
No âmbito da Semana do Ambiente, o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco promoveu, no dia 24 de março, uma palestra sobre o tema “O mar começa aqui, em Famalicão”.
Para debater o tema foram convidados Adriana Mano, CEO da Zouri Shoes; Pedro Teiga, fundador e diretor executivo da empresa E. Rio, especialista em reabilitação de rios e ribeiras; Ricardo Lanção, docente do Curso Profissional de Técnico de Cozinha/Pastelaria do Agrupamento Escolas Camilo Castelo Branco e do Curso de Gestão de Turismo, Hotelaria e Restauração, no Instituto Superior de Gestão e Tecnologia (ISLA) – Gaia; e Vítor Monteiro, professor auxiliar no Departamento de Eletrónica Industrial da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. A moderação esteve a cargo de Raquel Azevedo, coordenadora dos Programas Eco-Escolas e Escola-Azul da Escola Secundária Camilo Castelo Branco.
Nesta palestra recordaram que Portugal tem uma extensão marítima 18 vezes superior à terrestre, logo tem no mar um dos seus principais e mais ricos ativos. Por isso, um mar sustentável tem de ser assumido como um objetivo transversal do desenvolvimento territorial: reduzir as emissões carbónicas e proteger os recursos hídricos são os grandes desafios desta década.
Os oradores convidados, juntamente com o vereador do Ambiente do Município de Famalicão, Hélder Pereira, e o diretor do Agrupamento, Carlos Teixeira, pediram o compromisso de todos numa ação coletiva de proteção dos rios, mares e oceanos. «Assim, torna-se imperativo que os jovens, a partir da sua ação, mobilizem o apoio global da sua comunidade para implementar, criar, conservar e utilizar, de uma forma sustentável, os mares, o oceano e os recursos marinhos», uma das conclusões.




















