
O município de Famalicão promove o envelhecimento ativo. O selo foi atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), num reconhecimento público pelas políticas e boas-práticas sociais relacionadas com as pessoas com mais idade, nomeadamente por causa da recente criação do projeto das Academias Seniores no concelho.
O presidente da Câmara Municipal de Famalicão fala num «reconhecimento do trabalho efetuado em prol da qualidade de vida da população famalicense, sobretudo, junto da terceira idade». Mário Passos explica que nos últimos anos a autarquia «tem desenvolvido um conjunto de políticas transversais e abrangentes para este grupo etário que fornecem condições para que se mantenham ativos e saudáveis tanto do ponto de vista físico, como psíquico».
Para além da dinamização das Academias Seniores, o autarca destaca ainda o programa “Mais e Melhores Anos”, como «referência nacional pela sua amplitude e qualidade, que promove o desporto, a saúde, o bem-estar e hábitos de vida ativa entre a população idosa, com orientação técnica».
Mário Passos aponta também a Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas e o projeto Palavras e Afetos de combate ao isolamento sénior como outros bons exemplos, visando a melhoria da qualidade de vida da população sénior famalicense. «Os seniores são cidadãos válidos e o seu papel na sociedade é determinante. Precisamos deles, da sua experiência, da sua sabedoria, da sua resiliência», conclui o edil.
A Ordem dos Psicólogos Portugueses lançou este programa com o objetivo reconhecer e distinguir as comunidades portuguesas cujas políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstrem um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida. Este ano distinguiu 72 Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais.





















