Covid-19: Coimas por falta de máscara só nos transportes públicos

O primeiro-ministro afirmou hoje que apenas serão aplicadas coimas por falta de uso de máscara nos transportes públicos e disse que as lojas que vão retomar a atividade na segunda-feira abrirão às 10:00.

António Costa avançou estes dados sobre o plano de retoma da economia, que hoje anunciou no final do Conselho de Ministros, em entrevista à RTP em São Bento.

Entre essas medidas hoje anunciadas, está a obrigatoriedade do uso de máscaras para quem andar nos transportes públicos, ou se deslocar a uma escola ou a um espaço comercial.

“Nós só prevemos a aplicação de coima nos transportes públicos, porque aí é muito difícil haver as normas de afastamento físico que são necessárias. Hoje, até nos supermercados nas filas para as caixas, está uma marcação no chão de qual é a distância que cada um deve ter. Nós não podemos fazer isso nos transportes públicos”, justificou o primeiro-ministro.

Na entrevista, o líder do executivo voltou a defender a necessidade de haver horários diferenciados para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e dos locais de trabalho em geral.

“Para diminuir a pressão da procura, o Governo incentiva o desfasamento de horários. As escolas quando reabrirem reabrem às 10:00. Este novo comércio que vai retomar [na segunda-feira] reabrirá só reabre a partir das 10:00 de forma a diminuir a pressão”, apontou António Costa.

O primeiro-ministro destacou ainda que o Governo optou por manter “a obrigatoriedade do teletrabalho durante todo o mês de maio para as atividades que podem estar nessas condições”, tendo em vista, precisamente, “não aumentar neste momento a pressão também sobre os transportes públicos”.

Famalicão: O Vicente deixou-nos, até sempre guerreiro!

O Vicente, natural de Vila Nova de Famalicão, deixou-nos esta quinta feira.

Estava internado no IPO a aguardar um dador de medula, depois de, aos três anos de idade, lhe ter sido diagnosticada um tipo de leucemia.

Durante o último ano o Vicente foi um resistente, tendo passado por vários tratamentos de quimioterapia e transfusões de sangue. Todas as etapas contaram com um apoio infindável da família, mas também da comunidade, que se uniu sensibilizada com a causa.

Nesta quinta feira chegou a notícia que ninguém queria ter, uma má notícia. O pequeno Vicente decidiu descansar… para sempre.

Até já guerreiro! ?

Covid-19: Governo autoriza reinício da I Liga no final do mês de maio

A I Liga portuguesa de futebol pode ser reatada no final de maio, depois de ter sido suspensa em 12 de março devido à pandemia de covid-19, disse hoje o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

Após uma reunião do conselho de ministros, Pedro Siza Vieira disse, num debate sobre a retoma da economia na Assembleia da República, que “no final do mês [de maio] poder-se-á retomar a competição profissional na I Liga de futebol”.

A I Liga foi suspensa por tempo indeterminado em 12 de março, após 24 das 34 jornadas – com o FC Porto na liderança da I Liga, com um ponto de vantagem sobre o campeão Benfica –, faltando disputar 90 jogos, bem como a final da Taça de Portugal, que vai opor Benfica a FC Porto.

Já a II Liga, que também foi interrompida após a 24.ª jornada, não recebeu ‘luz verde’ do Governo para o seu reatamento.

PS diz que é preciso estar atento aos maus-tratos às crianças

O Partido Socialista, a Juventude Socialista e as Mulheres Socialistas de Vila Nova de Famalicão pedem que todos estejam atentos aos riscos de maus-tratos a crianças e adolescentes.

Este problema, diz o PS, em comunicado à imprensa, pode ter contornos mais graves em tempos de confinamento social, em que vítimas e agressores partilham o mesmo espaço. «Não podemos ignorar que, por vezes, o inimigo está dentro de casa e que a exposição ao risco e ao perigo aumentam exponencialmente», sensibiliza.

O PS acrescenta que «estes problemas podem acontecer ao nosso lado e, por isso, todos somos responsáveis por agir».