Covid-19: Direção Geral da Saúde autoriza chuveiros nos ginásios

O uso dos chuveiros nos ginásios e espaços de prática de exercício físico passa a ser permitido a partir de hoje, de acordo com a norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) de 29 de maio e que foi atualizada.

A atualização da norma regulamenta que a utilização dos balneários é permitida “se for possível assegurar as condições de distanciamento físico, higienização, limpeza e desinfeção”, pelo que aconselha que estes espaços “devam ser sujeitos a um aumento da frequência de limpeza e higienização”.

A DGS estabelece que a utilização dos chuveiros deve ser feita mantendo o distanciamento físico “de pelo menos dois metros” entre utilizadores.

A autorização do uso de chuveiros era uma das principais reivindicações do setor dos ginásios depois de ter sido autorizada a sua abertura, alegando a Associação de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP) que a sua interdição era um “forte condicionamento” à retoma.

Nesta revisão da norma pela DGS mantém-se a não retoma de sessões de grupo dedicadas a grávidas, idosos, ou pessoas com doenças crónicas, “pelo risco acrescido que estas populações parecem apresentar”, assim como devem permanecer encerradas saunas, banhos turcos, hidromassagem, jacuzzi e equipamentos similares.

Noutro âmbito, a DGS reforça também que continua a não ser permitida “a presença de público nos eventos desportivos, devendo reduzir-se ao mínimo o número de envolvidos em cada evento, de acordo com a legislação em vigor”, gorando, para já, as pretensões de muitos agentes do futebol, que têm manifestado o desejo de voltar a ter adeptos nas bancadas dos jogos da I Liga.

Raposa “covid” volta a Famalicão no verão

A raposa ‘Covid’, que foi resgatada pelo Centro de Recolha Animal de Vila Nova de Famalicão, no início de maio, e que está a crescer no Parque Nacional da Peneda-Gerês, volta a Famalicão no verão, ao local onde foi encontrada.

O animal foi encontrado em Famalicão, em local não revelado, ainda cria. Estava perdido, em situação de abandono e, na altura, foi confundido com um cachorro.

Alertado, o Centro de Recolha Animal de Famalicão recolheu a pequena raposa e entregou-a ao Centro de Recuperação de Fauna Selvagem do Parque Nacional da Peneda-Gerês, entidade referência para a vida selvagem. Está em situação de cativeiro, a crescer e a ganhar instinto para enfrentar o habitat natural.

Covid-19: Cidade Hoje revela número de mortes, casos ativos e recuperados em Famalicão

Desde o dia 24 de Março, até esta sexta-feira, dia 12 de junho, no concelho de Vila Nova de Famalicão registaram-se 17 óbitos por Covid-19.

De acordo com o relatório de situação mais recente, divulgado esta sexta-feira pela Direção Geral da Saúde, desde o início da pandemia, o concelho de Vila Nova de Famalicão soma 404 casos, sendo que 340 já recuperam da infeção, enquanto que 47 ainda se mantêm ativos.

Confira o quadro detalhado com os dados mais recentes da pandemia no país e no concelho

Telhado: Dez pessoas envolvem-se em desacatos na via pública

A GNR foi chamada à freguesia de Telhado, Vila Nova de Famalicão, na noite desta quinta-feira, depois de alertada para desacatos que estariam a acontecer na via pública, nas proximidades de um café, na Avenida Principal.

De acordo com fonte policial, os desacatos terão ocorrido por volta das 22h00, entre um grupo de 10 elementos que, por motivos desconhecidos, se desentenderam.

A GNR deslocou-se ao local com elementos da força de intervenção, contudo, o grupo acabou por desmobilizar à chegada das autoridades.

BV Famalicenses elogiam operacionais com voto de louvor

Reunidos em assembleia, na passada terça-feira, os associados dos Bombeiros Voluntários Famalicenses aprovaram o Relatório e Contas de Gerência de 2019. O documento reflete os 16.500 serviços efetuados só na área da saúde e um investimento que ultrapassou os 450.000 euros.

O presidente da direção, António Meireles, referiu que os grandes investimentos e as outras despesas correntes, suportados com capitais próprios, só foram possíveis pelo alto nível de esforço de profissionais e voluntários. Realçou, por isso, a importância da formação e do equipamento para que os operacionais continuem a dar a melhor resposta no dia-a-dia.

Uma das vantagens, analisada nesta Assembleia, é o reconhecimento por parte das empresas no Núcleo de Formação, certificado pela ENB Escola Nacional de Bombeiros e recentemente pela DGERT. É visto como uma mais-valia no âmbito da prevenção como da primeira intervenção, tanto na saúde como no combate a incêndios.

No âmbito da agenda de trabalhos, o presidente da direção aprovou um voto de louvor aos operacionais que tornaram possível manter o funcionamento do Corpo de Bombeiros durante o período difícil da covid-19. Foi um voto aprovado com aclamação.

O comandante do Corpo de Bombeiros apresentou uma proposta, aprovada por unanimidade, relativa às cerimónias de Todos os Santos e Fiéis Defuntos, que visa concentrar junto do mausoléu da Associação, no Cemitério Municipal de Moço Morto, as cerimónias que se dispersavam pelo concelho nestas datas.

O presidente do conselho fiscal, também provedor da Santa Casa da Misericórdia de Famalicão, realçou o empenho dos operacionais desta corporação na ajuda aos mais fragilizados, dando como exemplo os idosos da Santa Casa.

A sessão terminou com um minuto de silêncio em homenagem aos bombeiros falecidos no ano de 2019.