
A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou esta segunda-feira o parecer técnico para a Festa do Avante, organizada pelo PCP entre 4 e 6 de setembro.
A DJS decidiu divulgar o dossiê com as medidas em acordo com o PCP e por causa do impacto social e mediático que está a gerar.
Assim, a lotação máxima é de 16.563 pessoas em simultâneo, metade das 33 mil que o PCP queria ter no recinto a cada dia; A ocupação máxima de uma pessoa por oito metros quadrados (m2) em espaços abertos e de uma pessoa por 20 m2 em espaços fechados e deve ser garantido o cumprimento do distanciamento físico de pelo menos dois metros entre pessoas em todos os espaços do recinto, exceto se forem coabitantes.
Outra das regras pedidas pela DGS é a proibição do consumo de bebidas alcoólicas após as 20h, exceto “durante as refeições”.
Para além destas, todos os visitantes com mais de dez anos terão de usar máscara e os espaços para espetáculos devem estar organizados com lugares sentados, que podem ser em cadeiras ou no chão.
Entre outras medidas, terão que disponibilizar água, sabão e dispensadores de solução antissética de base alcoólica, além de procedimentos para limpeza e desinfeção regular de superfícies e objetos.