F.C.Famalicão perde em casa por 0 – 2 frente ao Moreirense na estreia de Silas

O Futebol Clube de Famalicão recebeu e perdeu ( 0 – 2 ) com o Moreirense, na noite desta quinta-feira, em partida da 16ª jornada da Liga NOS.

Este jogo ficou marcado pela estreia de Jorge Silas no comando dos famalicenses, depois da saída na última jornada de João Pedro Sousa.

Os golos foram todos apontados no decorrer da primeira parte, o primeiro na sequência de um auto-golo por Riccieli.

O segundo, apontado por Yan Matheus do Moreirense, surgiu instantes antes do apito que ditava o final da primeira parte.

(vídeo não disponível)

A equipa de Silas joga já na próxima segunda-feira (08 de fevereiro), em casa do Benfica. Uma partida que está marcada para as 19h00.

Famalicão: SL Benfica atento a Ibrahima Ba

O central senegalês está debaixo do radar das águias, mas um avanço numa possível transferência só acontece caso exista a saída de António Silva ou Tomás Araújo.

Para além do motivo referido acima, após a saída de Nicolas Otamendi, o Benfica procura no mercado um central canhoto e mais experiente, sendo esse um dossier prioritário para a equipa de Marco Silva. O defesa do FC Famalicão, apesar de estar referenciado pelas águias, não encaixa totalmente nesse perfil, por ser um jogador mais jovem (21 anos)

O jogador tem sido também associado ao Sporting CP, mas os leões apenas deverão avançar com uma proposta caso exista a saída de Diomande, central que tem sido ligado a vários clubes da Premier League. Para além dos leões, há clubes estrangeiros atentos ao defesa do Famalicão, nomeadamente o Aston Villa e o Borussia Dortmund, que também acompanha o central do Alverca, Bastien Meupiyou.

O FC Famalicão avalia o central em cerca de 20 milhões de euros. O jogador renovou recentemente contrato até 2030. Segundo o Transfermarkt, o seu valor de mercado está atualmente nos 12 milhões de euros.

Na última temporada, o senegalês realizou 24 jogos, nos quais marcou um golo e fez uma assistência. Chegou ao Famalicão a custo zero na época 2024/25, para integrar a equipa de sub-23

 

Famalicão: Rudi Almeida renova até 2029

Foi anunciada, nesta terça-feira, a renovação do contrato do jovem ponta de lança até à temporada 2028/2029.

Em declarações ao clube, Rudi afirma estar «muito feliz por renovar por um clube que me acolheu tão bem há muitos anos e ao qual já posso chamar de casa. Esta renovação é um voto de confiança por parte da administração e da equipa técnica, o que me deixa tremendamente orgulhoso».

Sobre o futuro, o melhor jogador da Liga Revelação da época finda, afirma querer «replicar na equipa principal aquilo que fiz nos sub-23. A vontade de fazer melhor a cada dia faz parte da essência do clube e é um pensamento que me vai guiar ao longo desta época».

Quando questionado sobre o que aconselha aos atletas mais jovens, Rudi Almeida revela que «devem manter-se muito focados no trabalho. Será isso que os fará evoluir, com a expectativa de darem o máximo por vocês próprios e pelo clube a cada dia».

Rudi Almeida, na época passada, esteve em grande destaque no conjunto liderado por Nikola Popovic, onde, em 25 jogos, apontou 13 golos. Foi considerado o melhor jogador da Liga Revelação, numa votação feita pelos 17 treinadores da competição e pelo público através da votação online. O jovem ponta de lança é, curiosamente, o segundo jogador com mais jogos (78) e ainda o melhor marcador do FC Famalicão (18) na Liga Revelação.

Teve ainda presença na equipa A liderada por Hugo Oliveira em duas ocasiões, frente ao AVS, em que fez a sua estreia pela formação sénior. Sobre esse momento, o ponta de lança confessa que «jogar pela equipa principal foi algo que imaginei e sonhei desde o primeiro dia em que cheguei cá». Jogou ainda frente ao Sporting, entrando na condição de suplente. Esteve no banco frente a Estrela da Amadora e Rio Ave, mas acabou por não sair de lá.

Rudi fez, ainda, parte da equipa vencedora do campeonato no escalão de sub-19, onde assinou 15 golos, sendo uma das figuras de destaque. Na época seguinte, em 2023/2024, participou na Youth League.

Tiago Torres

 

Famalicão: Gustavo Sá distinguido com Medalha de Mérito Municipal Desportivo

No próximo dia 9 de julho, o jovem médio do FC Famalicão vai receber a Medalha de Mérito Municipal Desportivo, numa data em que se assinalam os 41 anos da elevação de Vila Nova de Famalicão a cidade. A proposta será apresentada esta quinta-feira, em reunião da Câmara Municipal. A distinção surge como reconhecimento pelo percurso de crescimento de Gustavo Sá ao serviço do clube famalicense.

Gustavo Sá chegou na época 2018/19 para integrar a formação do clube. Desde então, foi progredindo nos vários escalões até alcançar a equipa principal, da qual é atualmente capitão, sob o comando de Hugo Oliveira.

O médio soma já quatro épocas no escalão sénior, contabilizando 120 jogos, 12 golos e 15 assistências. Na temporada passada, foi distinguido como Melhor Jovem do Mês de março da Primeira Liga.

Nos escalões de formação, fez parte da histórica equipa do FC Famalicão que conquistou o campeonato nacional sub-19. Na época seguinte, participou na UEFA Youth League.

Atualmente, devido ao elevado nível exibicional aliado à sua juventude, tem sido associado a vários clubes nacionais e internacionais. Recentemente, o seu nome foi apontado ao FC Porto e ao SL Benfica. Em janeiro, foi amplamente noticiada uma possível transferência para o Al-Ittihad FC, da Arábia Saudita, mas, apesar de existir um princípio de acordo, Gustavo Sá optou por permanecer em Famalicão.

O jogador tem contrato válido até junho de 2029. Segundo o Transfermarkt, está avaliado em 25 milhões de euros e possui uma cláusula de rescisão fixada nos 50 milhões de euros.

Internacional jovem por Portugal, Gustavo Sá já representou a Seleção Nacional desde os sub-18 até aos sub-21, escalão em que tem sido presença regular.

Tiago Torres

Famalicão: Prova 24H BTT realiza-se este sábado com inscrições estão esgotadas

Uma das mais emblemáticas provas de BTT está de regresso este fim de semana, dias 27 e 28 de junho, e as inscrições já estão esgotadas, reunindo cerca de mil participantes numa edição especial que assinala os 20 anos da Associação Amigos do Pedal. Após três anos de paragem, a prova regressa ao calendário nacional.

A competição vai decorrer na freguesia do Louro, num circuito pensado para proporcionar uma experiência dinâmica e divertida, sem descurar a habitual exigência da prova.

A organização garante ainda as condições necessárias de apoio aos atletas como balneários, zona de lavagem de bicicletas, praça de alimentação, área de exposição e um parque de estacionamento com capacidade para cerca de 600 viaturas.

 

Famalicão: Covense «indignado» e «desiludido» com final da Taça Concelhia

Em comunicado emitido, esta segunda-feira, nas redes sociais, o GR Covense, equipa que abandonou a final da taça sénior, disputada no passado domingo, no Pavilhão Municipal, dá conta da «profunda indignação e desilusão» perante os acontecimentos. Esta equipa abandonou o encontro no prolongamento, a pouco mais de dois minutos do final da partida com a Outeirense, após um lance muito polémico.

No comunicado, o clube de Ruivães reporta que «numa jogada decisiva, foi audível um apito/assobio proveniente da bancada. Perante essa situação, os árbitros optaram por mandar seguir o jogo, não interrompendo a jogada. Na sequência da mesma, a nossa equipa marcou um golo que chegou a ser validado por um dos árbitros presentes».

No entanto, a decisão da equipa de arbitragem foi alterada, «gerando enorme perplexidade junto dos atletas, equipa técnica, dirigentes e adeptos presentes».

O Covense fala em «falta de critério e de coerência na tomada de decisão, especialmente tendo em conta que o jogo prosseguiu após o apito vindo do exterior e que o golo foi inicialmente validado». Igualmente, critica a ausência «de uma intervenção clara por parte da AFSA enquanto entidade organizadora da competição», considerando que «deveriam ter sido tomadas medidas que garantissem a transparência, a justiça e a credibilidade da prova».

Analisando que não estavam reunidas as condições «de equidade desportiva» o GR Covense abandonou o jogo. Refere que tira o mérito ao adversário e com este comunicado pretende «alertar para todos os acontecimentos ao longo desta época, uma situação que entendemos prejudicar a imagem da competição e do futsal concelhio. Esperamos que a AFSA analise cuidadosamente o sucedido, esclareça publicamente os factos e implemente medidas que evitem que situações semelhantes voltem a acontecer no futuro».

A final sénior da Taça Concelhia entre o Covense e Outeirense chegou ao intervalo com um empate, a 4 golos, sendo que a equipa de Pousada de Saramagos recuperou, no último minuto, de uma desvantagem de dois golos. Aliás, o empate aconteceu a 3 segundos do final do tempo regulamentar. No prolongamento manteve-se a igualdade na primeira parte e, na segunda, depois do lance já referido (e que acabou por dar golo, embora invalidado), o Covense abandonou a quadra.

Famalicão: Wagner Castro e Rodrigo Cardoso medalhados nos Campeonatos do Norte

Wagner Castro e Rodrigo Cardoso, atletas do Clube de Cultura e Desporto de Ribeirão (CCDR), ganharam medalhas no Campeonatos do Norte sub-20, que decorreram no passado fim de semana, em Braga

Wagner foi prata, com a marca de 6.86 e tem já marcas de qualificação para os Nacionais nas provas de salto em comprimento, triplo salto e 100 metros que se realizarão nas Caldas da Rainha. Rodrigo Cardoso foi bronze no Regional de Braga nos 100 metros, com a marca de 11.32s.