Apagão deixa clientes “presos” no interior do Braga Parque

Vários clientes ficaram retidos, na tarde desta quinta-feira, em algumas lojas do centro comercial Braga Parque, na cidade de Braga.

De acordo com a Braga TV, devido à falha na rede eletrica, algumas pessoas ficaram presas no interior do hipermercado que funciona naquele espaço. Tal situação estará a ser gerada devido aos sistemas anti-roubo.

A EDP já se pronunciou sobre a falha, espera que tudo esteja solucionado cerca das 15h00.

Famalicão: Paulo Cunha recandidata-se à distrital do PSD

Em comunicado emitido este domingo, Paulo Cunha assume a recandidatura à distrital de Braga do PSD, com eleições marcadas para 10 de setembro.

O famalicense e vice-presidente do PSD Nacional avança com a candidatura para novo mandato e para esta tomada de decisão conta “o facto do PSD ser presidido por Luís Montenegro, cujas condições políticas e humanas muito aprecio”, diz.

Não esconde também, “a ajuda que poderei dar ao sucesso das nossas diversas candidaturas” nos próximos atos eleitorais.

Desde 2020 à frente da estrutura distrital social democrata, Paulo Cunha fala em dois anos “de muito trabalho”; reconhece que não foi um período “pleno de êxitos”, mas está convicto de que fez tudo o que estava ao seu alcance, “reforçando a posição do PSD na sociedade civil e o seu entrosamento com as instituições do distrito”.

A sensivelmente um mês das eleições, Paulo Cunha diz que “é tempo de olhar o futuro”. Sobre o projeto e equipa que levará a votos, promete anunciar nos próximos dias.

Greve dos trabalhadores da IP vai afetar circulação de comboios nos dias 1, 3 e 5 de agosto

A organização sindical representativa dos trabalhadores da IP – Infraestruturas de Portugal (gestor da infraestrutura ferroviária) convocou uma greve para os dias 1, 3 e 5 de agosto e a Comboios de Portugal (CP) prevê «fortes perturbações» na circulação.

Em comunicado, a CP reporta que, «por motivo de greve convocada por organização sindical representativa dos trabalhadores da IP – Infraestruturas de Portugal preveem-se fortes perturbações na circulação de comboios, a nível nacional, em todos os serviços, nos dias 1, 3 e 5 de agosto de 2022».

Está prevista a realização de serviços mínimos nos dias da greve, sem prejuízo de poderem ser realizados comboios adicionais, cuja lista pode ser consultada em www.cp.pt

Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga volta a encerrar

A Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga volta a encerrar entre as 08h00 de domingo e as 08h00 de segunda-feira, avança a Agência Lusa.

Mais uma vez, o encerramento por 24 horas deve-se à impossibilidade de completar as escalas de médicos, confirma a administração do hospital.

Em caso de urgência, os utentes devem contactar a Linha SNS 24 – 808 24 24 24 e dirigirem-se a outros hospitais da região, nomeadamente aqueles que têm apoio da especialidade de Ginecologia e Obstetrícia, entre os quais Famalicão, Guimarães ou Viana. Em casos de maior complexidade, aconselha o Centro Hospitalar de São João, no Porto.

Recorde-se que no último mês e meio, este será o nono encerramento, por um período de 24 horas, do Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga.

 

Associação Têxtil e Vestuário crítica falta de apoios à internacionalização

A direção da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal está preocupada com o que diz serem atrasos e incertezas no apoio à internacionalização para este setor do têxtil e vestuário.

Mário Jorge Machado, presidente da ATP, garante que a Associação tem procurado informações junto das entidades competentes e que não tem obtido as respostas que precisa.

«As manifestações de preocupação foram dirigidas ao mais alto nível, a diversas entidades e responsáveis políticos, desde a membros do Governo, ao COMPETE, à AICEP Portugal Global, à própria CIP, e, nalguns casos, manifestações reiteradas», acusa.

Mário Jorge Machado recorda que as «últimas calls do Portugal 2020 para a internacionalização das empresas ficaram muito aquém das necessidades, com cortes orçamentais que não eram de todo esperados. Sobretudo numa altura essencial em que deveríamos estar a ajudar as empresas a reverter os efeitos provocados, primeiro, por uma pandemia, a que somaram, recentemente, outros provenientes da guerra, com crise de preços na energia e matérias-primas, subida da inflação e recuo da procura», frisa.

Ainda que reconheça que as verbas do Portugal 2020 possam estar esgotadas, Mário Jorge Machado lembra que há um «Programa como o Portugal 2030 que devia estar ao serviço da economia desde 2021, e estamos no 3.º trimestre de 2022 e ainda ninguém consegue antecipar quando poderá estar operacional, com abertura de calls nestas e noutras áreas».

Famalicão: Wagner Castro é campeão nacional de salto em altura

Em representação da Associação de Atletismo de Braga, o atleta do Clube de Cultura e Desporto de Ribeirão venceu, no passado sábado, o Torneio Nacional Olímpico Jovem, disputado em Lousada. O feito foi conseguido no salto em altura, com Wagner Castro a subir 1.69 metros, marca que representa um recorde pessoal. O atleta também competiu no quádruplo salto, terminando no oitavo lugar, com 14.47 metros.

Nesta competição, reservada para os escalões de iniciados e juvenis, o CCDR teve, ainda em competição, pela AA Braga, Eduarda Andrade que se estreou, também, num nacional, obtendo o décimo lugar classificação no quádruplo salto.

No escalão de juvenis, Tiago Pereira, recém-chegado do Europeu sub-18 em Jerusalém, conseguiu o quarto lugar no salto em altura, com 1.87m.

Do europeu, em representação das cores nacionais, Tiago competiu no triplo salto. No apuramento saltou 14,40m, que lhe garantiu o apuramento para a final que terminou no décimo segundo lugar.

No próximo fim de semana os atletas juniores terão o Campeonato Nacional Sub-20, no qual irão marcar presença.

 

Famalicão: Ricardo Mendes é o novo presidente Distrital do CDS PP

Ricardo Mendes é o novo presidente da Distrital de Braga do CDS-PP, sucedendo no cargo ao também famalicense Nuno Melo, eleito presidente nacional, em abril passado.

O ato eleitoral, com lista única, decorreu no passado fim de semana em todas as estruturas concelhias. Altino Bessa foi eleito presidente da Mesa da Assembleia Distrital e Daniela Mendes Silva preside ao Conselho de Jurisdição.

Depois de liderar, durante vários mandatos a Concelhia de Famalicão, Ricardo Mendes tem como objetivo «restruturar os órgãos distritais, motivar as estruturas concelhias e regenerar a confiança dos militantes», trazendo-os «de volta à discussão e conseguir passar novas ideias, encontrar soluções para os problemas estruturais que todos sentimos. E queremos trazer à colação as questões que conhecemos no distrito e levá-las à discussão no plano político nacional, tornando o partido útil para a sociedade».

O novo líder da distrital do CDS pede um «esforço conjunto de todas as estruturas concelhias – e por isso reunimos gente das diferentes concelhias nestes órgãos agora eleitos – para que todos sejamos capazes de devolver a confiança ao eleitorado, já nas próximas eleições europeias» que acredita ser o primeiro passo «para restituir o CDS-PP à Assembleia da República».

Como primeira medida, Ricardo Mendes vai realizar um périplo pelo distrito e pelas estruturas concelhias, num trabalho de base para «motivar e restruturar para os desafios que se apresentam ao partido e ao país nos próximos tempos».