
Segundo um despacho publicado esta sexta-feira em Diário da República, a vacina da gripe vai continuar a ser gratuita para maiores de 65 anos e outros grupos alvo prioritários na época de 2022/2023, tal como já acontecia antes da pandemia.
Em dezembro, o executivo decidiu, com base na atualização da norma da DGS, que a vacina também seria gratuita para a população entre os 60 e os 64 anos. Não se sabe se o mesmo poderá acontecer em 2022/2023, porque o despacho publicado esta sexta-feira não o refere.
Contudo, quem tiver prescrição médica da vacina contra a gripe, mesmo que não esteja dentro dos grupos alvo, tem uma comparticipação de 37% quando a adquire nas farmácias comunitárias.
No despacho, o Governo recorda que «a gripe é uma doença transmissível que pode evoluir com complicações e que pode ser prevenida ou atenuada através da vacinação», pelo que «a vacina é recomendada para determinados grupos populacionais, nomeadamente para aqueles em maior risco de sofrerem complicações, e que deve ser administrada anualmente».





















