Câmara da Trofa criou Balcão da Inclusão

A Câmara Municipal da Trofa tem ao serviço dos cidadãos um Balcão da Inclusão. Instalado no Fórum Trofa XXI, este balcão está dotado de uma equipa multidisciplinar, com atendimento presencial, por telefone ou e-mail. Dispõe ainda de uma viatura para o transporte de pessoas com deficiência e/ou incapacidade.

Aberto ao público em geral, tem por objetivo informar, orientar e/ou encaminhar, em assuntos como benefícios fiscais, prestações sociais, produtos de apoio, acesso à formação profissional e modelos de acessibilidades, entre outros.

Esta é uma medida integrada na Operação “Trofa + Inclusiva” – 1ª ação – Resposta Integrada de Apoio à Inclusão (RIAI).

Pode contactar este serviço através do número 252 409 290 e e-mail: apoioainclusao@mun-trofa.pt.

Deixe um comentário

Quatro detidos por condução sob o efeito do álcool

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

Durante este fim de semana, a PSP deteve quatro condutores que estavam ao volante sob o efeito do álcool. Os detidos, nas cidades de Braga e Famalicão, com idades compreendidas entre os 24 e 40 anos, acusaram uma TAS entre os 2,06 e 2,89 g/l no sangue.

Ainda na cidade de Famalicão, um jovem de 25 anos foi apanhado a conduzir sem carta.

Mergulho no Cávado regressa no primeiro domingo de janeiro

A tradição recente do “Mergulho no Cávado” volta a animar a Praia Fluvial do Faial, na Vila de Padro, em Vila Verde, no dia 5 de janeiro, o primeiro domingo de 2025, segundo anunciou a organização.

O evento está marcado para as 11h15 e promete reunir corajosos banhistas dispostos a desafiar as baixas temperaturas da água.

Criada em 2015, esta tradição tem vindo a ganhar adeptos todos os anos. Na edição anterior, mais de 150 participantes mergulharam em águas com 10 graus de temperatura, ligeiramente mais quentes do que o ar, que marcava 9 graus.

Força Aérea sobrevoa a região para desejar um Feliz Natal

A Força Aérea Portuguesa volta a celebrar a época natalícia com um sobrevoo especial pelos céus de Portugal Continental. Uma parelha de aviões caça F-16M irá sobrevoar várias cidades, esta terça-feira, 24 de dezembro, para desejar um Feliz Natal à população.

O percurso, sujeito a possíveis alterações devido às condições meteorológicas, inclui os seguintes horários e cidades:

  • Figueira da Foz: 12:00
  • Coimbra: 12:05
  • Aveiro: 12:15
  • Porto: 12:20
  • Viana do Castelo: 12:25
  • Braga: 12:30
  • Guimarães: 12:35
  • Chaves: 12:40
  • Bragança: 12:45
  • Mirandela: 12:55
  • Vila Real: 13:00
  • Viseu: 13:05
  • Guarda: 13:10
  • Castelo Branco: 13:20
  • Portalegre: 13:25
  • Évora: 13:35
  • Setúbal: 13:45
  • Santarém: 13:55
  • Rio Maior: 14:00
  • Tomar: 14:05
  • Leiria: 14:15

Esta iniciativa simboliza a ligação da Força Aérea à comunidade, trazendo um momento especial aos céus nacionais. A população é convidada a assistir e a participar simbolicamente neste espírito de celebração.

Famalicense Miguel Maia é o novo diretor do Agrupamento das Escolas da Trofa

O professor Miguel Maia tomou posse, esta quinta-feira, como novo diretor do Agrupamento de Escolas da Trofa.

Natural de Calendário, mas atualmente a residir em Ribeirão, freguesias do concelho de VN Famalicão, Miguel Maia é professor de Educação Moral e Religiosa e já lecionou no agrupamento de que agora é o responsável máximo.

Na tomada de posse, salientou “o excelente trabalho que vem sendo realizado ao longo dos anos” neste agrupamento e prometeu abraçar o conceito de escola sem muros. Defendeu, aliás, “que só uma abertura à comunidade permitirá a prestação de um verdadeiro serviço público de educação, respondendo aos desafios impostos pelo mercado de trabalho e às expectativas, quer dos alunos, quer das famílias”. O professor famalicense quer uma escola que não viva alheada do seu meio e que “seja parte vitalizante” deste.

Miguel Maia escolheu como lema “A diversidade é a nossa força e a unidade é o caminho”, porque acredita que valorizar a diferença “faz a comunidade crescer e acentuará uma escola inclusiva. Uma escola de todos e para todos, impulsionando uma cultura democrática onde o respeito mútuo tem de ser uma máxima e onde, aí, a aprendizagem acontece”.

A cerimónia de tomada de posse teve lugar no auditório da Escola Secundária da Trofa, na presença, entre outros, do vereador da Educação do município trofense. Sérgio Araújo felicitou a nova direção e garantiu a continuidade do apoio da autarquia e do investimento na Educação.

Foto: Reprodução Facebook

Comunidade Intermunicipal do Ave aprova orçamento de mais de 27 milhões

Na manhã do passado sábado, a Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave), da qual faz parte o concelho de Famalicão, aprovou o plano de atividades e orçamento para o próximo ano no valor de 27,47 milhões de euros. Os transportes públicos, educação inclusiva, sustentabilidade ambiental e a vigilância florestal são as grandes apostas para 2025.

O documento, aprovado por unanimidade, regista um um aumento de 4,49% em relação ao ano anterior. A maior parte do orçamento destina-se à Autoridade Intermunicipal de Transportes (AIT) da CIM do Ave, entidade criada para gerir, coordenar e regular o sistema de transporte público inter-regional, intermunicipal, bem como os serviços municipais de Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.

A CIM do Ave estima que no próximo ano a AIT, que funciona como intermediária entre os operadores de transporte, os municípios e os cidadãos, beneficie mais de 100 mil utilizadores regulares de transporte público, fruto da expansão de linhas, melhorias na infraestrutura e incentivos tarifários. Estas ações não só promovem a inclusão social, como contribuem para a redução das emissões de carbono e a transição para uma mobilidade mais sustentável.

Na apresentação do Plano de Atividades e Orçamento para 2025 aos deputados intermunicipais, no Cine-Teatro Jordão, em Guimarães, Marta Coutada, primeira secretária executiva da CIM do Ave, destacou mais três projetos, designadamente a implementação de videovigilância florestal, o “RecolhaBio” e o PIPSE EducAve – “Leave no One Behind”.

Este projeto de promoção do sucesso escolar abarca os oitos municípios e destina-se a alunos de grupos vulneráveis, incluindo aqueles com necessidades educativas especiais, oriundos de minorias ou em situações de risco. Tem uma dotação orçamental de cerca de 1,3 milhões para os três anos letivos da sua execução (2024-2027), contando com 368.525 euros já em 2025.

O RecolhaBio para a recolha seletiva de biorresíduos, incentivando a compostagem doméstica e comunitária, e contribuindo para a redução de resíduos em aterro e a melhoria da qualidade do solo agrícola nos oito municípios da CIM do Ave, tem um orçamento total de 1.348.763 euros previsto para 2025.

O projeto de videovigilância, a ser implementado integralmente no próximo ano, está dotado de de 964.705 euros. O sistema abrange áreas estratégicas de prevenção de incêndios nos oito municípios, contribuindo para a monitorização eficaz e a redução do número de incêndios florestais.

Em Braga há uma árvore de natal diferente (de água!)

A AGERE inaugurou, esta sexta-feira, 13 de dezembro, no Largo do Pópulo, em Braga, uma árvore de Natal única: a Árvore da Sustentabilidade, construída com um circuito fechado de água. Esta inovação destaca a importância da preservação de um recurso vital, promovendo a reutilização contínua da mesma água, sem desperdício.

Iluminada por LEDs de baixo consumo e alimentada por energia solar, a estrutura alia tecnologia sustentável a uma mensagem de consciencialização ambiental. Esta árvore diferente não só ilumina a cidade, mas também inspira à reflexão sobre o uso responsável dos recursos naturais.