FC Famalicão renova com avançada Vitória Almeida até 2023

O projeto do futebol feminino do FC Famalicão continua a preparar o futuro. Depois da renovação com o treinador João Marques, o clube anunciou na tarde desta sexta-feira, a renovação com Vitória Almeida, jovem avançada de 21 anos.

Deste modo, o clube garante um valor seguro da modalidade que era pretendido por outros emblemas «e com propostas que o Famalicão não poderia igualar», assumiu Jorge Silva. O presidente do clube agradeceu, por isso, a confiança da atleta «neste projeto», assinalando a importância «que é manter a Vitória connosco», porque ela «incorpora aquele que é o ADN do Famalicão: compromisso, competência, trabalho, superação e espírito de grupo».

A atleta brasileira sente-se «feliz e realizada neste projeto», assumindo que a renovação resulta «de todo o trabalho das minhas colegas». Reconhece que as propostas que teve foram tentadoras e que o pilar desta renovação «foi o mister João Marques. Acredito no seu trabalho e de toda a estrutura do Famalicão. Vamos continuar a trilhar o caminho do sucesso», acredita a atleta. Individualmente, quer ser a melhor marcadora do clube em todas as provas.

João Marques agradeceu a Vitória «por confiar no nosso trabalho e no clube. Sei as propostas que teve e para nós é motivo de orgulho ela prescindir de algo de muito bom para estar neste projeto»

Famalicão: Mogege recebe festival de folclore a 11 de julho

Na noite de 11 de julho, a Praça de Santa Marinha, na freguesia de Mogege, recebe a décima nona edição do festival de folclore.

A iniciativa, marcada para as 21h30, é do Rancho Folclórico de Santa Marinha de Mogege que convidou o Rancho Folclórico de Passos de Silgueiros (Viseu), Grupo de Danças e Cantares de Vale Domingos (Águeda), Grupo Folclórico da ACR Senhora Aparecida (Lousada) e Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço (Viana do Castelo).

Famalicão: 25 anos de Fraternidade celebrados em Pedome

No passado domingo, dia 21 de junho, o Núcleo de Pedome da Fraternidade Nuno Álvares, celebrou o 25.º aniversário, momento que reuniu várias congéneres da região.

Das comemorações fez parte uma palestra pelo padre Pedro Sousa, Assistente do CNE na Região de Braga, seguindo-se um desfile, liderado pela fanfarra do Agrupamento do CNE de Pedome, com a participação da 1ª Companhia de Pedome da Associação de Guias de Portugal e dos muitos escuteiros da FNA oriundos dos quatro cantos da região/ Diocese de Braga.

O ponto alto foi a Eucaristia de Ação de Graças, celebrada pelo padre Victor, Assistente do escutismo em Pedome, animada pelo do Grupo Coral do CNE.

No final, num momento protocolar, foram feitos agradecimentos aos presentes e a todos quantos de alguma forma contribuíram para a realização destas comemorações, seguindo depois para o salão paroquial onde se cantaram os parabéns ao Núcleo aniversariante.

Além dos órgãos da FNA da Região de Braga, também esteve o líder nacional da FNA, José Luís Silva; em representação do Município de Vila Nova de Famalicão, a vereadora Susana Pereira; presidente da Junta de Freguesia de Pedome, Alexandra Silva, e muitos outros convidados e representantes dos diversos movimentos paroquiais, instituições e do movimento associativo da freguesia.

Famalicão: Mostra Comunitária de Cabeçudos é este fim de semana

No próximo fim de semana, o Largo de S. Paio, em Cabeçudos, recebe a mostra comunitária da freguesia, iniciativa que abre às 15 horas de sábado, com a fanfarra dos escuteiros. Seguem-se atividades lúdicas, apresentação de capoeira e a noite será animada pelos movimentos e associações.

No domingo, às 9 horas, celebra-se eucaristia em honra de S. Paio, seguida de procissão e, depois, a bênção e distribuição do pão.

Famalicão: Atletas famalicenses em evidência no Nacional Master

Realizou-se, no último fim de semana, em Lisboa, o Campeonato Nacional Master, onde estiveram presentes três atletas famalicenses em representação da Escola do Movimento (Porto) e um atleta da Associação Cultural e Recreativa da Senhora do Desterro (Serra da Estrela). Em representação desta equipa, o famalicense Sérgio Silva é o novo campeão nacional, no escalão M40, nas provas de 100 metros, salto em comprimento, salto em altura, triplo salto e estafeta 4x100m.

Pela Escola do Movimento, André Girão sagrou-se campeão nacional na estafeta 4x400m, no escalão M35. Alcançou ainda o 2. º lugar no lançamento do martelo e conquistou o 3. º lugar no lançamento do dardo.

Já Carlos Pereira sagrou-se campeão nacional no salto em altura, salto em comprimento, estafeta 4x100m e estafeta 4x400m, ambas no escalão M55. Terminou ainda em 2. º lugar na prova dos 100 metros barreiras e foi 3. º classificado no lançamento do disco.

Eugénio Costa sagrou-se campeão 100 metros, 200 metros e 400 metros, bem como nas estafetas 4x100m e 4x400m, no escalão M50. Foi ainda vice-campeão nacional no triplo salto.

 

Famalicão: Riba de Ave recebe a 3.ª edição do Torneio Internacional Jovem de Hóquei em Patins

No próximo fim de semana, decorre no Pavilhão do Parque das Tílias o torneio que reúne jogos dos escalões de sub-7, sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-19. Nesta que será a 3. ª edição organizada pelo clube ribadavense, a entrada é totalmente gratuita.

No torneio participam a equipa organizadora, o Riba d’Ave HC, o OC Barcelos, a UD Oliveirense, o HC Braga, o CD Póvoa, a ACD Gulpilhares, o CSP Alfena, o CRPF Lavra e ainda a equipa espanhola HC Raxoi.

No próximo sábado, vão estar em prova os escalões de sub-11, sub-13, sub-15 e sub-19. Os jogos começam às 9H00, com o encontro entre o Riba d’Ave HC e o OC Barcelos, no escalão de sub-15. O dia encerra com o jogo dos sub-19 da equipa da casa frente ao conjunto espanhol HC Raxoi.

No domingo, entram em cena os mesmos escalões, aos quais se juntam os sub-7 e os sub-9. O primeiro jogo tem início às 9H30, com os sub-15 do Riba d’Ave HC a defrontarem o CRPF Lavra. Nesse mesmo dia, realiza-se ainda a cerimónia de encerramento, marcada para as 18H40.

O evento conta também com um bar com petiscos e bebidas, bem como uma zona exterior destinada ao convívio.

Famalicão: PS exige resposta do executivo sobre revisão do PDM

O Partido Socialista quer saber quando será apresentado aos famalicenses o resultado da revisão do PDM – Plano Diretor Municipal. A interpelação foi feita diretamente ao presidente da Câmara, na última Assembleia Municipal.

Na sua intervenção, a deputada municipal do PS, Sandra Santos, sublinhou que os famalicenses já apresentaram os seus contributos e aguardam resposta. «Cabe agora ao executivo fazer a parte que lhe compete», afirmou.

O PS criticou aquilo que classificou como «silêncio, demora e opacidade» por parte do executivo municipal e apontou várias situações que geraram contestação, como os terrenos do Estádio Municipal e do Campo de Treinos, a envolvente do Parque da Devesa, a zona das Pateiras em Fradelos, entre outras. Rejeitam a possibilidade de construção em espaços ecológicos como as Pateiras, a edificação perto de linhas de água, como o Ecoparque de Cabeçudos.

Segundo o partido socialista, «estas polémicas resultam de decisões tomadas sem transparência nem diálogo com a população».

O partido reafirmou, ainda, defender um instrumento de planeamento que vá além da simples gestão do solo, «que concilie desenvolvimento económico, mobilidade e sustentabilidade ambiental, e que coloque no centro das decisões a qualidade de vida dos famalicenses e das gerações futuras».

Na mesma Assembleia Municipal, o deputado do CDS-PP, Ricardo Mendes, lembrou que a revisão do PDM está para apreciação de várias entidades externas ao município famalicense.