Hacker português que investiu em Famalicão e foi detido pelo FBI vai ser julgado em Guimarães

Diogo Santos Coelho, jovem hacker de Viseu, de 25 anos, vai ser julgado no Tribunal de Guimarães, depois de ter alegadamente ganho, entre 2015 e 2022, pelo menos 654 mil euros com a venda ilícita de dados pessoais e bancários na plataforma Raidforums.

Grande parte do dinheiro foi utilizada em Famalicão, onde residia, para comprar uma casa e um automóvel Tesla, investimentos que chegam a 300 mil euros. Segundo a acusação, as quantias eram transferidas do site para criptoativos e, depois, para uma conta bancária no Banco Santander, permitindo-lhe usar o dinheiro à vontade.

Detido no aeroporto de Inglaterra, a pedido do FBI, Diogo Santos Coelho viu a extradição para os Estados Unidos anulada por um juiz britânico, devido ao autismo e ao alegado aliciamento online desde os 14 anos. Nos EUA, podia enfrentar até 52 anos de prisão.

O tribunal de Guimarães vai agora analisar o caso, considerado o local onde se concretizaram os principais crimes.

Fonte: O Minho

Famalicão: Liberdade no pódio regional de corta-mato curto

O Liberdade FC subiu ao pódio no Campeonato Regional de Corta-Mato Curto, que decorreu em Vizela, sábado, dia 10 de janeiro. Destaque para Maria Rodrigues que se sagrou vice-campeã distrital em juniores e absolutos; Eduardo Salazar tornou-se campeão distrital em sub-23 e é terceiro classificado distrital em absolutos; Tânia Silva também se sagrou terceira em absolutos.

O clube de Calendário participou no Campeonato Regional de Corta-Mato Curto com 20 atletas, um grupo que conseguiu oito pódios individuais, sendo cinco deles títulos distritais.

De destacar ainda os excelentes resultados de toda a equipa: no escalão de Benjamins A, Biatriz Almeida (7ª), Enzo Seara (9°) e Tiago João Silva (11°); Benjamins B, Beatriz Monteiro (1ª), Gabriela Costa (5ª), Lara Pinheiro (9ª), Inês Oliveira (11ª), Martim Sousa (3º) e Paulo Bourbon (6º); escalão de Infantis, Salvador Paupério (6º); Iniciados, Carolina Faria (2ª), Francisca Veloso (9ª), Leonor Monteiro (10ª) e Iara Sathler (11ª) e Gabriel Abreu (4º); Juniores, Maria Rodrigues (2ª); escalão de Sub-23, Eduardo Salazar (1º) e Inês Sousa; escalão de Absolutos, Tânia Silva (3ª) e Ramiro Costa (31°). Coletivamente, nos escalões jovens, a equipa feminina alcançou a 3ª posição.

Famalicão: Equipas da Didáxis passaram aos 1/16 avos de final

As duas equipas do Clube de Xadrez da Associação Académica da Didáxis passaram aos 1/16 anos de final da 57.ª Taça de Portugal em Xadrez. Prova que se disputou no dia 11, domingo. A próxima eliminatória é no dia 1 de fevereiro.

A equipa A do Clube de Xadrez da Associação Académica da Didáxis (CXA2D) confirmou o favoritismo diante do GD Macedense (Macedo de Cavaleiros) e venceu em todos os tabuleiros (vitória por 4-0) a contar para a 57.ª Taça de Portugal em Xadrez. A equipa, liderada pelo mestre nacional Ivo Dias, foi composta por Luís Romano, João Afonso e a mestre fide Inês Silva.

O CX A2D B, que milita na III Divisão Nacional, venceu por 2,5-1,5 a CX da Escola João de Meira (Guimarães), que disputa o mesmo escalão. A passagem desta eliminatória foi assegurada por Diogo Lopes (capitão), Gil Costa, Marco Pereira e Artur Lemos.

A próxima sessão do Campeonato Nacional de Equipas da II Divisão, III Divisão e Campeonato Distrital Equipas está agendada para o dia 18 de janeiro. A equipa A da CX A2D defronta o Xadrez Colégio Efanor B; a equipa B da Didáxis encontra-se com a Escola João de Meira A; a equipa C da Didáxis terá pela frente o CCC Barcelos A. Todas jogam em casa.

 

Famalicão: Escuteiros de Calendário já têm programa para o 85.º aniversário

O Agrupamento de Escuteiros 291 de Calendário completa, este ano, 85 anos de atividade. A abertura das comemorações está agendada para o dia 24 de janeiro (sábado), com a realização de uma sessão solene, no salão paroquial, a partir das 21h00, para a qual, o agrupamento convida toda a comunidade.

Esta sessão inaugural, para a qual foram convidadas entidades civis e religiosas, contará com um painel de seis intervenientes, que abordarão, no âmbito do escutismo, os desafios do passado, do presente e do futuro da juventude.

O programa comemorativo inclui ainda, nos dias 18 e 19 de julho, um acampamento de aniversário, que, para além da participação de todos os escuteiros do agrupamento, envolverá também os seus pais.

No dia 21 de julho, data do aniversário, realizar-se-á, na sede do agrupamento, um momento festivo, com champanhe e corte do bolo.

De 3 a 8 de agosto, o Agrupamento participará, com todas as suas secções, no ACAREG – Acampamento Regional de Braga.

As comemorações do 85.º aniversário encerrarão no dia 19 de dezembro, com um evento que será oportunamente divulgado.

O agrupamento 291 conta atualmente com 95 elementos, distribuídos pelas várias secções: 23 lobitos, 19 exploradores, 20 pioneiros, 13 caminheiros e 19 dirigentes, destacando-se Ana Sousa, como chefe no período de 2024 a 2027.

No passado sábado, dia 10, realizou-se, no salão de S. Miguel o Anjo, a tradicional Ceia de Reis, que reuniu escuteiros, pais e amigos. A animação esteve a cargo do Grupo de Reis do 291, que, ao longo deste mês, também canta as janeiras em casa de quem o pretender, angariando fundos para as suas atividades escutistas.

ManSanches

ARPO celebra 45 anos ao serviço da comunidade de Pousada de Saramagos

A ARPO – Associação Recreativa Pousadense celebrou, este domingo, 11 de janeiro, os seus 45 anos de existência, com um programa comemorativo marcado por vários momentos simbólicos para a comunidade.

As comemorações começaram com uma missa, seguida de uma romagem ao cemitério em memória dos associados já falecidos. Um dos momentos de maior destaque foi a inauguração da nova sala de reuniões, que recebeu o nome do sócio fundador e primeiro presidente da ARPO, Francisco Mesquita Martins, em reconhecimento pelo seu contributo para a associação.

A cerimónia contou com a presença do vice-presidente do Município, Pedro Oliveira, do presidente da Junta de Freguesia de Pousada de Saramagos, José Pereira, e do presidente da AFSA, Paulo Cortinas, bem como de muitos sócios.

O presidente da ARPO, Hélder Costa, manifestou satisfação pela forte participação dos associados e pela presença das entidades oficiais, reforçando que a associação se mantém ativa e comprometida com a melhoria das instalações e das valências ao serviço da população.