Bernardo Vieira é 4º melhor do mundo

O atleta Bernardo Vieira, de 12 anos, da Jing-She Escola de Wushu de Famalicão, foi o atleta português que representou a Selecção Nacional de Wushu da Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas UPD, no 7º Campeonato do Mundo de Juniores de Wushu, que decorreu entre 9 e 16 de Julho, na cidade de Brasília, no Brasil.
O atleta partiu acompanhado pelos seus treinadores, Alexandre Oliveira – também treinador da Selecção Nacional de Wushu, e Ana Rita Rego. Em competição estiveram selecções de todos os continentes, num total 700 atletas.
Bernardo Vieira competiu no escalão sub 12, tendo realizado o máximo de provas individuais permitidas neste grupo etário (duas) – Qiangshu (Lança) e Changquan (Punhos Estilos Longos).
No primeiro dia de competição, e na sua primeira prova deste mundial, o atleta alcança um resultado histórico para Portugal: 4º lugar na prova Qiangshu com a nota de 8.55, obtendo Diploma Mundial só acessível aos 8 melhores do mundo. Bernardo Vieira foi o melhor europeu na prova de Qiangshusub 12 e o primeiro atleta português a alcançar tão elevado lugar em mundiais de Wushu Juniores ou Seniores. Nesta prova, nos 3 primeiros lugares ficaram Singapura com 8.67, os EUA com 8.70 e a Malásia com 8.92.
Bernardo Vieira competiu dois dias seguidos e ao segundo dia, na sua segunda prova volta a fazer história no Mundial. O atleta foi o único europeu nos 15 primeiros lugares de um total de 35 atletas da prova mais disputada de todo o campeonato do mundo de juniores. À frente de Portugal ficaram os EUA e países da Ásia. Bernardo Vieira classificou-se em 15º lugar em Changquansub 12 com 8.36.
O atleta teve um percurso ascendente deste o seu primeiro mundial, há dois anos na Bulgária. Bernardo Vieira cumpriu o objectivo de melhorar a prestação do mundial de 2016, onde obteve o 10º lugar em Qiangshu e o 35º lugar em Changquan. Já em Maio deste ano, o atleta foi Campeão Europeu na prova Duilian, em equipa com o atleta Tomás Marques.
Os treinadores da Jing-She já se encontram com os olhos postos no próximo Campeonato do Mundo de Juniores de Wushu, cujo país será anunciado brevemente pela IWUF. Para esse próximo mundial de 2020, ambicionam alcançar ainda melhores resultados com este atleta e ver convocados outros atletas da Jing-She para representarem Portugal, naquela que é a prova de juniores com o maior nível mundial. Ainda este ano, a equipa de competição da Jing-She terá o Europeu de Qigong em Londres, e os campeonatos nacionais para disputar.

Hóquei em patins: FAC fecha campeonato com vitória

Depois de ter garantido, na penúltima jornada, o regresso à 1.ª divisão, a equipa de Vítor Silva terminou a época com uma vitória, 6-8, em casa do CH Carvalhos, em partida disputada este sábado.

O FAC totalizou 68 pontos em 26 jornadas da zona norte do nacional da 2.ª divisão, em resultado de 22 vitórias e apenas 2 empates e outras tantas derrotas. Agora, segue-se a disputa do título nacional frente ao primeiro classificado da zona sul, o CRF Murches, equipa de Cascais.

Hóquei em patins: Riba d´Ave/Sifamir discute promoção à 1.ª divisão a 4 e 11 de junho

Fechada, este sábado, a zona norte do nacional da 2.ª divisão, o Riba d´Ave/Sifamir, segundo da prova, com 64 pontos, depois da vitória, 6-2, sobre o Infante de Sagres, vai disputar o play off de promoção com o Sport Alenquer e Benfica. Os jogos que vão determinar qual destas equipas sobre à divisão maior da modalidade decorrem nos dias 4 e 11 de junho.

Da última jornada da fase regular, a equipa de Raul Meca começou a perder, mas depois do empate de Miccoli não mais largou a frente do marcador. Anderson Nery fez o 2-1, seguindo-se novo golo de Miccoli. Os visitantes reduziram para 3-2, mas antes do intervalo Hugo Barata fez o quarto golo ribadavense. Na segunda parte, mais dois golos: Miccoli aos 7 e Artur Ribeiro aos 24 minutos.

Foto: Marlene Ferreira

 

Ambiente: Espaços verdes de Famalicão contam com uma nova sinalização

O Município de Vila Nova de Famalicão está a sinalizar alguns espaços verdes do concelho com placas informativas que dão conta das novas práticas adotadas no tratamento e manutenção deles.

Estas novas soluções requerem menos recursos, nomeadamente água, que valorizam as espécies autóctones, os insetos polinizadores e o ecossistema e que podem ser reproduzidas em qualquer jardim, informa a autarquia.

Famalicão: Despiste de mota na Av. do Brasil faz um ferido

Pelo menos uma pessoa ficou ferida, na manhã deste domingo, num despiste de mota, em plena Avenida do Brasil, em Gavião, Vila Nova de Famalicão.

O acidente deu-se cerca das 08h00 e para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses e a VMER da unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

Desconhece-se o tipo de ferimentos da vítima.

Famalicão: Daniela Lopes é campeã nacional de águas abertas

Daniela Lopes, do GD Natação, é campeã nacional júnior de Águas Abertas e consegue o apuramento para o Europeu. O feito foi alcançado este sábado, na prova que decorre em Avis.

Afonso Silva foi quarto no mesmo escalão no campeonato nacional de Águas Abertas.