Agrupamento de Ribeirão também é Escola Saudável

O Agrupamento de Escolas de Ribeirão também foi distinguido com o Selo Escola Saudável, atribuído pela Direção-Geral da Educação, no âmbito do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES).

Com a atribuição deste Selo, pretende-se continuar a reconhecer o mérito deste Agrupamento de Escolas que, através das suas práticas, contribua para a promoção de relações interpessoais saudáveis, o envolvimento de toda a comunidade educativa e para uma imagem positiva da escola.

Este selo foi atribuído pela segunda vez (agora no nível intermédio) em candidatura efetuada pela equipa da saúde escolar na segunda edição do Selo de Escola Saudável e será válido para os dois próximos anos letivos (2019/20 e 2020/21).

Famalicão: Estafeta 4×100 estilos é vice-campeã nacional

A estafeta de 4×100 Estilos do Grupo Desportivo de Natação sagrou-se vice-campeã nacional, classificando-se atrás do Benfica.

Francisco Silva/Tomás Costa/Rodrigo Pereira e Afonso Silva foram os autores do resultado nos Campeonatos Nacionais Juniores e Seniores que decorrem em Leiria.

Famalicão: Três campeões nacionais para o GD Natação

Afonso Silva, 400 m estilos, Rodrigo Pereira, 50 m mariposa, e Mafalda Mesquita, 200 m costas, sagraram-se, esta sexta feira, campeões nacionais juniores.

Os feitos dos nadadores do GD Natação foram alcançados nos Campeonatos Nacionais Juniores e Seniores que estão a decorrer em Leiria.

Famalicão: Urgência do hospital galardoada pela Ordem dos Enfermeiros

O Conselho Diretivo da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros vai homenagear, este sábado, na Gala “O Norte reconhece, o Norte Valoriza”, a Unidade de Urgência do Hospital de Famalicão, que receberá uma Menção Honrosa «pelo relevante desempenho e serviços prestados ao SNS, aos utentes e ao país, no último ano».

A distinção é, para os responsáveis do Centro Hospitalar, «resultado do intenso e competente desempenho dos nossos profissionais de enfermagem, neste caso do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica. As urgências hospitalares são, como se sabe, um dos serviços assistenciais mais importantes, mais exigentes e mais escrutinados, mas, por vezes, pouco reconhecidos, do SNS».

Dos 11 hospitais gerais e centros hospitalares da região Norte (excluídas as Unidades Locais de Saúde), em julho passado, as Urgências do CHMA estavam no 3º lugar (68,7%) na percentagem de episódios de urgência atendidos dentro do tempo previsto.

O programa “O Norte reconhece, o Norte Valoriza”, começou por ser uma plataforma difusora de boas práticas em enfermagem, acabando por se transformar num momento de consagração. Na gala serão distinguidos enfermeiros e equipas de enfermagem, em quatro categorias: Carreira, Excelência, Investigação e Mérito.

 

 

 

Famalicão: Jorge Paulo Oliveira integra Comissão de Revisão Constitucional

O deputado famalicense Jorge Paulo Oliveira está indicado, pela direção parlamentar do Partido Social Democrata, para integrar a Comissão de Revisão Constitucional que será presidida pelo também social-democrata Joaquim Pinto Moreira. O vimaranense André Coelho Lima é o coordenador dos deputados da bancada do PSD. A tomada de posse dos membros da Comissão de Revisão Constitucional deve ocorrer na próxima semana.

Jorge Paulo Oliveira, que coordena os deputados do PSD eleitos pelo Círculo Eleitoral de Braga, é igualmente coordenador dos sociais-democratas na Comissão de Defesa Nacional, integrando ainda as Comissões Parlamentares de Orçamento e Finanças (5ª Comissão) Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação (6ª Comissão) e Administração Pública, Ordenamento do Território e Poder Local (13ª), bem como a Subcomissão para o Acompanhamento dos Fundos Europeus e do PRR.

Depois de o CHEGA ter iniciado o processo em 14 de outubro passado, PSD e PS decidiram apresentar projetos para rever a lei fundamental, tendo os restantes partidos e deputados únicos avançado também com propostas. Recorde-se que a revisão constitucional exige maioria qualificada de 154 deputados, daí resultando a necessidade de verificação de um acordo entre PS e PSD.

Famalicão: Pai Natal chega domingo e espera pela sua solidariedade

A Cabana Solidária, instalada na Praça 9 de Abril, abre portas domingo, às 15 horas, para receber o Pai Natal numa tarde que promete ser de festa para todas as famílias. O momento, que é um dos pontos altos do programa natalício promovido pela Câmara Municipal de Famalicão e pela ACIF, visa, também, apelar à solidariedade dos famalicenses.

A Cabana Solidária pode ser visitada até 24 de dezembro e, para além dos momentos de alegria e felicidade que vai proporcionar, estará aberta para receber a solidariedade da comunidade. No local podem ser entregues bens alimentares e de higiene pessoal que, depois, serão distribuídos pelas famílias vulneráveis do concelho, através da Loja Social de Famalicão.

De 11 a 23 de dezembro, a Cabana Solidária estará aberta entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h30 às 18h00. No dia 24 de dezembro, abre apenas da parte da manhã.

Famalicão: Câmara Municipal oferece 10 mil entradas gratuitas para o Circo de Natal

A Câmara Municipal está a oferecer entradas gratuitas a todas as crianças, até ao segundo ciclo do ensino básico, num total de 10 mil entradas, para o Circo de Natal que está instalado no Parque da Juventude.

O espetáculo, a cargo do Circo Soledad Cardinali, faz parte da campanha natalícia promovida pelo Município e pela Associação Comercial e Industrial de Famalicão.

O circo pode ser visitado até ao primeiro do novo ano, nos horários que constam na imagem publicada.