Famalicão: Casa das Artes reabre com teatro pelo Baú dos Segredos

A Casa das Artes reabre esta quinta-feira com a programação cultural normal após alguns meses fechada por causa da covid-19.

O primeiro espetáculo é de teatro, com a adaptação da história de Oliver Twist, pela companhia Baú dos Segredos.

O espetáculo, com produção de João Regueiras e da Casa das Artes, pode ser visto às 21h30, no grande auditório, esta quinta, sexta e sábado.

A entrada custa 3 euros; estudantes, portadores do Cartão Quadrilátero Cultural e seniores (a partir de 65 anos) pagam 1.5 euros.

Salienta-se que o acesso à sala de espetáculos, devido a razões de segurança sanitária, será especificamente acompanhado pela equipa de acolhimento da Casa das Artes.

A história de Oliver Twist é uma adaptação da obra de Charles Dickens, com a qual Baú dos Segredos comemora o seu décimo terceiro aniversário ao serviço da cultura famalicense.

Adaptação, encenação e cenografia de João Regueiras. O elenco é formado pelos alunos das classes A e B do Baú dos Segredos. Direção Musical: Rui Mesquita.

O espetáculo tem o apoio do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco.

Regresso aos pavilhões ainda sem luz verde da DGS

As cinco principais modalidades de pavilhão – futsal, hóquei em patins, andebol, basquetebol e voleibol – ainda não têm autorização para regressarem aos pavilhões.

Esta terça-feira houve uma reunião com a Direção-Geral da Saúde e a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto que terminou sem qualquer decisão. No próximo dia 7 há nova reunião.

Em causa está o procedimento para que se regresse aos treinos e jogos sem restrições, situação que não tem, para já, o aval da DGS que ainda não analisou todos os documentos enviados pelas cinco federações.

Na reunião, por vídeo-conferência, estiveram os diretores técnicos nacionais e médicos de cada Federação, assim como Filipe Pais (chefe de gabinete da Secretaria de Estado) e Miguel Arriaga (representante da DGS).

Famalicão: AML formaliza protocolo de cooperação com a ACIP

A Associação de Moradores das Lameiras – AML e a ACIP – Ave Cooperativa Intervenção Psico-Social, formalizaram, esta segunda-feira, um protocolo de cooperação.

As duas instituições já têm um trabalho conjunto de anos, mas só agora formalizaram em “papel” a colaboração entre as duas instituições. Ao abrigo deste protocolo a AML continuará a receber formandos dos vários cursos lecionados pela ACIP.

Jorge faria, presidente da direção da AML, referiu que «esta formalização do protocolo traz uma mensagem a toda a comunidade: todos devemos ser cooperantes e trabalhar em parceria para que continuemos a ter os serviços de excelência que ambas as instituições prestam diariamente em Vila Nova de Famalicão».

Plenário inaugural do núcleo de Famalicão da Iniciativa Liberal é sábado

No próximo sábado, será realizado o Plenário Inaugural do Núcleo Territorial de Famalicão do partido Iniciativa Liberal (IL). O encontro decorre no Auditório da União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, na Avenida de França.

Após a aprovação no Conselho Nacional do partido, o Núcleo de Famalicão dá o último passo para a sua criação.

Neste plenário serão eleitos os órgãos constituintes do Núcleo: o Grupo de Coordenação Local (GCL) e a Mesa do Plenário. Para cada órgão haverá uma eleição em que os membros do Núcleo votarão nas listas concorrentes. Após o apuramento dos resultados eleitorais, proceder-se-á à tomada de posse.

Com a formalização do Núcleo, os Liberais de Famalicão esperam poder dar início à atividade política no concelho, trabalhando propostas e soluções para melhorar o nível de vida da população, nunca esquecendo a sua base ideológica e programática de reduzir o peso do Estado na vida dos cidadãos «e lançar as bases para uma sociedade mais livre e autónoma».

Famalicão perde em casa com aflito Portimonense

Um golo, marcado aos 17 minutos, bastou para o Portimonense surpreender o FC Famalicão e, assim, somar mais três pontos na luta pela manutenção.

Depois de uma primeira parte na qual os famalicenses estiveram distantes do que sabem e podem, também por culpa da postura e atitude adversária, na segunda metade os jogadores de João Pedro Sousa foram em busca do empate que, no entanto, não alcançaram.

Neste período, o Famalicão esteve perto do golo, pelo menos em três ocasiões, mas o guarda redes adversário, Gonda, esteve em bom plano.

Liga autoriza mais jornalistas nos estádios

Segundo anunciou, esta terça-feira, a Associação de Jornalistas de Desporto (CNID), a Liga de Clubes autorizou o aumento de jornalistas e fotógrafos nos estádios.

Após várias diligências desta associação e de outras entidades, a Liga «compreendeu as necessidades dos jornalistas», lê-se no comunicado do CNID que explica que passa a ser permitida a presença de 15 fotógrafos (eram 7) e 4 repórteres de rádio (eram 3) junto ao relvado.

Na tribuna de imprensa mantém-se a redução para um terço da capacidade, mas agora com máximo de acesso a 40 jornalistas (até aqui eram apenas 25).