António Raminhos e Luís Filipe Borges no IPCA

Os humoristas António Raminhos e Luís Filipe Borges vão estar na Escola Superior de Gestão (ESG) do IPCA para fechar o programa das comemorações dos seus 25 anos de atividade.

O espetáculo de stand-up comedy realiza-se no dia 8 de outubro, no “Encontro 25 anos da ESG”, com início previsto para as 19h, no Campus do IPCA. Durante o evento será servido um soft dinner e haverá ainda animação musical.

Luís Filipe Borges e António Raminhos apresentam, assim, no IPCA, “O Teu Talk Show”, um espetáculo cujos convidados dos humoristas são os espetadores.

A inscrição no “Encontro 25 Anos da ESG” é aberta a toda a comunidade académica e tem o custo simbólico de 15,00€, valor que reverte na totalidade para o Fundo de Emergência do IPCA. As inscrições para o evento estão abertas até ao dia 3 de outubro, até à capacidade máxima do espaço, de acordo com as normas da Direção Geral de Saúde.

Programa dos 25 Anos da ESG

As celebrações iniciam no dia 6 de outubro, com uma simbólica homenagem ao primeiro Diretor da ESG, o Professor João Carvalho, e com uma resenha dos 25 anos de atividade da escola. Segue-se a Sessão Solene, que conta com a presença do Secretário de Estado do Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira. Ainda neste dia vão tomar posse e reunir os membros do 1º Conselho Consultivo da ESG.

O dia 7 de outubro é dedicado à investigação aplicada, nas áreas em que a ESG leciona, com o primeiro Symposium on Applied Research in Management School.

O dia 8 de outubro é dedicado aos novos estudantes de licenciatura, com a iniciativa “Conversas com…”. A primeira sessão está marcada para as 14h30 e a segunda para as 16 horas.

Distrital do PSD congratula-se com eleitos para órgãos da Assembleia da República

A Comissão Política Distrital do PSD de Braga congratula-se pela eleição de Jorge Paulo Oliveira para secretário da Mesa da Assembleia da República, e do vimaranense Emídio Guerreiro para presidente do Conselho de Administração do órgão.

Recorde-se que a Assembleia da República será liderada por José Pedro Aguiar-Branco, também do PSD.

O famalicense Jorge Paulo Oliveira está no Parlamento desde 2011 e foi eleito para novo mandato nas eleições de 10 de março, integrando a lista da Aliança Democrática pelo distrito de Braga.

Paulo Cunha, presidente da Distrital do PSD e vice-presidente nacional desta estrutura partidária, recorda que a escolha dos deputados à Assembleia da República foi um «processo exigente e responsável» para «garantir os seus melhores candidatos – apesar de o Distrito ter muitos, e bons – mulheres e homens, que ofereciam, e oferecem, muita confiança a todos os eleitores do território bracarense», destaca o político famalicense. E que este é o resultado dessas opções, conclui o responsável pelo PSD no distrito de Braga.

Famalicão: Alunos e professores de quatro países recebidos em Pedome

No âmbito do projeto Erasmus + KA210 “Digital Power”, a Escola Básica Terras do Ave recebeu, durante uma semana, um grupo de 8 alunos e 9 professores, oriundos de escolas da Alemanha, Croácia, Macedónia do Norte e Turquia.

«Na visita às nossas instalações, os alunos e os professores estrangeiros assistiram a algumas aulas e compreenderam o funcionamento da escola», explicou Almerindo Oliveira, professor dinamizador do evento.

Os alunos participaram em atividades de programação e robótica, workshops LEGO, mBot2, VinciBot ena “Drones On”. No último dia conheceram o funcionamento do Clube de Robótica, que teve início neste ano letivo.

Além do debate de ideias, houve uma vertente lúdica, que os levou até à cidade do Porto, onde puderam conhecer locais típicos como a Estação de Comboios de S. Bento, a Ponte D. Luís I, a Ribeira, o Mercado do Bolhão e a Rua de Santa Catarina.
«Nesta mobilidade, os participantes aperfeiçoaram as suas competências na utilização de aplicações digitais a que podemos recorrer no dia-a-dia, assim como naquelas relacionadas com a programação e a robótica», concluiu o professor.

Famalicão: Alunos do 9ºano visitam Escola Profissional CIOR

Aproxima-se cada vez mais o momento em que os alunos do 9º ano terão de escolher o rumo do seu percurso académico e profissional.

Com o objetivo de proporcionar mais informação que possa facilitar a tomada de decisão, os alunos do 9º ano das Escolas Básicas D. Maria II e Conde de Arnoso visitaram a Escola Profissional CIOR.

A participação nos workshops disponibilizados permitiu conhecer os diferentes cursos profissionais em oferta para o ensino secundário.

Famalicão: Camilo Castelo Branco em Itália através do Programa Erasmus+

Um grupo de alunos e professores do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco participou, de 17 a 23 de março, num intercâmbio em Itália, na cidade de Martina Franca. Uma mobilidade através do projeto do Erasmus + Projeto “Strengthening Democracy through” que visou fomentar a inclusão, diversidade, tolerância e a participação democrática dos alunos, reforçando assim a identidade europeia dos estudantes e dos professores.

A sua apresentação aos colegas na escola de acolhimento foi um dos pontos altos desta mobilidade, por causa do confronto de ideias, discussão e partilha de opiniões de forma a enriquecer o debate e a abordagem dos temas propostos.

Durante a estadia em Martina Franca, os onze alunos tiveram a oportunidade de partilhar as rotinas com uma família italiana que os acolheu de forma muito calorosa e afetuosa e que tudo fizeram para que os alunos se sentissem em casa.

Os alunos tiveram a oportunidade de usar diariamente uma língua que não a materna, numa escola que é muito diferente da que frequentam no seu dia-a-dia, e em atividades que decorram num ambiente e em contextos muito diferentes do que estão habituados. A parte cultural não foi descurada e os alunos tiveram oportunidade de visitar as cidades que possuem um património cultural reconhecido pela UNESCO como, Taranto, Alberobello, Lecce, a capital da Puglia e Otranto.

Os estudantes revelaram um grande empenho em todas as atividades e vistas e esta postura levou a que durante uma semana se tivessem criado amizades e memórias inesquecíveis.

Famalicão: Escola Básica Conde de Arnoso continua a comemorar os 50 anos do 25 de Abril

A Escola Básica Conde de Arnoso está a assinalar os 50 anos do 25 de Abril com diversas atividades.

Um projeto multidisciplinar que envolve conteúdos e competências de várias disciplinas e que se enquadra no tema “Cultura e Património Local”, em parceria com o programa educativo municipal “De Famalicão para o Mundo”.

Os objetivos passam por estimular a aprendizagem; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; demonstrar respeito pelo passado histórico; promover o ensino em contexto de fora de sala de aula.

As atividades iniciaram-se na última semana de aulas, entre 18 e 21 de março, com a decoração do espaço da Biblioteca Escolar onde decorreram palestras educativas, para alunos do 7.º ano 9.º ano, designadas: “À Conversa com…” Artur Sá da Costa, Mário Martins conjuntamente com o Coronel Bacelar Ferreira, e por último, a advogada Margarida Malvar.

Na Biblioteca foi organizada a exposição “Olhares sobre a ditadura”, com trabalhos e contributos de alunos de vários níveis de ensino; foi colocado um painel construído com materiais reutilizáveis, com o título “Agir na liberdade”, cumprindo os objetivos do Eco Escolas e da Escola Azul; estão também patentes cartazes criados por alunos do 7.º ano de escolaridade, no âmbito da disciplina de Cidadania.

Famalicão: IP lança concurso de 10 milhões para a reabilitação da Estrada 206

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou o concurso público para a empreitada de reabilitação da ER206, que liga Famalicão e Guimarães. O troço a intervencionar inicia-se junto à rotunda de acesso à variante nascente de Vila Nova de Famalicão (Moutados) e desenvolve-se até ao seu entroncamento com a ER310, numa extensão total de 15,128 quilómetros.

O investimento previsto atinge os 10 milhões de euros, com um prazo de execução de 420 dias.

Segundo o plano da obra, estão previstas intervenções ao nível do pavimento, no reforço/reabilitação/ substituição dos sistemas de drenagem e de sinalização e segurança. Serão reformuladas duas interseções, através da construção de duas rotundas aos quilómetros 24,317 e 28,776. Incluída, também, a criação de passeios em algumas zonas do troço.

Esta intervenção tem como objetivo a melhoria das características de circulação da via, repondo os níveis de serviço adequados a uma estrada desta natureza e contribuir para o aumento da segurança e circulação das diferentes tipologias de tráfego.

A via atravessa as freguesias de Gavião, Vale (S. Martinho), Requião, Vermoim, Pousada de Saramagos e Joane, e no concelho de Guimarães, cruza a União de Freguesias de Airão S. Maria e Airão S. João e Vermil, e as Freguesias de Ronfe e de Brito.