
Promover a leitura e os afetos foi o mote que levou 7 alunos do 7º ano do Agrupamento de Escolas Terras do Ave a selecionar e dramatizar três textos que foram gravados, no estúdio da Rádio da EB de Delães, para serem enviados às crianças internadas no Instituto Português de Oncologia.
Esta iniciativa – denominada Leitura Solidárias – faz parte do Plano Anual de Atividades.
Desafiados a participar neste momento de partilha e solidariedade, os alunos da turma 7º E – Isabel Oliveira, Maria Leonor Peixoto, Afonso Sousa, Vitória Martins, Maria Azevedo, Francisca Lemos, Luana Machado – trataram de escolher os textos mais divertidos e colocaram em prática as suas competências de leitura expressiva.
Para que o resultado fosse o mais perfeito possível, pediram ajuda ao coordenador da EB de Delães, o professor António Rodrigues, que pusesse os seus conhecimentos técnicos em ação e fizeram a gravação dos textos no estúdio de rádio deste estabelecimento de ensino, esta quarta-feira, último dia de aulas.
As professoras dinamizadoras, Isabel Castro e Rosa Alves, assinalam a iniciativa como «muito positiva, não só pela generosidade dos meninos, que prescindiram do seu tempo, mas também pela troca de afetos». Os alunos envolvidos falam de «uma experiência única. Adorei treinar a leitura com os meus colegas e gravar a minha voz e ouvi-la posteriormente», confessou Isabel Oliveira. A Vitória Martins antecipa que as crianças doentes «terão um momento divertido quando ouvirem as nossas leituras. Tenho pena que estejam naquela situação e tentei animar um pouco aqueles que estão a passar por um momento difícil».




















