Câmara da Trofa pretende comprar 34 habitações

A autarquia trofense pretende adquirir 34 habitações para disponibilizar à população no âmbito do Programa 1.º Direito. São dezanove habitações tipologia T1, dez do tipo T2 e cinco de tipologia T3. A proposta, que foi aprovada em reunião de Câmara, representa um investimento superior a 3 milhões de euros.

Os 34 fogos habitacionais já edificados devem reunir as condições de habitabilidade adequadas, independentemente de as mesmas se encontrarem prontas a habitar ou careçam da realização prévia de obras de reabilitação, no âmbito do Programa 1.º Direito — Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Investimento RE -C02 -i01 — Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.

O prazo para apresentação de propostas iniciou a 2 de outubro e terminará no final de janeiro de 2024.

A proposta surge no seguimento do acordo de colaboração celebrado entre a Câmara Municipal da Trofa e o IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, permitindo dar resposta a famílias que vivem em condições indignas de habitação.

 

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Câmara Municipal da Trofa presta apoio a candidaturas do fundo ambiental

A Câmara Municipal disponibiliza, desde o início de julho, mais um serviço de apoio aos munícipes. O Trofa Energy Hub está disponível no Atendimento Municipal, nos Espaços Cidadão e em http://trofaenergyhub.mun-trofa.pt/

Composto por 104 milhões de euros, o Fundo Ambiental tem como objetivo reduzir as situações de pobreza energética e de vulnerabilidade ao atribuir um ou mais Vales Eficiência, até ao máximo de três, no valor de 1 300€.

São beneficiários do Programa Vale Eficiência as pessoas singulares com um contrato de fornecimento de eletricidade, elegíveis para aplicação de tarifas sociais de energia e que residam permanentemente na habitação para a qual se candidata ao apoio.

O novo programa, com candidaturas abertas desde 20 de novembro, apoia a aquisição de janelas eficientes de classe energética “A” e proteções solares exteriores; sistemas de águas quentes sanitárias que recorram a energia renovável; sistemas de aquecimento ou arrefecimento de classe energética “A”; sistemas fotovoltaicos ou outros equipamentos de fonte de energia renovável para a produção de energia elétrica para autoconsumo.

Imagem: Trofa Energy Hub

Trofa promove tertúlia sobre violência doméstica

Na próxima quarta-feira, dia 29, a Câmara Municipal da Trofa assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, celebrado no último sábado, através de uma iniciativa de sensibilização que vai decorrer no Auditório do Fórum Trofa XXI, às 14h00.

Para além da Tertúlia Sobre Violência Doméstica, orientada pela representante da Soroptimist Internacional Clube Porto – Invicta e um agente da GNR do Posto Territorial da Trofa, os participantes podem assistir à dramatização de uma peça, contracenada pelos utentes do Centro Comunitário Municipal da Trofa e ainda visitar a Exposição de fotografias alusivas à violência doméstica.

A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória e pode ser feita junto dos serviços de Ação Social da Câmara Municipal da Trofa.

PROGRAMA

14h00: Receção dos participantes e observação da exposição de fotografias alusivas à violência doméstica

14h15: Sessão de Abertura pela Vereadora do Pelouro de Ação Social Habitação Municipal e Saúde, Lina Ramos

14h30: Apresentação da dramatização, contracenada pelos utentes Centro Comunitário Municipal da Trofa

14h45: Breve enquadramento sobre a dramatização representada e apresentação das valências do GAVI – Gabinete de Apoio à Vítima Igualdade

15h00: Tertúlia sobre violência doméstica, orientada pela representante da Soroptimist Internacional Clube Porto – Invicta e um agente da GNR, do Posto Territorial da Trofa.

Famalicão com orçamento de 163 milhões de euros em 2024

O município concluiu o Plano e Orçamento para o ano de 2024, propostas que serão discutidas na manhã da próxima segunda-feira, em reunião extraordinária do executivo municipal.

O que a Câmara projeta para 2024 é um orçamento de 163 milhões de euros. Habitação, Educação, Saúde, Desporto, Ambiente e Transportes, são as áreas de maior destaque. O presidente da Câmara fala de um plano responsável, «com disciplina financeira e económica», que atende «aos tempos de elevada incerteza», mas também realça que é um documento «ambicioso».

Na nota de abertura do relatório, Mário Passos reafirma a sua convicção de que o ano de 2024 «representará mais um salto qualitativo no progresso e desenvolvimento de Vila Nova de Famalicão». O edil sustenta a afirmação numa «planificação bem estruturada e numa gestão da maior responsabilidade, predicados bem patentes neste Plano e Orçamento que aponta para um saldo corrente de mais de três milhões de euros, confirmando assim o equilíbrio orçamental do município».

A habitação está entre as prioridades e será também um dos setores a absorver mais dinheiro. O autarca esclarece que o próximo ano ficará marcado pela implementação no terreno dos primeiros resultados das várias medidas já adotadas pela autarquia no âmbito da Estratégia Local de Habitação. Refere-se ao início da construção das novas habitações contratualizadas ao abrigo das Ofertas Públicas de Aquisição lançadas pelas Câmara Municipal, da entrega das primeiras habitações adquiridas e reabilitadas pela autarquia, da constituição de uma bolsa de terrenos municipais para a disponibilização de lotes para autoconstrução a preços mais reduzidos, da promoção do programa municipal de arrendamento acessível “Viver Famalicão, do arranque da construção da Residência de Estudantes no centro urbano, entre outras medidas.

O Plano e Orçamento tem também previsto mais estacionamento na cidade, com a construção do novo parque junto ao Hospital de Famalicão, com o arranque do processo de construção de um silo-auto para a criação de um interface rodoferroviário junto à Estação Ferroviária e de um novo parque de estacionamento junto à Unidade de Saúde Urbana.

A Educação continua a merecer muito destaque do município. Está incluído o arranque da construção das novas Escolas Básicas de Brufe e Arnoso Santa Eulália, a continuação da renovação e ampliação do parque escolar municipal com intervenções em vários equipamentos e estabelecimentos de ensino.

Na Saúde está programado o arranque da construção das Unidades de Saúde Familiar, em Joane e São Miguel-o-Anjo, e iniciam-se os processos para a reabilitação da Unidade de Saúde Urbana e para a construção dos novos Centros de Saúde de Nine, Ruivães e Lousado. O Desporto tem alinhado o novo Skate Parque de Sinçães e o arranque do processo para a beneficiação e ampliação das Piscinas Municipais de Famalicão.

Este documento tem prevista, ainda, a conclusão da rede de abastecimento de água no concelho e intervenções na rede viária, nomeadamente na recuperação das Estradas Municipais mais degradadas, como é o caso da EM572 que liga Ribeirão à freguesia do Louro e da EM574 que liga Oliveira São Mateus a Pedome.

A área dos Transportes representa também um peso significativo no orçamento da autarquia para 2024, ano em que arrancará a operacionalização da MobiAve, com melhoria da rede de transportes no concelho e nas ligações a Trofa e Santo Tirso.

«Rigor, prudência, transparência e equidade intergeracional» são apontados como os principais pilares do orçamento municipal de Famalicão.

 

GNR lança operação “Comércio Seguro 2023”

A GNR leva em frente, entre 24 de novembro e 31 de dezembro, a operação “Comércio Seguro 2023”, com ações de sensibilização e reforço de patrulhamento nas zonas comerciais. O objetivo é garantir a segurança dos comerciantes e clientes, fruto do aumento do fluxo de pessoas em espaços de comércio, dada a proximidade do Natal, e a possibilidade de existirem mais ilícitos criminais.

Durante a operação serão empenhados militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC).

Nesta edição da Operação “Comércio Seguro 2023”, a GNR terá como parceira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), com vista à realização de ações de esclarecimento e formação, no âmbito das burlas, em especial as relativas a “falsos funcionários” associadas à prestação dos serviços energéticos.

 

Famalicão: Atriz famalicense dá corpo e alma a tributo ao Minho e às suas mulheres

A Momento – Artistas Independentes, com sede na Lagoa, em Famalicão, apresenta esta sexta-feira, pelas 21h30, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, a peça “Província”. Com interpretação integral pela atriz famalicense Luísa Alves, o espetáculo é uma homenagem ao Minho e às suas mulheres, num tributo que nasceu da necessidade de repensar não só território, mas também as tradições desta região.

A peça «não responde, não resolve, mas questiona sobre as tradições que queremos passar aos filhos, aos netos», explica o diretor artístico da companhia. Diogo Freitas, que é também o encenador da peça, dá conta que o trabalho que agora é exibido pesquisou as figuras femininas de Maria da Fonte (ou Revolução do Minho, o nome dado a uma revolta popular ocorrida na primavera de 1846), de Deu-La-Deu (personagem lendária que se tornou na principal figura de Monção) e, em Antígona (figura da mitologia grega).

Para este famalicense, o espetáculo confronta o público com «as tradições», com as «razões» que levam uma tradição a «perder-se no tempo» ou sobre a escolha daquelas que «precisam de morrer, as que precisam de ser salvas ou transformadas para passar de geração em geração».

Este projeto artístico que, na noite desta sexta-feira, sobe ao palco do Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, começou a ser preparado há dois anos e implicou investigações nesta cidade, bem como em Monção e Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo; e em Riba de Ave, Vila Nova de Famalicão. Por este motivo, a peça será apresentada nestes quatro municípios. A 2 de dezembro, no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, Vila Nova de Famalicão, segue-se, a 7 de dezembro, no Centro Cultural de Paredes de Coura e, dois dias depois, no Cine Teatro João Verde, em Monção.

Bilhetes à venda nos locais e na BOL: https://www.bol.pt/Comprar/Pesquisa?q=prov%C3%ADncia&dist=0&e=0

 

Aldeia Natal da Trofa abre a 1 de dezembro

A “Aldeia Natal” na Trofa começa a 1 de dezembro e prolonga-se até ao final do mês, com uma programação variada, acolhedora e animada. Tudo concentrado na Alameda da Estação.

A novidade deste ano é a pista de gelo com 200 metros quadrados, de utilização gratuita. Mas não faltam os carrosséis, o street food, comboio de natal, coreto, casa do pai natal, o presépio, a feira do livro, a árvore de 16 metros, o mercadinho de natal e os espetáculos de dança e música.

A Casa do Pai Natal será um dos pontos de visita, entre as 10h30 e as 12h30 e das 15h30 às 19h30, nos fins-de semana de 2 e 3 e de 8, 9 e 10 e na semana de 16 a 23 de dezembro. Nestas datas, as crianças poderão interagir com o pai natal, a mãe natal e com os divertidos duendes.

Esta Aldeia Natal abre a 1 de dezembro, com uma mega parada de natal, com concentração às 15 horas, nos Paços do Concelho, numa iniciativa que juntará o movimento associativo, a comunidade escolar e o público em geral.

A tenda do Mercadinho de Natal será palco de concertos e espetáculos de dança, no feriado, 8 de dezembro, e a Escola MTV4Dance apresenta um espetáculo pelas 17h00. No domingo, 10 de dezembro, será a vez da Alva – Escola de Artes de Palco apresentar um espetáculo de dança, a partir das 16h00. O dia 17 dezembro está reservado para a atuação da Escola Passos de Dança, às 16h00. A terminar, a Orquestra Urbana da Trofa fará um concerto de natal, no sábado, 23 de dezembro, pelas 18h00. Todas as atividades têm entrada gratuita.

O “Pai Natal sobre Rodas” percorre as ruas nos sábados de 2, 9, 16 e 23 de dezembro, visitando duas freguesias por dia.

«A Aldeia Natal é o nosso objetivo de juntar as famílias num ambiente verdadeiramente natalício, onde as crianças possam se divertir e os adultos possam assistir a concertos, espetáculos e comprar produtos artesanais e locais», salienta Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa.

O recinto da Aldeia Natal abre ao público de segunda a quinta-feira, das 16h00 às 22h00. Às sextas-feiras, das 16h00 às 23h00, aos sábados, das 16h00 às 23h00 e aos domingos e feriados, das 10h30 às 22h00.