Desconfinamento vai começar pelas escolas

Sem avançar medidas do plano de desconfinamento, que só será apresentado a 11 de março, o primeiro-ministro aceita como natural que as escolas sejam as primeiras a desconfinar.

«O Governo resistiu o mais que pôde à necessidade do encerramento das escolas, porque temos consciência do custo que tem no processo de aprendizagem das crianças. Foi mesmo a última medida que tomamos e, portanto, é natural que seja a primeira medida a anunciar, a começar o desconfinamento pelas escolas». Palavras de António Costa, na conferência de imprensa que está a decorrer após a reunião do Conselho de Ministros.

Famalicão: Duas colheitas de sangue

A Associação de Dadores de Sangue promove, no dia 26 (domingo) e no dia 29 (quarta-feira), duas colheitas de sangue.

No domingo é em Bairro, no salão paroquial, com o apoio do CNE – 27 desta localidade; na quarta-feira seguinte é na Secundária D. Sancho I. Ambas são abertas à população em geral e decorrem entre as 9 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e do Transplantação.

Famalicão: Unidade de Hospitalização Domiciliária do CHMA já prestou cuidados a 200 doentes

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar do Médio Ave já tem três anos, período em que prestou cuidados de saúde a mais de 200 doentes.

É um serviço que consiste numa equipa médica e de enfermagem que visita e presta cuidados de saúde diariamente aos doentes internados no seu próprio domicílio como se estivessem internados em unidade hospitalar.

São muitas as situações às quais a Unidade de Hospitalização pode prestar cuidados de cariz hospitalar em casa dos utentes, nomeadamente infeções com necessidade de antibioterapia de uso exclusivo hospitalar, tratamentos específicos a carecer de apoio diferenciado e doença crónica agudizada.

A hospitalização domiciliária tem vantagens que passam por permitir a recuperação do doente no seu ambiente familiar, menor taxa de infeções associadas a cuidados de saúde, menor média de dias de internamento, facilitar a gestão das camas hospitalares e a oportunidade de educação e promoção da saúde na realidade do doente.

Famalicão: Hospital Narciso Ferreira adquire equipamento inovador de milhão e meio de euros

O equipamento de ressonância magnética é focado no diagnóstico de patologias associadas ao cérebro e às funções cognitivas; é inovador porque proporciona uma qualidade de imagem excecionalmente elevada. Este foi um investimento na ordem dos 1.5M€.

Os responsáveis desta unidade hospitalar realçam que, através de tecnologia de ponta da GE HealthCare, o equipamento proporciona uma qualidade de imagem excecionalmente elevada e sensível a alterações no fluxo sanguíneo, tornando-o uma ferramenta diferenciadora na realização de exames a um órgão tão complexo como o cérebro, especialmente em estudos e na elaboração de relatórios médicos

Embora localizado no Serviço de Imagiologia do Hospital Narciso Ferreira, a tecnologia presente no equipamento revela ainda um grande potencial no diagnóstico precoce de demência nos utentes do Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento das Demências (CIDIFAD), unidade funcional da Santa Casa da Misericórdia de Riba D’Ave.

Segundo o presidente da Comissão Executiva e Diretor Clínico do Hospital Narciso Ferreira, Salazar Coimbra, «a tecnologia presente neste equipamento de ressonância magnética oferece-nos uma capacidade de diagnóstico única na região norte e centro do país, sendo de extrema precisão no apoio ao diagnóstico de todas as pessoas que procuram o Serviço de Imagiologia do Hospital Narciso Ferreira», afirma.

Salazar Coimbra explica ainda que «ao dispor das mais avançadas técnicas para a avaliação de áreas do cérebro responsáveis por funções como a fala, audição, visão e motora, o equipamento em questão permite um diagnóstico atempado neste tipo de patologias, permitindo uma mais rápida intervenção, tendo em vista o retardar da doença e a elaboração de um plano individual de cuidados, o mais correto e eficiente possível».

Rui Costa, diretor-geral da GE HealthCare Portugal, afirma que «é com orgulho que a GE HealthCare continua a realizar a missão de trazer a inovação tecnológica e os procedimentos clínicos mais avançados para Portugal, mantendo a prestação dos melhores cuidados de saúde aos portugueses na vanguarda da atuação da empresa».

Famalicão: Manuel Araújo Ribeiro é o novo presidente da Associação de Dadores de Sangue

A direção da Associação de Dadores de Sangue é, agora, presidida por Manuel Araújo Ribeiro, que substitui Joaquim Vilarinho; a Assembleia Geral, até agora assumida por Camilo Freitas, passa a ser assumida por Maria Manuel Ferreira Silva; no Conselho Fiscal permanece Aires Barroso.

A eleição da nova direção decorreu no sábado, dia 11 de março, e os novos dirigentes tomaram posse no mesmo dia, com responsabilidades para o quadriénio 2023/26. Os eleitos propõem-se dar continuidade ao trabalho desenvolvido, no sentido da valorização do papel do dador e a importância da “dádiva de sangue”.

No mesmo dia teve lugar a Assembleia Geral, com cinco pontos na ordem de trabalhos, aprovados por unanimidade. De salientar o aumento do número de colheitas de sangue neste concelho. No ano transato contou 4.651 inscritos e 3.849 colheitas de sangue realizadas.

No relatório de atividades para 2023, o destaque vai para o regresso, em junho, da comemoração do Dia do Dador de Sangue Famalicense e do 23.º aniversário desta Associação; em dezembro, realiza-se a Festa de Natal dedicada aos filhos dos dadores de sangue. Recorde-se que estas atividades foram suspensas durante três anos, devido à pandemia da covid-19.A Assembleia também aprovou uma proposta da direção cessante, que visa distinguir com o título de “Sócio Honorário” o Sr. Carlos Vieira de Castro.

Joaquim Vilarinho, que continua a integrar os Órgão Sociais da FAS – Portugal -Federação das Associações de Sangue, foi-lhe solicitado que não deixe de ser o legítimo representante desta Associação.

 

Colheita de sangue nos BV Famalicão

Está a decorrer até às 12h30 desta segunda-feira, uma colheita de sangue no quartel dos BV Famalicão.

Esta iniciativa, promovida pela Associação de Dadores de Famalicão, tem o apoio da empresa ACA e é aberta à população em geral.

A colheita é feita pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

 

Famalicão: Abertas inscrições para o Campo de Férias da Páscoa

Os jovens dos 12 aos 16 anos de Vila Nova de Famalicão podem participar no Campo de Férias da Páscoa, cujas inscrições decorrem entre esta segunda e sexta-feira, 17 de março, (até às 20 horas) em www.juventudefamalicao.org .

O Campo de Férias vai decorrer durante a pausa letiva, de 3 a 6 de abril com atividades educativas, culturais, desportivas e recreativas, dinamizadas pelo Município de Vila Nova de Famalicão, através do Pelouro da Juventude.

A participação está limitada a 26 jovens, com um custo associado no valor máximo de 30€, para os quatro dias, que inclui transportes, seguro, atividades e visitas. A inscrição só será válida após a apresentação de documentos como a ficha de saúde e o termo de responsabilidade, assim como o comprovativo de pagamento.

Mais informações em: www.juventudefamalicao.org