O Teatro da Didascália criou, recentemente, o Sindicato de Espetadores, «uma Assembleia onde cada voz conta», refere o promotor da iniciativa. O objetivo é transformar a experiência de ver teatro numa prática ativa, crítica e criativa.
Como iniciativas, propõe reuniões para ler e discutir textos teatrais, ver espetáculos em conjunto, fazer teatro informal, analisar criticamente o que veem, participar em processos de programação cultural e promover encontros e ações públicas. Assenta em princípios como diversidade de vozes, diálogo, democracia, abertura à diferença, imaginação como prática cívica.
O Teatro Didascália, com sede em Joane, sentiu necessidade de criar este Sindicato dado o tempo em que vivemos, «em que a neutralidade deixou de ser uma opção inocente». Alerta para o «avanço da extrema direita, a normalização do discurso do ódio e a instrumentalização do medo».
Segundo os responsáveis, o Sindicato não surge como alinhamento partidário, «mas como compromisso ético e político com a democracia, a justiça, a igualdade e a dignidade humana».
Quem se quiser juntar ao Sindicato deve preencher o formulário de inscrição disponível em www.teatrodadidascalia.com.
Muito bem falado
Não sei o motivo em questão neste acidente, felizmente não aconteceu nada de muito grave.
Mas gostava de alertar para as distâncias de segurança, tem muito motorista a arriscar imenso, não vale a pena andar em cima do da frente, tenho visto muitas situações dessas não se ganha nada com isso, antes pelo contrário… Aqui não sei, mas já conheci pessoas que foram multadas em Espanha por não respeitar essa distância…