Chuva mantém-se até ao final da próxima semana

A chuva vai manter-se em Portugal continental pelo menos até ao final da próxima semana e o vento vai continuar forte, mas com tendência para diminuir, disse à Lusa a meteorologista Maria João Frada. “Nos próximos dias vamos continuar sob a influência de uma depressão, já não é a Emma porque se dirige para as ilhas britânicas, mas temos outro núcleo depressionário que está no Atlântico e vai permanecer pelo menos até dia 05 [segunda-feira], havendo uma probabilidade de que até dia 09 ou 10 haja ainda continuação de um cenário depressionário”, adiantou a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Maria João Frada, este cenário implica que Portugal continental vai continuar com uma corrente de sudoeste com sistemas frontais associados e que vão passar a tropicais, mais quentes e vindas de sul e que vão dar origem a períodos de chuva. “Por outro lado, temos massas de ar mais frio e portanto vamos ter regime de aguaceiros. Estas duas situações vão dar-nos alternância de períodos de chuva e aguaceiros”, disse. Segundo a meteorologista, esta sexta-feira estão previstos períodos de chuvas nas regiões do Centro e Sul, que gradualmente a partir da manhã vão estender-se à região Norte, passando a partir da tarde a regime de aguaceiros. “Ainda durante a manhã poderá haver queda de neve temporariamente nas regiões Norte e Centro nos 1.000 metros, mas com a entrada do ar quente, a queda de neve passa para os pontos mais altos da Serra da Estrela. A situação de neve no Nordeste Transmontano e na Beira Alta está completamente ultrapassada”, explicou.

Para sábado, destacou, Maria João Frada, prevê-se aguaceiros que podem ser localmente intensos, eventualmente acompanhados de trovoada e no Norte e Centro de granizo e que poderão ser de neve acima dos 1.400 metros. “No domingo teremos nas regiões Norte e Centro até ao final da manhã boas abertas e eventualmente alguns aguaceiros. Durante a tarde vamos ter períodos de chuva que começam de manhã no Sul e deslocam-se para as regiões do Norte e Centro, onde a partir da tarde vai ocorrer precipitação contínua”, disse. Quanto às temperaturas, salientou que as mínimas vão variar entre os 0 e os 02 graus Celsius no nordeste transmontano e Beira Alta, entre os 05 e os 08 nas regiões Norte e Centro e Alto Alentejo e no Sul entre os 12 e os 14 graus. As máximas vão oscilar entre os 12 e os 15 graus, com exceção do interior onde vão ser inferiores a 10. “Relativamente ao vento, vamos continuar com ventos de sudoeste moderados a fortes nos próximos dias. Hoje vamos ter vento forte no litoral a partir da manhã com rajadas de 90 quilómetros por hora e nas terras altas de 110 quilómetros por hora e no final do dia tende a enfraquecer. No sábado começamos com vento forte, mas com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora”, disse.

Famalicão novamente reconhecido pelas boas-práticas de apoio aos cuidadores informais

O município de Vila Nova de Famalicão, através do projeto Cuidar Maior, viu novamente reconhecidas as boas-práticas e medidas de apoio aos cuidadores informais. A Câmara Municipal está, assim, entre as 42 autarquias distinguidas com o Selo de Mérito na 2.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), projeto promovido pelo “Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais” com o apoio institucional da Merck para distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas nesta área levadas a cabo por municípios e freguesias do território nacional.

Contente com o reconhecimento, Mário Passos enalteceu a importância deste projeto social do concelho que já orienta, apoia e capacita 327 cuidadores informais e que na última reunião do executivo municipal viu aprovado um apoio financeiro de 26 mil euros. «O trabalho do Cuidar Maior é de uma importância enorme porque influencia positivamente a qualidade de vida de quem cuida, mas também da pessoa cuidada», referiu o presidente da Câmara Municipal.

A bandeira e o selo de mérito correspondentes a esta distinção foram entregues esta terça-feira, 28 de março, a Mário Passos, e à vereadora da Saúde, Sofia Fernandes, pelas mãos das responsáveis técnicas do projeto “Cuidar Maior”, criado em 2020 pelo Centro Social e Paroquial de Requião para ser o apoio de todos os cuidadores informais do concelho ao nível da saúde, formação, entre outras áreas.

Famalicão: Fernando Fontão poder ser o sucessor de Tiago Cunha na Oliveirense

A Associação Desportiva Oliveirense ainda não anunciou o substituto de Tiago Cunha, que saiu do comando técnico do plantel sénior, esta segunda-feira, mas o nome mais falado é Fernando Fontão, ex-treinador do Serzedelo.

Fontão tem um largo percurso no futebol distrital da AF Braga, tendo já treinado o GD Joane, na época 2014/2015.

A AD Oliveirense está disputar a fase manutenção da pró-nacional do campeonato distrital.

Famalicão: Bombeiros alertados para incêndio na freguesia de Requião

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão foram, na tarde desta terça-feira, alertados para uma situação de incêndio em detritos, na freguesia de Requião, em Vila Nova de Famalicão.

O alerta foi dado cerca das 16h30, a partir da Rua Alto do Couce

A situação foi rapidamente resolvida graças à intervenção dos soldados da paz.

Famalicão: Bombeiros alertados para incêndio habitacional na freguesia de Landim

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram, na tarde desta terça-feira, acionados para um incêndio habitacional, na Rua de Campas, em Landim, Vila Nova de Famalicão.

Fonte do socorro referiu à Cidade Hoje que o foco de incêndio concentrou-se num quadro elétrico, sendo que assim que os bombeiros chegaram ao local já encontraram o fogo debelado.

Não há registo de feridos, apenas danos materiais.

Famalicão: Homem de 27 anos atropelado por carrinha

Um homem de 27 anos foi, na tarde desta terça-feira, atropelado, por uma carrinha, na Rua dos Campos, em Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 14h30 e para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses. A vítima, com ferimentos considerados leves, foi transportada para a unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

A PSP tomou conta da ocorrência.

Avaria leva ao corte de água em Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informou hoje que, devido a uma avaria numa conduta de abastecimento de água, será necessário proceder ao corte da rede pública em algumas zonas da cidade durante esta terça-feira, até às 18h00.

As ruas afetadas serão a Rua Barão de Trovisqueira, a Avenida 25 de Abril e a Rua da Estação, enquanto que os edifícios afetados serão o do Centro de Saúde de Vila Nova de Famalicão e o da PSP.

A Câmara Municipal lamenta os incómodos causados e pede aos cidadãos para estarem atentos aos trabalhos.