
Reportagem Vídeo
FC Famalicão promete estabilidade e ambição na nova época desportiva






O FC Famalicão já tem definido o calendário de encontros de preparação para a temporada 2026/2027. A equipa orientada por Hugo Oliveira vai realizar oito jogos particulares durante o mês de julho, enfrentando adversários nacionais e internacionais numa fase decisiva antes do arranque oficial da época.
A pré-temporada arranca a 11 de julho diante da equipa sub-23 do FC Famalicão, seguindo-se um teste frente ao Lusitânia de Lourosa, no dia 15. Três dias depois, os famalicenses medem forças com o FC Penafiel.
O calendário prossegue com encontros frente ao FC Arouca, a 22 de julho, e um duplo compromisso a 25 de julho, diante do FC Felgueiras e do recém-promovido CD Tondela.
Nos últimos testes antes do início das competições oficiais, o FC Famalicão terá pela frente dois adversários de prestígio internacional. A 28 de julho vão defrontar os ingleses do Crystal Palace e os franceses do RC Lens, encerrando assim o ciclo de preparação.

Miguel Ribeiro, presidente da SAD do FC Famalicão, concedeu recentemente uma entrevista ao podcast Primeiro Toque, onde abordou vários temas, entre eles o novo estádio, os objetivos para o futuro e a forma como funciona a aquisição de um jogador.
O projeto do novo estádio, que já esteve a concurso público internacional e não teve interessados, foi um dos temas fortes da entrevista. Miguel Ribeiro afirmou que «a questão do estádio é tão decisiva para a evolução do Famalicão como foi o centro de treinos, mas o caso do estádio será sempre uma pedra no nosso sapato».
Sobre este tema, referiu ainda que «o nosso estádio perde em tudo. Não há nada de que eu goste, nem dos balneários, até porque vivemos em contentores», desabafou Miguel Ribeiro, garantindo que a força de outros clubes (citou, por exemplo o Vitória SC) está muito ligada aos seus estádios, porque cativa e chama os adeptos.
Desportivamente, o presidente da SAD colocou como objetivo «estabilizar o Famalicão como o 5. º maior clube português». Acrescentou, ainda, que «as soluções para a próxima época estão dentro de portas, pois existem jogadores de qualidade que ainda não tiveram tantos minutos, como são, por exemplo, Roméo Beney e Aranda».
Sobre a saída dos jogadores que estão a ser mais cobiçados, entre eles Gustavo Sá e Ibrahima Ba, afirmou que «vão entrar pela porta da frente nas melhores equipas do mundo».
Para o dirigente, a não ida à Europa, apesar de não ter acontecido este ano, pode acontecer no próximo, reiterando que as competições europeias «são uma consequência do lugar que ocupamos. O mais importante é manter o 5.º lugar, manter os jogadores e manter o treinador».
Sobre o sucesso na escolha de jogadores, revela que se deve ao facto de o clube «ter adquirido uma filosofia e uma visão sobre o jogo e sobre o jogador».
Miguel Ribeiro notou, também, que o FC Famalicão é um exemplo que outros clubes nacionais seguem. «O Gil Vicente, o Alverca, o Estoril, o Santa Clara e o Arouca estão cada vez mais com padrões semelhantes em termos de plantéis». Vê isso como algo muito positivo, afirmando que «coletivamente, se todos melhorarmos, o nosso produto será melhor».
Na entrevista, o dirigente sublinhou que «hoje o FC Famalicão é uma marca; nós procuramos, mas há quem nos procure, o que ajuda no recrutamento, os jogadores, os agentes e as famílias dos jogadores».

O médio ofensivo francês está perto de ser reforço dos famalicenses para a próxima temporada.
Jangeal, apesar de ter despertado o interesse de vários clubes europeus, entre os quais Estugarda e Frankfurt, decidiu apostar no projeto famalicense. A excelente temporada realizada na época passada e a possibilidade de integrar de imediato a equipa principal foram fatores decisivos na escolha.
Na última temporada, o jovem médio foi herói ao marcar os dois golos frente ao Clermont, permitindo aos parisienses conquistarem novamente o título de sub-19. Foi, ainda, uma peça-chave na equipa que venceu a Taça Gambardella diante do Montpellier.
Ao longo da época, realizou 24 jogos, nos quais apontou 10 golos e somou 7 assistências.
Entre essas partidas, destaca-se uma presença frente ao Auxerre, na Ligue 1, onde entrou nos 10 minutos finais. Esteve, também, no jogo da Liga dos Campeões frente ao Barcelona e na partida diante do Lille, embora não tenha saído do banco de suplentes em nenhuma delas.