Famalicão: 71 empresas são de Excelência

O Estatuto de PME Excelência referente a 2021 foi atribuído a 3 881 empresas de vários setores de atividade, sendo que 71 são de VN Famalicão, o terceiro concelho nacional mais exportador. Sublinhe-se o aumento de empresas com este estatuto, depois de na última edição apenas 49 terem sido alvo da distinção.

A gala PME Excelência decorreu, esta quarta-feira, na Batalha, cerimónia presidida pelo Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva. No decorrer da cerimónia foram distinguidas as PME Excelência que se destacaram nas categorias: Mais Exportação, Mais Produtividade, Criação de Valor, Mais Crescimento, Empresa Gazela, Mais Emprego e Longevidade

Do universo das 11 228 empresas distinguidas, com base nos seus níveis de solidez e de desempenho económico-financeiro, as 3 881 empresas agora reconhecidas com o estatuto PME Excelência 2021 são responsáveis, em conjunto, por mais de 123 000 postos de trabalho. A maioria são de pequena dimensão e os distritos com maior concentração são o Porto (20,7%), Lisboa (18,9%), Braga (11%) e Aveiro (10%).

Num ano marcado pela incerteza e pela quebra na atividade económica, as PME Excelência conseguiram aumentar o investimento e os capitais próprios, reforçando a sua estrutura financeira.

3 Comments

  1. O terceiro maior concelho exportador á custa de uma só empresa é uma miséria em termos de criação de valor por parte de todas as outras!

Deixe um comentário

Famalicão: Colisão na A3 faz dois feridos

A tarde desta sexta-feira fica marcada por uma colisão entre duas viaturas, na A3, sentido Cruz / Vila Nova de Famalicão.
Para os trabalhos de socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão.
Deste sinistro há a registar dois feridos ligeiros que foram prontamente encaminhados para o hospital local.

Imagem: B.V.Famalicão

Famalicão: Nova sede do Clube Motard Escorpiões inaugurada este mês

O Clube Motard Escorpiões inaugura este mês a sua nova sede.
O equipamento está localizado na Rua de Nossa Srª do Carmo, na freguesia de Lemenhe, em Vila Nova de Famalicão.
A inauguração está agendada para o dia 15 de março, a partir das 15h00, com um convívio entre sócios e amigos.

Comissão da Festa do Divino Espírito Santo da Lagoa organiza carnaval este domingo

A comissão da festa do Divino Espírito Santo da Lagoa, em Famalicão, organiza, este fim de semana, um desfile de carnaval.
A iniciativa está marcada para a tarde deste domingo, a partir das 14h00, e é aberta a toda a comunidade.
O cortejo, com início na Rua da Igreja da Lagoa, tem como objetivo a angariação de fundos para festa agendada para junho.

Famalicão: Comissão de Festas em honra de S. Bento organiza desfile de Carnaval

A Comissão de Festas em honra de S. Bento, na paróquia de S. Cosme, organiza um desfile de Carnaval para angariação de fundos. Vai ter lugar no adro da igreja no próximo domingo, a partir das 15 horas.
Haverá prémios para a melhor máscara, melhor grupo e melhor atuação. Os vencedores serão apurados por um júri constituído por elementos da Junta e de associações de Vale S. Cosme.
A completar a animação, haverá petiscos e música.

Famalicão: Galinha Mourisca servida para celebrar nascimento de Camilo Castelo Branco

Famalicão está a assinalar o bicentenário do nascimento Camilo Castelo Branco e, a par de outras iniciativas, traz a gastronomia para celebrar o romancista.
A proposta é a Galinha Mourisca que o escritor mencionou n’“O Santo da Montanha”, publicado em 1866.
Nesta obra, entre a espiritualidade e a devoção popular, Camilo evidenciou os sabores da “Galinha Mourisca” e escreveu como se cozinha. “Faz-se torresmos; vai-se a gente ao pingo; deita-o n’uma tigela, onde está a galinha entalida ou meia assada; por cima despeja-se um golpe de vinho branco, pouquito vinagre e agua um quasi nada; depois, louro, cravo, pimenta, gemas de ovo, fatias por baixo e rodelas de limão por cima. É comer e gritar por mais!…”.
É com estes pormenores que Camilo descreve o prato que, agora, é proposto em dois restaurantes – Ferrugem e O Prato (mediante marcação prévia, com 48 horas de antecedência) – nos dias 14, 15 e 16 de março.

Famalicão: Exposição sobre vida de Maria no Museu de Arte Sacra

Em pleno Jubileu, com o tema “Peregrinos de Esperança”, o Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa (junto à Lusíada) inaugura, no dia 8 de março, às 11 horas, uma exposição de arte sacra que mostra a vida de Maria, de uma forma cronológica, incluindo imagens de cultos Marianos venerados no Arciprestado de Vila Nova de Famalicão.
Esta exposição, de entrada gratuita, estará patente até 31 de dezembro, com possibilidade de visitas às terças-feiras, das 10 às 13 horas; às quintas-feiras, das 14h30 às 17 horas.
O Papa Francisco na bula de proclamação do jubileu ordinário deste ano 2025 disse que «A esperança encontra, na Mãe de Deus, a sua testemunha mais elevada. N’Ela vemos como a esperança não seja um efémero otimismo, mas dom de graça no realismo da vida. Como todas as mães, cada vez que olhava para o Filho pensava no seu futuro, e certamente no coração trazia gravadas aquelas palavras que Simeão Lhe dirigira no templo: “Este menino está aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel e para ser sinal de contradição; uma espada trespassará a tua alma”».