“Produto que é Nosso” já chegou ao E. Leclerc

Nas próximas duas semanas, cerca de 30 produtores famalicenses cujos produtos ostentam o selo “Made IN Famalicão – Produto que é Nosso” vão vender os seus produtos no hipermercado E. Leclerc de Famalicão

A ilha “Produto que é Nosso” está numa área central do hipermercado e oferece ao consumidor produtos frescos, fumeiro, queijos e carnes frescas, passando pela padaria e doçaria, pelos vinhos, licores e compotas, geleias e mel.

Bernardette Martins, da gerência do E. Leclerc, assinala que «esta proposta demonstra que a nossa região tem produtos de muita qualidade, como se vê aqui nesta montra».

O presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, que esta quinta-feira inaugurou a primeira ilha “Produto que é Nosso” no comércio de Famalicão, vê este projeto de valorização e promoção da produção famalicense como «um momento importante deste projeto que procura criar condições para que os produtores possam chegar mais longe. Sabemos a dificuldade que é para pequenos produtores entrar na escala da média e da grande distribuição e este projeto dá-lhes a possibilidade de aí chegar e de aí testarem os seus produtos junto dos consumidores».

Uma das propostas patente no E. Leclerc são as compotas Meia Dúzia. Andreia Ferreira, representante da marca, assume que «estarmos envolvidos neste processo, e concretamente aqui no E Leclerc, é muito gratificante para nós porque é mais uma montra dos nossos produtos».

Na sequência do protocolo estabelecido entre o município e algumas das principais superfícies comerciais do concelho no âmbito deste projeto, depois do E. Leclerc, a campanha está já programada para o Intermarché, de 3 a 16 de setembro e para o Supermercado Bandeirinha, de 17 a 30 de setembro.

A este projeto já estão associados 65 produtos de 27 produtores locais.

Os objetivos não são indiferentes à situação de pandemia em que vivemos, pretendendo contribuir também para a mitigação das consequências económicas da atual crise de saúde pública.

Dois árbitros famalicenses com boas classificações

Fábio André Silva, do Núcleo de Árbitros de Famalicão, terminou a presente época em quinto lugar da categoria C3 Avançada, dos quadros da Federação Portuguesa de Futebol. Com esta classificação, foi promovido à categoria C2, com presença assegurada nos jogos do Campeonato de Portugal da próxima época.

A árbitra internacional famalicense Teresa Oliveira, do Núcleo de Árbitros de Vizela, pertencente à categoria CF1, fechou a época em segundo lugar.

Duas classificações de bom nível «que para nós é motivo de orgulho», assinala o Núcleo de Árbitros de Famalicão.

Vídeo: Comarca de Braga rejeita proposta da delegação da ordem dos advogados

Em virtude da pandemia Covid-19, a Delegação de VN Famalicão da Ordem dos Advogados desenvolveu esforços para proporcionar aos famalicenses condições de segurança no acesso à justiça e aos tribunais. As instalações dos BV Famalicenses estavam sinalizadas para receber julgamentos com muitos intervenientes. Surpreendentemente, a Comarca de Braga não aceitou a proposta. Liliana do Fundo, presidente da Delegação, assume que «Famalicão é a cidade que reúne melhores condições para este tipo de julgamentos», ideia partilhada pelo presidente do Município, Paulo Cunha.

 

Vídeo: Arranca a construção da Rede Urbana Pedonal e Ciclável

Começa em agosto a construção da Rede Urbana Pedonal e Ciclável que ligará a Estação dos Comboios ao Parque de Devesa, com passagem pelas escolas secundárias e outros equipamentos públicos.

As vias estarão concluídas daqui a um ano, com um investimento superior a dois milhões de euros.

A apresentação decorreu esta quinta-feira, nos paços do concelho. O presidente da Câmara, Paulo Cunha, refere-se a uma revolução na mobilidade e na utilização do espaço público.