F.C.Famalicão empresta Rubén Del Campo ao Numancia

O avançado do Futebol Clube de Famalicão Rubén Del Campo foi emprestado ao Numancia, de Espanha.

A informação acabou por ser avançada pelo clube espanhol, através da rede social instagram.

O atleta deve jogar em Espanha até ao final da temporada.

Famalicão: Riba de Ave recebe a 3.ª edição do Torneio Internacional Jovem de Hóquei em Patins

No próximo fim de semana, decorre no Pavilhão do Parque das Tílias o torneio que reúne jogos dos escalões de sub-7, sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-19. Nesta que será a 3. ª edição organizada pelo clube ribadavense, a entrada é totalmente gratuita.

No torneio participam a equipa organizadora, o Riba d’Ave HC, o OC Barcelos, a UD Oliveirense, o HC Braga, o CD Póvoa, a ACD Gulpilhares, o CSP Alfena, o CRPF Lavra e ainda a equipa espanhola HC Raxoi.

No próximo sábado, vão estar em prova os escalões de sub-11, sub-13, sub-15 e sub-19. Os jogos começam às 9H00, com o encontro entre o Riba d’Ave HC e o OC Barcelos, no escalão de sub-15. O dia encerra com o jogo dos sub-19 da equipa da casa frente ao conjunto espanhol HC Raxoi.

No domingo, entram em cena os mesmos escalões, aos quais se juntam os sub-7 e os sub-9. O primeiro jogo tem início às 9H30, com os sub-15 do Riba d’Ave HC a defrontarem o CRPF Lavra. Nesse mesmo dia, realiza-se ainda a cerimónia de encerramento, marcada para as 18H40.

O evento conta também com um bar com petiscos e bebidas, bem como uma zona exterior destinada ao convívio.

Famalicão: SL Benfica atento a Ibrahima Ba

O central senegalês está debaixo do radar das águias, mas um avanço numa possível transferência só acontece caso exista a saída de António Silva ou Tomás Araújo.

Para além do motivo referido acima, após a saída de Nicolas Otamendi, o Benfica procura no mercado um central canhoto e mais experiente, sendo esse um dossier prioritário para a equipa de Marco Silva. O defesa do FC Famalicão, apesar de estar referenciado pelas águias, não encaixa totalmente nesse perfil, por ser um jogador mais jovem (21 anos)

O jogador tem sido também associado ao Sporting CP, mas os leões apenas deverão avançar com uma proposta caso exista a saída de Diomande, central que tem sido ligado a vários clubes da Premier League. Para além dos leões, há clubes estrangeiros atentos ao defesa do Famalicão, nomeadamente o Aston Villa e o Borussia Dortmund, que também acompanha o central do Alverca, Bastien Meupiyou.

O FC Famalicão avalia o central em cerca de 20 milhões de euros. O jogador renovou recentemente contrato até 2030. Segundo o Transfermarkt, o seu valor de mercado está atualmente nos 12 milhões de euros.

Na última temporada, o senegalês realizou 24 jogos, nos quais marcou um golo e fez uma assistência. Chegou ao Famalicão a custo zero na época 2024/25, para integrar a equipa de sub-23

 

Famalicão: Rudi Almeida renova até 2029

Foi anunciada, nesta terça-feira, a renovação do contrato do jovem ponta de lança até à temporada 2028/2029.

Em declarações ao clube, Rudi afirma estar «muito feliz por renovar por um clube que me acolheu tão bem há muitos anos e ao qual já posso chamar de casa. Esta renovação é um voto de confiança por parte da administração e da equipa técnica, o que me deixa tremendamente orgulhoso».

Sobre o futuro, o melhor jogador da Liga Revelação da época finda, afirma querer «replicar na equipa principal aquilo que fiz nos sub-23. A vontade de fazer melhor a cada dia faz parte da essência do clube e é um pensamento que me vai guiar ao longo desta época».

Quando questionado sobre o que aconselha aos atletas mais jovens, Rudi Almeida revela que «devem manter-se muito focados no trabalho. Será isso que os fará evoluir, com a expectativa de darem o máximo por vocês próprios e pelo clube a cada dia».

Rudi Almeida, na época passada, esteve em grande destaque no conjunto liderado por Nikola Popovic, onde, em 25 jogos, apontou 13 golos. Foi considerado o melhor jogador da Liga Revelação, numa votação feita pelos 17 treinadores da competição e pelo público através da votação online. O jovem ponta de lança é, curiosamente, o segundo jogador com mais jogos (78) e ainda o melhor marcador do FC Famalicão (18) na Liga Revelação.

Teve ainda presença na equipa A liderada por Hugo Oliveira em duas ocasiões, frente ao AVS, em que fez a sua estreia pela formação sénior. Sobre esse momento, o ponta de lança confessa que «jogar pela equipa principal foi algo que imaginei e sonhei desde o primeiro dia em que cheguei cá». Jogou ainda frente ao Sporting, entrando na condição de suplente. Esteve no banco frente a Estrela da Amadora e Rio Ave, mas acabou por não sair de lá.

Rudi fez, ainda, parte da equipa vencedora do campeonato no escalão de sub-19, onde assinou 15 golos, sendo uma das figuras de destaque. Na época seguinte, em 2023/2024, participou na Youth League.

Tiago Torres

 

Famalicão: Gustavo Sá distinguido com Medalha de Mérito Municipal Desportivo

No próximo dia 9 de julho, o jovem médio do FC Famalicão vai receber a Medalha de Mérito Municipal Desportivo, numa data em que se assinalam os 41 anos da elevação de Vila Nova de Famalicão a cidade. A proposta será apresentada esta quinta-feira, em reunião da Câmara Municipal. A distinção surge como reconhecimento pelo percurso de crescimento de Gustavo Sá ao serviço do clube famalicense.

Gustavo Sá chegou na época 2018/19 para integrar a formação do clube. Desde então, foi progredindo nos vários escalões até alcançar a equipa principal, da qual é atualmente capitão, sob o comando de Hugo Oliveira.

O médio soma já quatro épocas no escalão sénior, contabilizando 120 jogos, 12 golos e 15 assistências. Na temporada passada, foi distinguido como Melhor Jovem do Mês de março da Primeira Liga.

Nos escalões de formação, fez parte da histórica equipa do FC Famalicão que conquistou o campeonato nacional sub-19. Na época seguinte, participou na UEFA Youth League.

Atualmente, devido ao elevado nível exibicional aliado à sua juventude, tem sido associado a vários clubes nacionais e internacionais. Recentemente, o seu nome foi apontado ao FC Porto e ao SL Benfica. Em janeiro, foi amplamente noticiada uma possível transferência para o Al-Ittihad FC, da Arábia Saudita, mas, apesar de existir um princípio de acordo, Gustavo Sá optou por permanecer em Famalicão.

O jogador tem contrato válido até junho de 2029. Segundo o Transfermarkt, está avaliado em 25 milhões de euros e possui uma cláusula de rescisão fixada nos 50 milhões de euros.

Internacional jovem por Portugal, Gustavo Sá já representou a Seleção Nacional desde os sub-18 até aos sub-21, escalão em que tem sido presença regular.

Tiago Torres

Famalicão: Prova 24H BTT realiza-se este sábado com inscrições estão esgotadas

Uma das mais emblemáticas provas de BTT está de regresso este fim de semana, dias 27 e 28 de junho, e as inscrições já estão esgotadas, reunindo cerca de mil participantes numa edição especial que assinala os 20 anos da Associação Amigos do Pedal. Após três anos de paragem, a prova regressa ao calendário nacional.

A competição vai decorrer na freguesia do Louro, num circuito pensado para proporcionar uma experiência dinâmica e divertida, sem descurar a habitual exigência da prova.

A organização garante ainda as condições necessárias de apoio aos atletas como balneários, zona de lavagem de bicicletas, praça de alimentação, área de exposição e um parque de estacionamento com capacidade para cerca de 600 viaturas.

 

Famalicão: Covense «indignado» e «desiludido» com final da Taça Concelhia

Em comunicado emitido, esta segunda-feira, nas redes sociais, o GR Covense, equipa que abandonou a final da taça sénior, disputada no passado domingo, no Pavilhão Municipal, dá conta da «profunda indignação e desilusão» perante os acontecimentos. Esta equipa abandonou o encontro no prolongamento, a pouco mais de dois minutos do final da partida com a Outeirense, após um lance muito polémico.

No comunicado, o clube de Ruivães reporta que «numa jogada decisiva, foi audível um apito/assobio proveniente da bancada. Perante essa situação, os árbitros optaram por mandar seguir o jogo, não interrompendo a jogada. Na sequência da mesma, a nossa equipa marcou um golo que chegou a ser validado por um dos árbitros presentes».

No entanto, a decisão da equipa de arbitragem foi alterada, «gerando enorme perplexidade junto dos atletas, equipa técnica, dirigentes e adeptos presentes».

O Covense fala em «falta de critério e de coerência na tomada de decisão, especialmente tendo em conta que o jogo prosseguiu após o apito vindo do exterior e que o golo foi inicialmente validado». Igualmente, critica a ausência «de uma intervenção clara por parte da AFSA enquanto entidade organizadora da competição», considerando que «deveriam ter sido tomadas medidas que garantissem a transparência, a justiça e a credibilidade da prova».

Analisando que não estavam reunidas as condições «de equidade desportiva» o GR Covense abandonou o jogo. Refere que tira o mérito ao adversário e com este comunicado pretende «alertar para todos os acontecimentos ao longo desta época, uma situação que entendemos prejudicar a imagem da competição e do futsal concelhio. Esperamos que a AFSA analise cuidadosamente o sucedido, esclareça publicamente os factos e implemente medidas que evitem que situações semelhantes voltem a acontecer no futuro».

A final sénior da Taça Concelhia entre o Covense e Outeirense chegou ao intervalo com um empate, a 4 golos, sendo que a equipa de Pousada de Saramagos recuperou, no último minuto, de uma desvantagem de dois golos. Aliás, o empate aconteceu a 3 segundos do final do tempo regulamentar. No prolongamento manteve-se a igualdade na primeira parte e, na segunda, depois do lance já referido (e que acabou por dar golo, embora invalidado), o Covense abandonou a quadra.