Famalicão: «Estamos de regresso ao nosso lugar»

Tal como CIDADE HOJE noticiou durante o fim de semana, o Grupo Desportivo de Natação cumpriu, em Estarreja, mais um feito para a sua história. Sagrou-se vice-campeão nacional de clubes e, consequentemente, subiu à 1ª divisão. O feito foi conseguido após a conquista de 405 pontos, ao longo das 38 provas, no setor masculino, entre os 27 clubes nacionais que disputaram a 2ª divisão nacional. Com esta prestação, a natação volta ao seu lugar, ou seja, à 1ª divisão nacional da Federação Portuguesa de Natação.

Na competição feminina, as famalicenses também estiveram em excelente nível, classificando-se no primeiro terço da tabela, entre os 27 clubes participantes, terminando num prestigioso 9º lugar da geral.

«Estamos de regresso ao nosso lugar. Ser FAMA é ser de Primeira!», palavras do treinador. Pedro Faia, depois de uma competição tão exigente, diz-se «orgulhoso dos meus nadadores, de toda a sua competência e qualidade imposta prova a prova». Realça o espírito de grupo «fortíssimo que demonstramos», alavancando os nadadores «para patamares de excelência, permitindo sagrar-se vice-campeões nacionais masculinos e um honroso 9º lugar no feminino. Uma palavra de agradecimento aos meus atletas por proporcionarem estes fantásticos momentos, rumo à 1ª divisão».

O capitão de equipa, Afonso Silva, fala de uns campeonatos «fantásticos e memoráveis, pois escrevemos mais uma bonita página da natação famalicense». Apesar de se apresentar com uma equipa bastante jovem, «sempre acreditamos que era possível voltarmos à 1ª divisão nacional, pois é aí o nosso lugar. Obrigado aos meus colegas por terem acreditado que, juntos e unidos, era possível vencer. Foram enormes e só entende a dimensão destas palavras quem sente o sofrimento do dia-a-dia. Também me cumpre agradecer aos treinadores que tudo fizeram, blindaram o grupo, sempre acreditaram e estiveram presentes. Obrigado e Parabéns a Todos.”

Deixe um comentário

Famalicão: Simon Elisor vai jogar no campeão da Roménia

O ponta de lança francês, de 26 anos, que chegou ao FC Famalicão a meio da época 24/25, está de saída, por milhão e meio de euros, para representar a Universitatea Craiova, Simon Elisor terá já assinado um contrato com o clube que é treinado pelo português Filipe Coelho, tendo Mário Felgueiras como diretor desportivo.

Simon Elisor chegou a Famalicão proveniente do Metz e em meio ano esteve em 15 jogos e marcou quatro golos. Na época passada, onde só marcou um golo e somou duas assistências, Elisor foi peça-chave no desenho tático do treinador Hugo Oliveira, que o elogiou em algumas ocasiões. Por isso mesmo, deu o seu contributo à equipa em 36 partidas.

Famalicão: Xavier Silva regressa a Calendário para treinar os seniores

Xavier Silva é o novo treinador da União Desportiva de Calendário. Regressa a uma casa onde já esteve ao serviço dos juniores.

Zé Pedro e João Mesquita são os adjuntos, e Filipe Alves, o treinador de guarda-redes. Bruno Silva é o diretor desportivo .

O clube, que na época passada viveu dificuldades desportivas, terminando no último lugar, da série D da 1.ª divisão da AF Braga, com apenas 5 pontos, surge para este época apontando a «um novo capítulo».

Xavier Silva, que é natural de Famalicão, treinou o Guisande nas duas últimas temporadas. No concelho de Famalicão treinou, por exemplo, o Lousado e Operário.

Famalicão: Hoje é o último dia do Mercado das Mãos

Continua a decorrer, no centro da cidade, até às 18 horas deste domingo, o Mercado das Mãos. Na Praça D. Maria II pode apreciar e adquirir peças únicas criadas em croché, ponto cruz, em tecido, madeira, papel e outros materiais, feitas por criadores locais que fazem prova da a sua criatividade e engenho.

Como animação do certame, às 16 horas, o cantor famalicense Costinha dará um concerto.

O Mercado das Mãos é mais uma iniciativa do programa municipal Vai à Vila que, a cada fim de semana, traz mais atividade ao centro da cidade de Famalicão.

Famalicão: Bairro FC mantém aposta em equipa técnica «competente e dedicada»

Emanuel Costa continua a ser a treinador da equipa sénior do Bairro FC. José Antunes, Vítor Ribeiro, Gonçalo Guimarães e Carlos Maia são os restantes elementos da estrutura técnica que continua a liderar o clube em mais uma época na divisão de honra da Associação de Futebol de Braga.
O clube anunciou, nas redes sociais, uma equipa equipa técnica «competente, dedicada e com um profundo compromisso com os valores do clube. Mais do que uma equipa de trabalho, é um conjunto de pessoas unidas pelo mesmo objetivo: fazer crescer o clube, potenciar o rendimento dos jogadores e honrar as nossas cores em cada treino e em cada jogo».

Famalicão: Festa a S. Bento (Vale S. Cosme) começa este domingo

O hastear da bandeira, este domingo, às 12 horas, e o levantamento do arco, no dia 4 de julho, à mesma hora, são os primeiros momentos da festa em honra de S. Bento, na freguesia de Vale S. Cosme.

Depois, a programação estende-se entre os dias 10 e 12 de julho, com momentos religiosos e culturais. No dia 10, às 21h30, concerto pela Banda Myllenium, terminando o dia com o Dj Keiroz. No sábado, dia 11, às 8 horas,, celebra-se eucaristia e, uma hora depois, sai uma arruada dos Bombos de S. Mamede de Serôa. Ao final da tarde, às 19h30, celebra-se missa, com a noite a ser preenchida com a música de Victor Rodrigues, uma sessão de fogo e, por último, com o concerto de Marcus.

Às 10 horas do dia seguinte, eucaristia solenizada pelo grupo coral e, às 15 horas, sai a procissão, acompanhada pela fanfarra dos escuteiros e a Banda do Gato. Para fechar a festa, há música com o Amigo Simão e Trio + Liliana Oliveira

Vaga de calor a caminho: Temperaturas próximas dos 40 graus e várias noites tropicais

Depois de alguns dias de temperaturas mais amenas, o calor intenso está de regresso a Portugal. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê o início de uma nova onda de calor a partir de quarta para quinta-feira, com valores muito acima do habitual para esta altura do ano e noites marcadas por temperaturas elevadas.

Em Vila Nova de Famalicão, a previsão aponta para que o pico do calor seja sentido no próximo domingo, altura em que a temperatura máxima deverá chegar aos 39 graus. Perante estas previsões, recomenda-se especial atenção à hidratação e à exposição solar durante as horas de maior calor.