Famalicão: Crianças e seniores aprendem com Joana Vasconcelos

Nas últimas semanas, as crianças e seniores da Gerações dedicaram-se ao estudo e à aprendizagem da arte de Joana Vasconcelos, uma das artistas plástica portuguesa mais conhecida no Mundo.

O empenho e engenho foi reconhecido pela artista e pela sua equipa que, numa mensagem enviada à instituição, deram da conta da sua felicidade «por recebermos as fotografias das crianças e os trabalhos manuais fantásticos inspirados no trabalho da nossa querida Joana Vasconcelos, com a utilização de materiais do dia a dia para a construção de trabalhos originais».

Na mensagem salientam, ainda, que «a estimulação da criatividade nas crianças e jovens é fundamental para um percurso educacional e académico de sucesso e completo».

As obras mais trabalhadas pelas crianças e pelos seniores foram o “Coração Independente” e a “Árvore da Vida” (na imagem) que foram exploradas com a utilização de materiais do dia a dia, como diz Joana Vasconcelos e que agora passam a fazer parte do espólio artístico da Associação Gerações

O “atelier vivo” da Associação Gerações foi inaugurado a 20 de setembro do ano passado pela artista Ana Clara Almeida que é, em simultâneo, animadora cultural da instituição, com um trabalho em carvão e pastel, em suporte de papel e veludo, com o sugestivo título de “Nós”.

Depois de Ana Clara Almeida, foi a vez de outros artistas rumarem à Gerações, para também desenvolverem e exporem as suas criações no “atelier vivo” e trabalharem com as crianças e com os seniores. Mariana Sampaio, com esculturas em cerâmica, inspiradas em rendas nacionais, esteve presente de 6 de dezembro de 2023 a 17 de janeiro de 2024 e Ana Terêncio, de 20 de janeiro a meados de fevereiro de 2024, com esculturas em papel.

Joana Rosa, com a técnica de impressão “linogravura” e ilustração de um texto infantil ou de poesia, esteve presente de 20 de março a 8 de maio de 2024, e Joana Vasconcelos fechou em grande este ciclo de exposições de arte e criatividade nas últimas semanas.

Deixe um comentário

Famalicão: Equipa sub-19 começa e acaba em casa fase de apuramento de campeão

Esta terça-feira ficou conhecido o alinhamento da fase de apuramento de campeão para as equipas sub-19. O FC Famalicão começa a jogar em casa, no dia 24 de janeiro, na receção à UD Leiria e termina a prova também em casa, em partida com o Benfica.

O apuramento de campeão é disputado por oito clubes, conforme sorteio. A formação que terminar em primeiro lugar sagra-se campeã nacional. Nesta fase, participam, para além do conjunto famalicense, UD Leiria, Sporting CP, Santa Clara, Rio Ave FC, FC Porto, SL Benfica e Gil Vicente FC.

Famalicão: Cortejo e leilão do Menino, em Esmeriz

No dia 1 de fevereiro, domingo, às 15 horas, no salão paroquial de Esmeriz, tem lugar o Leilão do Menino Jesus.

O cortejo vai da capela de S. Marçal até ao Salão Paroquial, onde se realizará o leilão. Não faltará a animação, com música e dança, e bar com bebidas e petiscos.

Serão, ainda, sorteados quatro cabazes e os bilhetes podem ser adquiridos junto dos delegados de zona ou conselho económico.

Toda a comunidade é convidada a participar e a ser generosa. O resultado do leilão é para o telhado da residência paroquial. «Vamos preservar o nosso património», é o desafio.

Famalicão: CHEGA condena acumulação de lixo em ecoponto de Ribeirão

Em comunicado, a Comissão Política Concelhia do CHEGA repudia «veementemente» a cumulação de lixo, móveis, colchões, caixas e outros resíduos volumosos à volta de um ecoponto na freguesia de Ribeirão. Diz que o ocorrido é «chocante e inaceitável».

Os dirigentes do partido dizem que se trata de uma situação recorrente neste ecoponto. Um local para fazer a reciclagem e que, na análise do partido, está transformado «num verdadeiro aterro ilegal a céu aberto». Esta «é uma clara demonstração de falta de civismo, de desrespeito absoluto pelo espaço público e por todos os cidadãos que ali vivem, circulam ou simplesmente apreciam uma freguesia limpa e digna».

Perante esta situação, a Comissão Política do CHEGA exige da Câmara, da Polícia Municipal e de outras entidades, o reforço «urgente da fiscalização nos locais críticos»; a aplicação de coimas; a instalação de videovigilância nos ecopontos problemáticos e campanhas mais agressivas de sensibilização e informação sobre as alternativas legais de deposição.

Famalicão: Música anima as noites de sexta-feira e sábado na Casa do Artista Amador

Esta sexta-feira, a Casa do Artista Amador de Famalicão vai receber em palco uma Jam Session, um momento destinado a escutar os músicos que se inscrevem na hora a participar na iniciativa. Um evento com entrada livre.

No sábado é dia de concerto, às 21h30, onde as sonoridades mais pesadas voltam a ganhar espaço na Casa do Artista Amador. Da Galiza, os Urko apresentam em Portugal pela primeira vez o seu segundo trabalho discográfico “Capitulo II: A semente do caos”, numa noite onde os famalicenses Godsin são os convidados. A entrada tem um custo de 6 euros.

Trofa: Jovens ajudam a escolher cartaz do BeLive 2026

O BeLive – Festival da Juventude da Trofa 2026, organizado pela Câmara Municipal já está em preparação. A edição deste ano, que terá lugar entre os dias 23 e 25 de julho, assinala o início de uma nova fase estratégica do evento.

Com o objetivo de criar uma experiência alinhada com os interesses da juventude trofense, a Câmara Municipal lançou na passada sexta-feira um questionário participativo, convidando os jovens a contribuir na preparação do BeLive 2026, nomeadamente ao nível dos conteúdos artísticos, culturais e recreativos do evento.

O questionário vai recolher opiniões acerca dos artistas musicais a integrar o cartaz, os DJ’s de referência para o público, as atividades e experiências inovadoras que possam valorizar o festival.

O questionário de participação encontra-se disponível online e pode ser preenchido aqui até ao dia 25 de janeiro.

Famalicão: Sábado, refeições em Requião, pelo chef Álvaro Costa

O grupo de pais dos alunos finalistas do 4.° ano da EB de Requião vão promover uma cozinha comunitária, no sábado, dia 17, para angariação de fundos. Os pratos irão ser confecionados pelo chef Álvaro Costa.

O prato é feijoada à transmontana. A dose individual custa 8,5 euros. Podem levantar a partir das 12 horas. A ementa tem também, a partir das 18 horas, sopa de pedra, a 6,5 euros; arroz doce a 2,5 euros a dose.

As refeições são para levantar na cozinha comunitária de Requião.

Reservas: 916 390 365.