Helena Freitas (professores da Universidade de Coimbra), Sandra Pimenta (jurista), Carlos Folhadela Simões (professor), Carlos Sousa (dirigente associativo), António Cândido Oliveira (professor), entre outros.

«Estamos conscientes dos múltiplos valores associados ao alinhamento de Plátanos que acompanha a Av. 25 de Abril, da Rua Adriano Pinto Basto à estação da CP, e das questões que devem ser geridas e resolvidas para compatibilizar a manutenção deste património com a vida da nossa cidade, nomeadamente a resolução dos problemas do pavimento, correção do alinhamento das guias (de preferência alargando as caldeiras) e eventuais incómodos resultantes da queda das folhas no outono. Ao mesmo tempo, são conjuntos arbóreos de grande porte como os Plátanos da Av. 25 de Abril que garantem a existência de corredores verdes entre as áreas naturalizadas dispersas pela cidade, para além do importante papel que desempenham na regulação da temperatura, humidade e sensação de bem-estar ao circular-se em contexto urbano», sublinham.

Recordam que este conjunto arbóreo (ginkgo bilota, tílias e plátanos) faz parte da vida dos famalicenses há cerca de 70 anos, ou seja, toda uma vida para a maioria das pessoas.

«O imponente porte destas árvores é muitas vezes contestado, mas esse atributo transforma a Av. 25 de Abril numa muralha verde, por oposição ao cinzento da cidade e amenizando as consequências das alterações climáticas – os verões tórridos, que estão previstos para as próximas décadas. Para além disso, a sua verticalidade acrescenta verde ao espaço urbano, sem ocupar o lugar das outras funções da cidade (habitação, comércio e serviços entre muitas outras funções)», realçam.

Por isso, os autores da carta aberta entendem que «preservar os plátanos da Av.ª 25 de Abril é um dever de memória, um compromisso estético, um desígnio ambiental e uma obrigação perante as próximas gerações famalicenses».

Deixe um comentário

Famalicão: Casas de banho públicas de Santa Ana vandalizadas

Durante a noite desta sexta-feira ou já madrugada de sábado, as casas de banho públicas de Santa Ana, em Ribeirão, foram vandalizadas. Os estragos são avultados, revela a Junta de Freguesia, que condena este tipo de comportamentos.

A autarquia liderada por Leonel Rocha fala, também, num prejuízo para toda a comunidade, dado que mais recursos públicos serão aplicados para reparar estragos “que poderiam e deveriam ser evitados”.

A autarquia ribeirense apela ao respeito pelo espaço público e ao sentido de responsabilidade de todos. Caso alguém tenha presenciado qualquer situação relacionada com estes atos ou disponha de informação revelante sobre o sucedido, deve comunicar às autoridades competentes, pede a Junta de Freguesia.

Famalicão com a Seleção: Esplanadas autorizadas a estarem abertas durante jogos de Portugal

A Seleção Nacional entra hoje em campo para mais um encontro no Mundial, numa partida em que Portugal procura confirmar o bom momento na competição.

Entretanto, independentemente do horário dos jogos de Portugal, todas as esplanadas do concelho estão autorizadas a permanecer abertas durante a transmissão dos encontros da Seleção Nacional, permitindo que adeptos e visitantes acompanhem os jogos num ambiente de convívio.

Portugal já garantiu a qualificação para a fase seguinte da competição, beneficiando também dos resultados registados nos restantes grupos.

A partida desta madrugada, frente à Colômbia, está marcada para as 00h30.

Famalicão: Rui Barros, Jackson Martínez e companhia jogam em Lousado

Na tarde deste sábado e no âmbito das comemorações dos 50 anos do Clube Desportivo de Lousado há um jogo de veteranos contra o FC Porto Vintage.

Paulo Assunção, Rui Barros e Jackson Martínez, entre outros, são alguns dos craques que figuram na equipa portista e que vão jogar em Lousado.

A partida será jogada às 17:00 horas, no Parque Desportivo de Lousado.

Famalicão: Treinos de captação para jogadoras de futebol

O FC Famalicão vai realizar treinos de captação para jovens nascidas entre 2010 e 2018. Os treinos decorrem entre segunda e quarta-feira da próxima semana (29 de junho a 1 de julho), a partir das 18h30. Podes inscrever-te através do link https://forms.gle/345h3KPnDSq6h5ZBA

Deves levar equipamento. Qualquer dúvida e mais informações através do telefone 916 552 878.

Famalicão: Mercado das Mãos com concerto de Costinha

Este sábado e domingo está a decorrer mais uma edição do Vai à Vila, desta feita dedicado à criatividade e ao artesanato. Na tarde de domingo, às 16 horas, o cantor famalicense Costinha dará um concerto.

O Mercado das Mãos reúne criadores locais que dão vida a peças únicas através de técnicas como croché, ponto cruz e trabalhos em tecido, madeira, papel e outros materiais.

O certame decorre, como sempre, na Praça D. Maria II, entre as 10 e 21 horas, este sábado e, no domingo, abre à mesma hora e e encerra às 18 horas.

Famalicão: Manuel João Vieira está na Galeria Municipal Ala de Frente

A exposição “Diário/Notas e Paisagens”, de Manuel João Vieira, pode ser visitada na Galeria Municipal Ala da Frente, na rua Adriano Pinto Basto, em Vila Nova de Famalicão, até 27 de setembro.

Conhecido pelo seu percurso nas artes plásticas, na música e na performance, Manuel João Vieira apresenta uma narrativa visual intensa e muito pessoal, onde a ironia, a sátira e as referências à história da arte se cruzam para dar corpo ao universo caótico e provocador do artista.

A exposição, de entrada livre, reúne trabalhos que convidam o visitante a percorrer paisagens reais e imaginárias.

Conhecido tanto nas artes plásticas como pelos projetos musicais Ena Pá 2000 e Irmãos Catita, o artista é também professor e, nos “tempos livres”, candidato à Presidência da República, como aconteceu este ano.