Desconfinamento vai começar pelas escolas

Sem avançar medidas do plano de desconfinamento, que só será apresentado a 11 de março, o primeiro-ministro aceita como natural que as escolas sejam as primeiras a desconfinar.

«O Governo resistiu o mais que pôde à necessidade do encerramento das escolas, porque temos consciência do custo que tem no processo de aprendizagem das crianças. Foi mesmo a última medida que tomamos e, portanto, é natural que seja a primeira medida a anunciar, a começar o desconfinamento pelas escolas». Palavras de António Costa, na conferência de imprensa que está a decorrer após a reunião do Conselho de Ministros.

Famalicão: Cerca de três centenas de propostas de trabalho disponíveis quinta e sexta-feira

Na próxima quinta e sexta-feira, estarão disponíveis cerca de três centenas de oportunidades de emprego no centro da cidade.

O Mercado de Emprego e da Formação decorrerá, durante os dois dias, entre as 10 e as 20 horas, na Praça D. Maria II, com dezenas de empresas famalicenses e entidades de formação que vão divulgar as oportunidades de emprego e formação.

A Continental Mabor, TMG Group, Salsa Jeans, VLB Group, Riopele, Maqfort, ROQ Group, Comfysocks Portugal, Metalogalva, AMOB Group, HESS Portugal, Grupo ACA, Porminho, Grupo Primor, Lourofood e CM Socks marcam presença nesta feira.

Durante estes dois dias será possível conhecer os perfis profissionais procurados – desde administrativos a quadros qualificados e operadores –, entregar currículos e explorar as oportunidades de emprego disponíveis.

Também as escolas CIOR, FORAVE, CENFIM, DIDÁXIS, CESPU, CITEVE, Universidade Lusíada e IPCA, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) integram esta mostra.

Esta iniciativa faz parte dos Mercados Urbanos, iniciativa municipal que visa trazer atividades diversas e animação ao centro da cidade.

Famalicão: Empresa oferece pedaleiras para reabilitação de utentes da ULS Médio Ave

O Serviço de Medicina da Unidade Local de Saúde do Médio Ave recebeu quatro pedaleiras para apoiar e reforçar a reabilitação dos utentes internados na Unidade Hospitalar de Famalicão.
O diretor do Serviço refere que as pedaleiras, oferecidas pela empresa Fiofibra, «serão fundamentais na reabilitação precoce dos doentes internados que apresentem fragilidade física».
Pedro Neves agradece à empresa Fiofibra «o gesto solidário, que fará a diferença na recuperação e na qualidade de vida dos nossos utentes».

Famalicão: Escola Camilo testa plano de emergência

Na tarde da passada quarta-feira, decorreu na Escola Secundária Camilo Castelo Branco um simulacro de incêndio e evacuação do edifício, em colaboração com os Bombeiros Voluntários Famalicenses.
A iniciativa, no âmbito do Plano de Segurança Interna, visou testar e reforçar os procedimentos de segurança em situações de emergência.
Este exercício envolveu alunos, professores e funcionários, e teve como foco a preparação para uma eventual situação de incêndio, permitindo que todos os participantes praticassem os procedimentos de evacuação e adotassem comportamentos seguros em situações de crise.
A escola refere que a colaboração com os Bombeiros Voluntários Famalicenses «foi fundamental para o sucesso do exercício, proporcionando orientação especializada e avaliação das medidas de autoproteção implementadas pela escola».

Pagamento do IMI alargado até final de junho

Por motivos associados ao “apagão”, o Governo alargou até final de junho o prazo para pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

O Ministério das Finanças emitiu um comunicado onde explica que «considerando que estes constrangimentos impossibilitaram o envio atempado de um conjunto alargado de notas de cobrança do IMI, o qual se encontra a decorrer, o Governo decidiu prorrogar, para todos os contribuintes, o prazo para o pagamento da primeira prestação do IMI ou, se for o caso, da prestação única deste imposto até ao final do mês de junho».

Famalicão: Jovens competem no Citeve com carros de fórmula 1

Este sábado, dia 10 de maio, decorre, no CITEVE, a final regional do STEM Racing Portugal 2025, anteriormente conhecido como F1 in Schools, em que os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e secundário são desafiados a projetar, construir e correr com carros de Fórmula 1 em miniatura, movidos a ar comprimido, numa pista de 20 metros, onde os carros podem atingir os 80 km/h.

Recorde-se que esta etapa é organizada pelo projeto Pense Indústria – Pessoas, Digitalização e Sustentabilidade, sob coordenação do CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal).

Trata-se de uma competição multidisciplinar, apoiada pelo CITEVE, em que os participantes irão aplicar conhecimentos técnicos em aerodinâmica, design e modelação 3D, tudo para garantir que os carros se destaquem na pista e que a equipa conquiste a vitória.

Nesta etapa regional estarão em competição nove equipas: quatro da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, duas da Escola Secundária de Fafe, uma do Instituto Nun’Alvres (INA), uma do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado e uma composta por alunos das duas últimas instituições.

As três melhores equipas da etapa de Famalicão garantem um lugar na fase final nacional, com a possibilidade de virem a representar Portugal na final mundial, em Singapura, na maior competição de engenharia jovem do mundo, que nesta edição já conta com o apoio oficial da Fórmula 1.

Famalicão: ULS Médio Ave lança campanha contra a obesidade

A Unidade Local de Saúde do Médio Ave assinala o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade com uma campanha de sensibilização junto dos seus utentes, com o objetivo de alertar para a gravidade da obesidade e para a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis.

Por esta razão, durante o mês de maio vai distribuir conteúdos informativos nos centros de saúde e unidades de atendimento; colocar cartazes e materiais com mensagens-chave sobre nutrição, atividade física e prevenção; desenvolver ações educativas junto de pais, crianças e cuidadores, com foco na obesidade infantil; envolver os profissionais de saúde na promoção de escolhas conscientes junto dos utentes.

Esta campanha preventiva é suportada por comunicações como “A saúde começa com escolhas conscientes!”, “Pequenas mudanças, grandes impactos” e “Défice Calórico: A Chave para a Perda de Peso”, “Obesidade Infantil: Um Problema que Podemos Evitar!”, “Obesidade Infantil: Agir Hoje para Prevenir Amanhã” e “A obesidade não é uma escolha, mas a prevenção é!”, promovendo o défice calórico, a campanha terá as seguintes ações.

A ULS do Médio Ave estima que entre os seus 204 mil utentes adultos, da sua área geográfica de abrangência, mais de 51.000 vivem com obesidade e 136.000 com excesso de peso, o que representa não só um grave problema de saúde pública, mas também um custo anual estimado de mais de 10,5 milhões de euros, de acordo com os dados do BI CSP – Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários.

Neste sentido, os Cuidados de Saúde Primários da ULSMAve, que contam com cinco nutricionistas a tempo inteiro, dedicam 90% da sua atividade ao acompanhamento e combate à obesidade e ao excesso de peso.

De acordo com o Roteiro de Ação para Acelerar a Prevenção e Controlo da Obesidade em Portugal 2025-2027, publicado pela Direção-Geral da Saúde: 2 em cada 3 adultos em Portugal têm excesso de peso; 1 em cada 4 adultos apresenta obesidade; 1 em cada 3 crianças, entre os 6 e os 8 anos, vive com excesso de peso.

Em termos nacionais a obesidade em Portugal representa 10% da despesa total em saúde, 3% do PIB e 207€ per capita/ano.