Famalicão: Balcão de atendimento técnico virtual para o urbanismo

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão abriu um balcão de atendimento virtual para a área do urbanismo. Permite a instrução de processos urbanísticos, o seu acompanhamento, o esclarecimento de dúvidas e a sua atualização.

O acesso ao Atendimento Técnico do Urbanismo via digital faz-se a partir do Portal do Município, emwww.famalicao.pt, na área Residentes, Balcão Virtual (https://www.famalicao.pt/balcao-virtual).

É especialmente dirigido aos profissionais do setor, nomeadamente aos gabinetes de projetos e aos técnicos da área.

Depois de um registo simples, o utilizador pode efetuar os seus pedidos, carregar documentos, preencher formulários e submeter processos, trocar mensagens e ver o histórico das suas ações.

Além do balcão de atendimento virtual do Urbanismo, existe o atendimento geral virtual do Balcão Único que está disponível no mesmo endereço eletrónico e permite o acesso dos cidadãos a documentação, ao acompanhamento dos seus processos e ao histórico das comunicações trocadas com o município. A plataforma digital de atendimento geral do município já é utilizada regularmente por perto de mil utilizadores registados.

«Esta crescente evolução e desenvolvimento do atendimento digital do município representa a aposta na modernização dos serviços administrativos autárquicos, adaptando-os aos tempos modernos e aproveitando as novas tecnologias para simplificar a vida das pessoas e o trabalho dos próprios funcionários municipais», refere o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha. O autarca acrescenta que «a estes ganhos, já de si importantes, acresce o aumento da transparência do rigor administrativo municipal».

Com a implementação da plataforma de submissão em matéria de Urbanismo, foram atualizados os modelos de requerimentos em função do tipo de operação urbanística, foram criadas listas de verificação de apoio à instrução dos pedidos, novos documentos anexos de apoio, minutas de termos de responsabilidade e declarações e procedeu-se à atualização do Manual de Apoio à submissão eletrónica.

Famalicão: Ambiente de convívio e alegria na festa de finalistas do jardim de infância e escola de Quintão

Numa organização da Associação de Pais de Arnoso Santa Eulália, em parceria com as professoras e assistentes, realizou-se este sábado a festa de encerramento do ano letivo do JI/EB de Quintão.

O convívio teve início ao final da tarde, com as apresentações levadas a cabo pelos alunos, previamente ensaiadas e preparadas pelas professoras. O momento mais solene e emotivo foi a cerimónia dos finalistas do pré-escolar e do primeiro ciclo, com a tradicional entrega dos diplomas e das capas, que assinala o fim de uma etapa letiva.
O recinto teve serviço de bar e várias atividades para as crianças. A festa terminou com o sorteio das rifas.
A Associação de Pais agradece o apoio e envolvimento de toda a comunidade, e a presença do vereador Pedro Oliveira e do presidente da Junta Ricardo Pinto.

Famalicão: Frankie Chavez e Peixe são os primeiros nomes conhecidos do Devesa Sunset

Frankie Chavez e Peixe (Ornatos Violeta, Pluto), com o projeto Miramar, vão atuar em Famalicão, junto ao lago do Parque da Devesa. O concerto realiza-se a 31 de julho, a partir das 19 horas, sendo de entrada gratuita.

Estes são os primeiros nomes conhecidos da edição 2026 do Devesa Sunset, a cada sexta-feira, sempre às 19 horas.

Os dois guitarristas estarão em Famalicão com o novíssimo Miramar III, um álbum de memórias vindas do espaço onde tudo aconteceu. É o terceiro volume de uma história contada a dois, onde as partidas e os regressos fazem parte de uma infinita viagem.

O Devesa Sunset é uma iniciativa cultural do município que traz, até junto do lago da Parque da Devesa, nomes consagrados e emergentes da música num enquadramento único.

Famalicão: Dia da Freguesia de Jesufrei celebra-se a 4 de julho

No próximo sábado, 4 de julho, nas proximidades da sede da Junta de Freguesia, estará instalada a Mostra Comunitária de Jesufrei. O evento, que começa pelas 14h30, reúne associações, instituições, projetos e iniciativas locais que fazem prova da vitalidade desta comunidade que faz parte da união de freguesias que integra Lemenhe e Mouquim.

Ao longo da tarde e noite decorrem várias iniciativas, destacando-se, a partir das 22h15, as comemorações do Dia da Freguesia.

As Mostras Comunitárias, que percorrem todas as comunidades de freguesia do concelho, acontecem ao longo do ano, de forma rotativa e com um programa de animação associado, desenvolvido pela comunidade.

Esta iniciativa municipal assenta numa ótica de valorização da comunidade, enquanto espaço de afirmação, interação e partilha, traduzindo-se numa dinâmica e animada exposição coletiva sobre cada comunidade de freguesia famalicense.

Famalicão: Sarau e piquenique sénior nos 41 anos do Dia da Cidade

Das comemorações do Dia da Cidade, no dia 9 de julho, para além da sessão solene, também faz parte o tradicional Sarau/Piquenique Sénior, que decorre a partir das 10h30, no Parque de Sinçães, com a participação de mais de 800 seniores que integram as atividades do programa municipal “Mais e Melhores anos”.

Ao todo, este programa municipal envolve cerca de 4 mil famalicenses, proporcionando atividade física, lazer, convívio e reabilitação aos seniores famalicenses, mas também àqueles que necessitam de reabilitação física e a pessoas portadoras de deficiência. A frequência é gratuita, sendo que cada idoso paga apenas o seguro de acidentes pessoais no valor de 2,5 euros por ano.

Além da sessão solene, agendada para o final da tarde, e do piquenique sénior, nos 41 anos do Dia da Cidade será inaugurado o novo Parque de São Miguel-o-Anjo, na freguesia de Calendário. O espaço organiza-se através de uma rede de percursos que permitem explorar diferentes valências: arqueológica, natural e paisagística. Os trabalhos de valorização promovidos pela autarquia incidiram nos caminhos já existentes, na criação de miradouros e novos percursos pedonais interpretativos e de contemplação, a instalação de passadiços metálicos em ferro e a criação de uma área de repouso, lazer e de atividades ao ar livre, de forma a promover o conhecimento científico, a prática desportiva e o contacto com a natureza.

Famalicão: Casa das Artes recebeu debate sobre o Sistema Local de Saúde

Esta sexta-feira, a Casa das Artes de Famalicão recebeu a 32.ª edição do “Caminho dos Hospitais”, iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, em parceria com a Unidade de Saúde Local do Médio Ave.

Esta sessão teve como tema “Uma ULS apostada em ser Sistema Local de Saúde”. Do programa constou um painel dedicado ao papel das parcerias entre saúde, poder local, ensino superior e comunidade, na construção de um Sistema Local de Saúde que responda eficazmente aos desafios atuais com soluções mais integradas, próximas e centradas nas pessoas.

A sessão ficou, ainda, marcada pela apresentação de projetos desenvolvidos pela ULS Médio Ave, no âmbito da humanização dos cuidados, a melhoria dos percursos assistenciais e uma gestão mais eficiente dos internamentos. Outro projeto evidenciado foi a criação de Centros de Diagnóstico Integrado nos três concelhos da região (Famalicão, Santo Tirso e Trofa), Em suma, e tal como foi referenciado durante a sessão, «soluções que aproximam os cuidados de saúde das pessoas e reforçam o trabalho em rede entre instituições e comunidade»

Neste momento de reflexão e partilha, que reuniu profissionais, participou o presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Xavier Barreto; Luís Vales, presidente do Conselho de Administração da ULS Médio Ave; e Mário Passos, presidente da Câmara Municipal.

Famalicão: Simon Elisor vai jogar no campeão da Roménia

O ponta de lança francês, de 26 anos, que chegou ao FC Famalicão a meio da época 24/25, está de saída, por milhão e meio de euros, para representar a Universitatea Craiova, Simon Elisor terá já assinado um contrato com o clube que é treinado pelo português Filipe Coelho, tendo Mário Felgueiras como diretor desportivo.

Simon Elisor chegou a Famalicão proveniente do Metz e em meio ano esteve em 15 jogos e marcou quatro golos. Na época passada, onde só marcou um golo e somou duas assistências, Elisor foi peça-chave no desenho tático do treinador Hugo Oliveira, que o elogiou em algumas ocasiões. Por isso mesmo, deu o seu contributo à equipa em 36 partidas.