
A mais alta taxa de execução do programa Norte 2030 aconteceu na Comunidade Intermunicipal do Ave, que integra vários municípios, entre os quais VN Famalicão.
A CIM do Ave registou 16.02%, que corresponde a 24 milhões de euros, percentagem que a coloca como a entidade intermunicipal acima da média das restantes CIM.
Segundo a CIM do Ave, que publica dados do Norte 2030, reportados a dezembro de 2025, estes resultados provam a eficiência na gestão dos fundos europeus e a proximidade aos municípios.
Além da liderança ao nível da execução, a CIM do Ave apresenta ainda uma taxa de aprovação de 65,9%, também acima da média regional.
A CCDR-Norte sublinha que este desempenho contribuiu de forma decisiva para o posicionamento do Norte 2030 como um dos programas regionais com melhor desempenho a nível nacional. Apela, ainda, à manutenção, em 2026, dos atuais níveis de rigor, compromisso e exigência.
Por seu lado, a Comunidade Intermunicipal do Ave reafirma, neste contexto, a sua disponibilidade para continuar a colaborar de forma responsável e orientada para resultados, garantindo a consolidação da execução dos projetos em curso.




















