Aluno da CIOR desenvolve dispositivo que analisa a qualidade do ar

Um aluno da Escola Profissional CIOR desenvolveu um projeto de eletrónica, chamado “Sentinela”, capaz de medir o ar segundo vários parâmetros. O dispositivo é capaz de detetar diferentes tipos de gases como gás natural, gás butano, propano e monóxido de carbono.

O sistema, premiado no concurso “O meu projeto é empreendedor”, vai além da análise: é capaz de realizar o corte do abastecimento de gás e água e alertar o proprietário via email e/ou via aplicação para smartphone.

Além disso, o sistema é expansível, isto é, suporta a ligação de novos sensores ou atuadores que poderão ser colocados noutras divisões e atuar conforme o utilizador defina. Nestes, podem ser incluídos sensores de inundação, de presença, de abertura de portas e janelas, temperatura, entre muitos outros.

Segundo informa a CIOR, o sistema pode ser monitorizado remotamente visto que todos os dados recolhidos são enviados para uma plataforma na internet.

Continental Mabor já não tem intenção de reduzir salários

A Continental Mabor, com unidade de produção na freguesia de Lousado, em Vila Nova de Famalicão, já não tem intenção de reduzir os salários dos trabalhadores.

A informação é de fonte oficial da empresa, citada pelo Jornal de Negócios. De acordo com a publicação, o recuo nos cortes salariais estará relacionado com a “evolução positiva dos mercados”.

As previsões fazem antever o levantamento do lay-off no final deste mês de junho e a retoma da laboração ao fim de semana no princípio de julho. Uma situação que deverá ser confirmada no decorrer desta semana, adiantou Vítor Sampaio da Comissão de Trabalhadores da empresa ao Negócios.

O mesmo representante dos profissionais revelou ter chegado a acordo com a administração da empresa para, nesta fase de resposta à pandemia, haver mais flexibilidade por parte dos trabalhadores para a troca de turnos, folgas e trabalho extraordinário.

Vídeo: EDP Distribuição na defesa e proteção do património florestal

Com o intuito de proporcionar um fórum de discussão de medidas concretas e capazes de garantir a segurança das redes elétricas, das populações e dos espaços florestais, a EDP Distribuição promoveu a II Conferência sobre a Gestão da Vegetação, no passado dia 4 de junho.

A EDP Distribuição é a empresa concessionária da rede de distribuição de energia elétrica de Alta e Média Tensão em Portugal Continental, e das redes de Baixa Tensão dos 278 municípios portugueses. A empresa distribui eletricidade para 99,5% dos pontos de entrega nacionais, num total de 6,1 milhões de clientes.

Conheça os processos que suportam esta atividade, aqui.

Fábio Veríssimo no Famalicão x Braga

O árbitro Fábio Veríssimo da A.F. Leira é o escolhido para arbitrar o jogo desta sexta-feira, que opõe o Futebol Clube de Famalicão ao S.C.Braga.

Nuno Pereira e Pedro Martins são os assistentes, enquanto que o 4º árbitro é Miguel Nogueira.

O VAR / AVAR está a cargo de Hélder Malheiro e Rui Cidade.

Recorde-se que o jogo disputa-se às 21h15 desta sexta-feira no Estádio Municipal de Famalicão. Em caso de vitória, o Futebol Clube de Famalicão “apanha” o S.C.Braga, atualmente com 46 pontos.

Nacional: Detido homem que agrediu pai de 90 anos com cinto

Foi detido esta terça-feira o homem que foi filmado a agredir o pai, um idoso de 90 anos, em plena via pública.

As imagens, registadas na zona de Alcobaça, região de Leiria, correram as redes e as autoridades já se encontravam a acompanhar o caso.

De acordo com o jornal Correio da Manhã, o autor das agressões foi agora detido pela polícia.

Por se tratar de um crime público, a vitima não necessitava de apresentar queixa para o caso ser investigado e levado a julgamento.

Famalicão: “Cuidar Maior” não esmorece com opções do Governo

O Governo selecionou 30 municípios para integrar o projeto-piloto dos cuidadores informais. Famalicão ficou fora destas opções apesar de ter um projeto pioneiro no país, que se chama “Cuidar Maior”, criado pelo Centro Social e Paroquial de Requião, pela Didáxis e pela Junta de Freguesia de Requião.

Adélia de Almeida, coordenadora do projeto “Cuidar Maior”, diz que esta opção por não incluir o concelho de Famalicão «não tem justificação possível e o porquê também não sabemos». A responsável pelo desenvolvimento do projeto “Cuidar Maior” admite que estão a tentar saber o porquê junto de entidades com responsabilidade na matéria, aguardando ainda as respostas. Mas, mesmo estando de fora, Adélia de Almeida confessa que «estamos cheios de força e não foi isso que nos desmotivou».

O único foco da equipa “Cuidar Maior”, que está sediada na Junta de Freguesia de Requião, é o atendimento aos cuidadores informais nas freguesias de influência. «Somos uma equipa determinada e vamos continuar a ser persistentes», realça.

Uma das vantagens deste projeto-piloto é que os cuidadores informais se possam candidatar a benefícios financeiros, técnicos ou de tempo de descanso. Mas os responsáveis do projeto “Cuidar Maior” também estão a ajudar os cuidadores a preencherem formulários para se poderem candidatar a estas mesmas ajudas já aprovadas pelo Governo.

O apoio não se fica por aqui. O “Cuidar Maior” está a proporcionar formação aos cuidadores e a prestar outros auxílios diversos. Por exemplo, durante a pandemia da covid-19, e porque não podiam prestar auxílio presencial, mantiveram o contacto telefónico com cerca de 30 famílias sinalizadas e, nalguns casos, levaram alimentos a casa porque esses cuidadores não tinham retaguarda familiar. Apesar da covid-19, que abrandou o andamento do projeto, o certo é que agora estão a trabalhar em pleno, com atendimento, formações e ajudas nos domicílios. «Estamos a fazer o nosso caminho, como é costume em Famalicão», realça Adélia de Almeida.