Famalicão: Apanhado depois de assaltar casa em Brufe

No passado sábado, a GNR de Vila Nova de Famalicão, deteve um homem, de 30 anos, no interior de uma propriedade privada.

Na sequência de uma denúncia de que um homem se encontrava no interior de um terreno privado, em Brufe, os militares deslocaram-se ao local e encontraram o suspeito, retido por um outro cidadão. Na sequência das diligências, a GNR apurou que o homem furtou bens numa residência, junto ao local onde foi detido.

Ao inspecionar a zona, foi possível detetar o material furtado que o suspeito escondeu nas proximidades, ocultando os bens num monte de areia.

Famalicão: GNR identifica 17 pessoas por ajuntamento e corrida de automóveis ilegais

A GNR de Famalicão dispersou, este domingo, pelas 23h40, um grupo de 50 a 60 pessoas e 20 viaturas, na passagem superior da A7, em Seide, Famalicão.

Na sequência de uma informação sobre o ajuntamento de pessoas, a GNR desencadeou uma ação policial, que culminou na dispersão das pessoas, que se teriam concentrado em Seide S. Paio, para a realização de uma corrida ilegal na A7. Apesar da dispersão rápida à chegada da patrulha, foi possível identificar 17 pessoas.

A GNR alerta para que os cidadãos evitem concentrar-se em número superior ao limite permitido.

Famalicão: Câmara pede empréstimo de quase um milhão de euros para a Loja do Cidadão

A Assembleia Municipal, reunida na passada sexta-feira, autorizou a Câmara a contrair um empréstimo no valor de 983.780,54 euros para construir a Loja do Cidadão, cujos projetos da especialidade estão aprovados, e que será instalada no antigo supermercado Inô, junto aos CTT.

Este empréstimo, que corresponde a 80% do valor da obra, é feito à Linha BEI PT 2020 – Autarquias, que foi oficializada pelo Ministro das Finanças, Mário Centeno, e pelo Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques. Trata-se de uma linha de 250 milhões de euros, que vai apoiar o financiamento da contrapartida nacional de operações de investimento aprovadas no âmbito do Portugal 2020, promovidas pelas autarquias locais e suas associações, entidades intermunicipais e empresas do setor local.

Na Assembleia Municipal, o PS aprovou a proposta mas deixou críticas ao atraso da obra e aos anos que o município de Famalicão pagou renda por um espaço que se tem mantido desocupado. Paulo Pinto disse que a Câmara, há anos, não fez tudo o que lhe competia e que tem culpa no atraso.

O presidente Paulo Cunha contrapôs e disse que a única entidade que até hoje se esforçou por ter uma loja do cidadão foi a Câmara Municipal de Famalicão. Paulo Cunha lembrou que há anos que há espaço e projetos.

Armindo Gomes, do CDS, frisou que a Câmara fez bem quando, em 2015, arrendou um espaço central, para instalar a Loja do Cidadão. Lamentou o atraso, mas vincou que o mais importante é que a obra vai ser feita.

O deputado do PSD Jorge Paulo Oliveira acrescentou que a Câmara foi obrigada a contrair um empréstimo para fazer uma obra que vai albergar serviços do Estado (Finanças, Segurança Social, Registo Civil, Registo Predial), quando outros municípios deste país tiveram a obra 100% paga com fundos que não foram municipais.

Famalicão: Novos horários da paróquia de Santo Adrião

Os novos horários da paróquia de Stº Adrião, válidos para os meses de verão: sábado, eucaristia às 18 horas, na matriz nova; domingo, na matriz novas, há missa às 8h30, 11h15 e às 21 horas. Durante a semana, e nestas circunstâncias de pandemia, mantêm-se os horários habituais: terças-feiras às 19h15, quarta-feira às 09h00, quinta-feira às 19h15, e sexta-feira, às 09h00.

Atendimento de secretaria: de terça a sexta, das 10 às 12 e das 16 às 19 horas. Em agosto está encerrado para férias.

Atendimento do pároco: terças, das 17h30 às 19, sextas das 10h30 às 12h30. Em agosto será por marcação. Nesta fase de pandemia o atendimento deve ser agendado.

Outros horários podem ser combinados por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt.

Acompanhamento espiritual: o pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar.

Confissões: quartas-feiras e sábados, das 9h45 às 11h, na Capela da Misericórdia, Matriz Antiga. Em agosto não haverá confissões.

Devido ao tempo de pandemia, pode eventualmente haver alterações, as quais serão atempadamente comunicadas no boletim paroquial EFFATHÁ ou nos meios disponíveis para o efeito.

Famalicão: Piscinas Municipais abrem esta semana

Está marcada para o dia 1 de julho a reabertura ao público das piscinas municipais exteriores e interiores de Vila Nova de Famalicão.

As piscinas exteriores do complexo desportivo de Famalicão estarão abertas até ao dia 15 de setembro, de terça a domingo, com dois períodos de utilização – 09h30 às 13h15 e 14h15 às 18h00 – ambos limitados a uma capacidade máxima de 180 pessoas. Os utentes não poderão utilizar o espaço nos dois períodos, exceto se não tiver sido atingido o limite máximo da piscina uma hora após a abertura do segundo período de utilização.

O acesso às piscinas exteriores é feito por um portão que se encontra sinalizado à entrada do recinto. Antes do portão estará um painel informativo do estado de ocupação do espaço.

Igualmente para o dia 1 de julho está marcada a reabertura ao público das piscinas interiores de Famalicão, Joane e Ribeirão e os utentes interessados em voltar a frequentar a escola municipal de natação deverão reativar a sua matrícula entre os dias 15 e 30 de junho na secretaria do respetivo complexo.

No caso da piscinas exteriores, os balneários estarão encerrados, funcionando apenas com WC. Os balneários das piscinas interiores estarão abertos com o acesso aos chuveiros e secadores interdito e com um tempo máximo de permanência de 10 minutos.

É ainda obrigatório o uso de máscara dentro dos complexos desportivos, a desinfeção das mãos e o distanciamento social.

Barcelos: PSP de megafone no centro da cidade manda cerca de 100 pessoas para casa

A PSP de Barcelos teve que intervir no habitual encontro de populares, que acontece aos domingos, na Avenida da Liberdade.

De acordo com a Rádio Cávado e o jornal O Minho, os agentes da autoridade tiveram que utilizar um megafone para pedir à população para se distanciar. Momentos mais tarde acabou mesmo por dar ordem para desmobilizarem do local.

Segundo o jornal online, que contactou fonte da PSP, nenhum popular foi identificado, uma vez que todos acataram a ordem de imediato.

Imagem: Rádio Cavado