Da tribuna dos silêncios…

Da tribuna dos silêncios, onde chegam os rumores das conversas mais frequentes do quotidiano, registo sobretudo as que dominam a atenção da maioria dos famalicenses.

Não viciarei este resumo se afirmar que a preparação do próximo ano escolar, as férias, o dinamismo sempre crescente do nosso concelho e a quase ausência de bulício sobre a peleja eleitoral que se aproxima são os murmúrios que ultimamente mais chegaram a esta tribuna.

Quanto ao ano letivo a ter início em setembro, há muitas preocupações no ar. Neste rol encontram-se inquietações provocadas pelo deslocamento compulsivo de alunos de algumas escolas e pela superlotação de outras. De facto, quer a arbitrária legislação que impõem o acesso condicional ao primeiro ano do 1º. Ciclo das crianças nascidas após o dia 15 de setembro, quer o encerramento coercivo de muitas turmas nas instituições de ensino com contrato de associação levaram a que as escolas públicas mais procuradas se encontrem nos limites da capacidade, com as consequências que facilmente se podem adivinhar.

Em relação às férias, nesta particular altura do ano, é absolutamente natural que a maioria dos famalicenses, depois de um ano de trabalho e de canseiras, se preocupe essencialmente em gozar alguns dias de lazer e de descanso.

No que diz respeito à vitalidade permanente de Vila Nova de Famalicão, as manifestações de apreço, de satisfação e até de orgulho são frequentemente expressas, não só nos diálogos mais banais, mas também nas discussões mais acesas das tertúlias informalmente constituídas um pouco por todo o lado. Os sucessos dos múltiplos projetos de cariz industrial, social e cultural são disso um bom exemplo.

Terra de gente laboriosa e com um tecido empresarial de fazer cobiça a muitas outras de maior dimensão, Vila Nova de Famalicão é sem sombra de dúvida um município de pessoas maioritariamente felizes.

Esta felicidade poderá explicar em boa parte a falta da vulgar pugna eleitoral em vésperas de sufrágio autárquico. Na realidade, a pouco menos de dois meses destas importantes eleições, o ambiente que se respira é de tranquila serenidade. Os famalicenses, independentemente do valor relativo dos diferentes candidatos que se apresentaram para disputar o poder, parecem não ter quaisquer dúvidas na escolha que vão fazer no próximo dia 1 de outubro.

Não posso terminar sem me referir à preocupação social das empresas sediadas no nosso concelho. Algumas delas já perceberam há muito tempo que o êxito não se consegue apenas na obtenção de lucros a curto prazo, mas através de uma postura virada para o mercado, coerente, e socialmente responsável, quer na sua vertente interna, quer na dimensão externa. Na primeira, dando especial atenção à gestão dos recursos humanos, ao bem-estar, à saúde e à segurança no trabalho dos seus colaboradores; na segunda, respeitando o meio ambiente, valorizando a relação com clientes, fornecedores e interagindo com as comunidades locais.

A oferta de um aparelho de Raio X portátil para o Serviço de Pediatria/Neonatologia do Centro Hospital do Médio Ave, já publicitada por diversos órgãos de comunicação, concretizada na última semana pelo grupo Continental, é o paradigma perfeito desta atitude. Não sendo inédita, dádivas como esta são valiosos contributos para colmatar lacunas que com os recursos disponíveis não são possíveis de satisfazer em tempo útil e onde as empresas podem ter um papel complementar, socialmente muito relevante.

Com a replicação desta boa notícia, faço votos para que mais empresas venham a reproduzir o gesto da Continental e termino desejando aos estimados leitores umas férias retemperadoras e muito felizes.

M. Gonçalves de Oliveira

Famalicão: Jovem de 27 anos em estado grave depois de despiste de mota

Um motociclista de 27 anos ficou gravemente ferido, na sequência do despiste da mota onde seguia, na freguesia de Outiz, em Famalicão.

O acidente aconteceu poucos minutos depois das 00h00, na Rua do Outeirinho.

A vítima, depois de socorrida no local pelos Bombeiros Famalicenses e VMER, foi transportada de urgência para o hospital de Famalicão.

Famalicão: João Marques deixa comando técnico da equipa feminina do Rio Ave

Terminou a ligação entre o treinador famalicense e o projeto do futebol sénior feminino do Rio Ave. João Marques, depois de cerca de época e meia no clube vilacondense, com uma subida à Liga BPI, deverá abraçar um novo projeto desportivo.

«Ao longo do seu percurso no Rio Ave FC, João Marques desempenhou um papel importante no crescimento e afirmação do futebol feminino rioavista, pautando o seu trabalho pela dedicação, profissionalismo e compromisso diário com o desenvolvimento da equipa e do projeto. O Clube agradece todo o empenho, entrega e contributo prestados por João Marques durante este ciclo, reconhecendo o trabalho desenvolvido em prol do crescimento do futebol feminino do Rio Ave FC», assim consta da nota de despedida do clube.

Com uma carreira de sucesso no futebol feminino nacional, João Marques exibe nove títulos e várias subidas de divisão. Foi, por exemplo, campeão da 2.ª Divisão e vencedor da Taça de Portugal pelo SL Benfica; conquistou por duas vezes a Taça da Liga ao serviço do SC Braga, e no Racing Power foi campeão da 2.ª Divisão, assegurando a subida à Liga, além de ter chegado à final da Taça de Portugal e à Final Four da Taça da Liga em 2024. Entre 2019 e 2021, treinou o FC Famalicão, onde também garantiu uma subida de divisão.

Famalicão: Revelado o programa e Comissão de Honra dos 100 anos dos BV Famalicenses

Na tarde deste sábado, os Bombeiros Voluntários Famalicenses apresentaram a imagem, a Comissão de Honra e o programa do centenário que será celebrado no próximo ano. Na sessão que decorreu no Parque de Sinçães, em frente ao quartel, ficou a saber-se que da Comissão de Honra fazem parte representantes autárquicos, líderes de algumas das maiores empresas do concelho e também os presidentes das direções e comandantes dos voluntários de Famalicão e de Riba de Ave.

Mário Passos e João Nascimento, presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, o Arcebispo Primaz de Braga, D. José Cordeiro, o provedor da Santa Casa da Misericórdia, Rui Maia, o anterior presidente da Associação Humanitária, António Meireles, entre muitos outas figuras destacadas da comunidade integram o vasto grupo anunciado no decurso da cerimónia.

E para celebrar o centenário está desenhado um programa que contempla iniciativas, de vária índole, em todos os meses do próximo ano, sendo que em junho, no dia 27, terá lugar a sessão solene dos 100 anos e a inauguração de uma rotunda de homenagem. Um concerto de abertura e um concurso de fotografia, em janeiro, são os primeiros momentos da festa que só termina em dezembro, com um concerto de natal e o encerramento das comemorações.

Na sessão solene dos 99 anos, foi benzida uma nova viatura de transporte de doentes, oferecida pelo Bom Gosto, e assinado um protocolo, com o Município, no valor de 145 mil euros, para a recuperação e reequipamento de um veículo de combate a incêndios urbanos.

Nos discursos, o presidente da Associação Humanitária, Amadeu Carneiro, assinalou a convergência com as restantes corporações de bombeiros, sublinhou o apoio da Câmara Municipal e das empresas e anunciou que, fruto de um levantamento rigoroso das necessidades, está previsto um investimento futuro na ordem do milhão e meio de euros.

Palavras de tributo a todos os que construíram «e tanto deram de si» a uma instituição com 99 anos; o reconhecimento da responsabilidade social das empresas, pelo apoio à corporação; e o anúncio de que este ano o Município vai ultrapassar, em mais de um milhão de euros, o apoio a bombeiros e à Cruz Vermelha, estiveram nas palavras proferidas pelo presidente da Câmara Municipal. Mário Passos reiterou que o Município está disponível «para continuar a ajudar, para que a proteção e o socorro não falhe e que tenhamos, como temos, instituições de referência nacional neste setor».

Famalicão: Várias freguesias afetadas com corte do abastecimento de água

Este sábado, devido a uma intervenção das Águas do Norte no sistema de abastecimento de água em alta, poderão verificar-se interrupções temporárias no abastecimento de água em grande parte das freguesias de Requião, S. Martinho, S. Cosme e Telhado.

Ainda segundo comunicação enviada pelas Águas do Norte – https://www.adnorte.pt/news/175 – podem também ocorrer falhas nas freguesias de Oliveira Santa Maria, Pedome, Delães, Mogege, Castelões, Ruivães e Novais.
A situação está a ser acompanhada e monitorizada pelas equipas operacionais do Município, com o objetivo de minimizar os impactos no fornecimento, recomendando a toda a população uma utilização responsável e moderada da água durante este período.

Famalicão: Incêndio em casa habitada por 27 pessoas

Um incêndio, no quadro elétrico de uma habitação da freguesia de Avidos, provocou um ferido. O sinistro aconteceu na passada quinta-feira e o ferido, um homem com cerca de 40 anos, sofreu queimaduras e teve de ser transportado ao hospital, pelos BV Famalicão.
Porém, este acidente, e segundo revela o Correia da Manhã, aconteceu numa casa, arrendada por uma empresa, onde habitam 27 funcionários.

Apesar dos danos materiais, os residentes, segundo avança os BV Famalicão, recusaram-se a ser realojados e permaneceram na habitação.

Os BV Famalicão estiveram no local com 4 veículos e 11 bombeiros, com o apoio da GNR de Famalicão, Proteção Civil Municipal e Junta de Freguesia de Avidos.
Foto: reprodução Facebook BV Famalicão.

Famalicão: Município prepara homenagem aos 50 anos do Poder Local

Na última reunião do executivo municipal, realizada na passada quinta-feira, o presidente de Câmara Municipal anunciou que vai apresentar a 3 de julho, em sessão extraordinária, uma proposta para homenagear os 50 anos do Poder Local em Famalicão, que se comemoram em dezembro deste ano.

Os pormenores ainda não são conhecidos. Contudo, Mário Passos diz que será uma «proposta que dignifica o poder local, o trabalho desenvolvido pelos ex-presidentes de Câmara, com homenagens associadas». Revela que esta homenagem já vem sendo preparada há algum tempo.

Recorde-se que a pedido do Partido Socialista, foi agendada, para dia 3 de julho, uma reunião extraordinária da Câmara Municipal para debater a possibilidade de homenagear apenas dois ex-presidentes, Agostinho Fernandes e Armindo Costa. O pedido aconteceu depois do executivo municipal não ter incluído a proposta na ordem de trabalhos. Os socialistas avisam, em comunicado, que vão utilizar «todos os instrumentos previstos na lei e no Regimento» para garantir que as propostas apresentadas em tempo útil sejam agendadas para discussão.