Túnel de desinfeção protege a comunidade educativa de Oliveira Santa Maria

A Junta de Freguesia de Oliveira Santa Maria instalou na Escola Básica um túnel de desinfeção contra a covid-19.

Desde a passada semana, toda a comunidade educativa está mais protegida. Delfim Abreu, presidente da autarquia local, apresentou a novidade na manhã desta segunda-feira.

 

 

Famalicão: Alunos de Gavião festejam fim de ciclo no Zoomarine

Os alunos finalistas do 4.º ano da EB de Gavião encerraram o seu percurso no 1.º Ciclo com uma viagem de avião a Faro, mais concretamente ao Zoomarine. Um dia de diversão e de descoberta do mundo marinho.

Aconteceu no dia 22 de junho, com uma viagem de Porto a Faro, e regresso ao final do dia. Uma experiência para celebrar a amizade que foram cimentando ao longo de quatro anos. Foram tempos de crescimento e de partilha, marcados por brincadeiras, abraços e cumplicidades.

No regresso traziam consigo cansaço, mas imensas memórias e emoções.

«A EB de Gavião orgulha-se profundamente dos seus finalistas. Que esta viagem simbolize apenas o início de muitos voos rumo aos seus sonhos. Continuem a acreditar, a aprender e a sorrir. O futuro espera-vos de braços abertos», refere a escola.

 

Famalicão: Festa de final de ano letivo da EB/JI Quintão, Arnoso Stª Eulália

No próximo dia 27 de junho, sábado, a comunidade Escolar Básica/Jardim de Infância de Quintão, Arnoso Santa Eulália, organiza a sua festa de final do ano letivo. Está marcada para as 18h30.

Haverá animação com atuação dos alunos do pré-escolar e do 1.ª Ciclo. No final, cerimónia com os finalistas.

A festa também se faz com gastronomia, nomeadamente porco no espeto e serviço de bar.

Famalicão: Projeto para a reabilitação da Escola Básica D. Maria II na reunião de Câmara

O município de Famalicão leva a reunião de Câmara, esta quinta-feira, o projeto de execução, de arquitetura e respetivas especialidades, para a reabilitação da Escola Básica D. Maria II, em Gavião.

O projeto engloba a substituição de caixilharias, a reparação e substituição de imobiliário, com o objetivo de reforço térmico e acústico dos edifícios; além da renovação e criação de novos espaços que permitirá criar novas valências essenciais para a comunidade educativa. Assim, estão previstas uma biblioteca moderna e funcional, aberta a atividades de estudo, leitura e projetos colaborativos; um auditório para eventos culturais, apresentações e iniciativas pedagógicas; 39 salas de aula renovadas e com mais conforto térmico, acústico e de luminosidade, e espaços especializados; laboratórios atualizados para o ensino experimental das ciências; um pavilhão desportivo renovado, garantindo melhores condições para a prática de atividade física e para a realização de eventos escolares; espaços interiores e exteriores para recreio, convívio e atividades de lazer, entre outros.

Destaque também para a criação de um campo polivalente; a criação de um piso para atividades polivalentes, promovendo melhores condições para a prática desportiva e a criação de um átrio (acesso principal ao edifício), que marca arquitetonicamente a entrada da escola e funcionará como um recreio interior.

A funcionar há três décadas, a Escola Básica D. Maria II foi classificada como a necessitar de obras urgentes, no Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas, Modernização dos Estabelecimentos Públicos de Ensino, 2.º e 3.º Ciclos e Secundário.

O município de Famalicão está convicto de que a reabilitação contribuirá para a melhoria da oferta e qualidade educativa do território e entregará à comunidade educativa um equipamento moderno e adaptado.

Famalicão: Alunos da Oficina participaram em sessões dedicadas à empregabilidade

Os finalistas da Escola Profissional OFICINA participaram em duas sessões do Programa Tubos d’Ensaio promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão. Trata-se de uma iniciativa que visa apoiar os jovens na preparação para os desafios do mercado de trabalho.
Durante as sessões, foram abordados temas fulcrais para o desenvolvimento pessoal e profissional, nomeadamente o autoconhecimento, as competências valorizadas pelas entidades empregadoras e o conceito de empregabilidade.
Numa fase em que os alunos finalistas se encontram a poucos meses de concluir o seu percurso formativo (12º ano), estas iniciativas «assumem particular relevância, contribuindo para uma transição mais consciente e preparada para o mercado de trabalho e/ou para o
ensino superior», considera a OFICINA ewm nota informativa.
O programa Tubos d’Ensaio é promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão e integra as atividades desenvolvidas pelo Gabinete de Apoio à Empregabilidade da OFICINA.

Famalicão: Finalistas da Escola Mais Plural vivem dia mágico

Os alunos do 4.º ano da Escola Mais Plural encerram o 1. Ciclo com uma viagem de avião rumo a Faro. O dia 22 de junho ficará, assim, para sempre guardado na memória de todos, especialmente dos mais pequenos. Mais do que o fim de um período escolar, foi a celebração da amizade que une professores e alunos.

O destino principal desta jornada foi o Zoomarine, no Algarve, espaço mágico, que permitiu diversão e um mergulho na ciência. Entre apresentações com golfinhos, descobriram mais sobre a vida marinha.

​Ao final do dia, o avião fez o percurso de regresso ao Porto e, na bagagem, as crianças trouxeram o cansaço bom de um dia pleno, mas, acima de tudo, muitas recordações que nunca mais vão esquecer.

​Desta forma, a Escola Mais Plural, de Gavião, procura «afirmar o seu compromisso com uma educação integral, que quebra as barreiras da sala de aula e promove experiências marcantes», refere.