Famalicão: Desfile de moda na Casa do Empresário da ACIF

A Associação Comercial e Industrial de Famalicão, em parceria com a Impact Models – Agência de Modelos, realiza na tarde deste sábado um Sunset Fashion, evento de moda para apresentação da coleção Outono/Inverno, acompanhado de muita animação.

O desfile decorre na Casa do Empresário, pelas 18 horas, com a presença de lojas/marcas associadas da ACIF. Esta é, segundo a associação, «uma oportunidade para celebrar a moda local, promovendo o comércio e apoiando comerciantes e empresas do concelho, de diferentes áreas de atividade, em particular de vestuário».

A entrada é gratuita (lotação limitada) e, a partir das 16h30, a Casa do Empresário recebe todos os convidados, com música e muita animação a cargo do DJ 1_Berto, o grupo Pirofágicos e a Apolo Famalicão.

Deixe um comentário

Atualização: IPMA prevê queda de neve em Famalicão das 01h às 07h

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera acaba de fazer uma atualização da previsão do tempo para as próximas horas.

Há forte possibilidade de nevar no concelho de Vila Nova de Famalicão. Segundo as informações disponíveis, a neve deverá cair entre as 01h e as 07h deste sábado.

Ao início da noite desta sexta-feira, começaram a surgir relatos de queda de neve em Braga e Guimarães, a uma altitude a rondar os 500 metros. O IPMA prevê que a quota seja revista para os 200 metros ao longo deste sábado.

Famalicão: PS vai abster-se na votação do plano e orçamento municipal

Os vereadores do Partido Socialista vão abster-se na votação das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2026, documentos que serão discutidos esta segunda-feira.

Os socialistas falam de «uma oportunidade perdida» e que o seu sentido de voto resulta somente dos investimentos «que este plano permitirá concretizar, particularmente, no domínio da saúde e educação (construção e renovação e beneficiação de unidades de cuidados de saúde primários e escolas), graças ao PRR, pensado pela União Europeia, mas que o Governo do Partido Socialista conquistou para Portugal, tendo o município de Vila Nova de Famalicão muito beneficiado».

O PS acusa a maioria PSD/CDS de não acolher as suas propostas, acreditando que se tal tivesse acontecido «estaríamos a discutir um instrumento de gestão muitíssimo melhor».

Apesar de reconhecer que o eleitorado deu a maioria ao PSD/CDS e com isso o encargo de conduzir os destinos do município, os vereadores socialistas entendem que «em democracia e diálogo se procure a construção do futuro coletivo na colaboração, cooperação e até apropriação das boas ideias da oposição».

Em termos orçamentais, entre outras críticas, acusam a maioria de «não abrir mão da redução dos impostos, como foi o caso da proposta do Partido Socialista», de aumentar os custos com o pessoal; lamentam que as verbas livres para as freguesias aumentem apenas 20 por cento, quando a proposta socialista era a duplicação e defendem «transparência e justiça na distribuição destas verbas, não sujeitando os autarcas de freguesia ao “beija mão”».

A Câmara Municipal avançou, esta sexta-feira, que Vila Nova de Famalicão vai ter um orçamento de 256 milhões de euros, um aumento de 37.6 milhões em relação ao do ano passado. O maior orçamento da história prevê um investimento recorde de mais de 106 milhões de euros, em resultado da captação de financiamento comunitário, na habitação, saúde e educação.

Associação de Futebol de Braga cancela jogos dos escalões de formação

A Associação de Futebol de Braga cancelou todos os jogos dos escalões de formação de futebol e futsal (masculinos e femininos) agendados para este fim de semana, 24 e 25 de janeiro.

A medida foi tomada tendo em conta os avisos meteorológicos da Proteção Civil, por causa da tempestade (Depressão Ingrid) que afeta o território nacional.

O calendário de futebol e futsal de seniores (feminino e masculino) mantém-se inalterável.

Famalicão: «Quando jogamos como treinamos….» o resultado é a vitória (c/vídeo)

O jovem avançado, de 19 anos, fez a antevisão ao jogo entre Futebol Clube de Famalicão e Clube Desportivo Tondela, agendado para as 18 horas de domingo, no Estádio Municipal de Famalicão. Umar Abubakar antecipa «um jogo difícil, mas quando jogamos como treinamos temos o resultado desejados».

O jogador vai tendo minutos na equipa principal (participou em 10 jogos na condição de suplente) e, também, nos sub-23 (em 3 jogos, marcou 2 golos). «É bom, porque dá-me confiança quando regresso à equipa principal». Ainda a debutar no FC Famalicão, Abubakar não “exige” mais minutos na equipa principal. «A decisão é do treinador. Faço a minha parte nos treinos, trabalho e aprendo muito e muitos ou poucos minutos… a decisão é do treinador».

O jovem sente-se bem no clube, «onde todos são afáveis» e fala dos adeptos como «família. É bom quando estamos todos juntos».

Confira as declarações, na íntegra, do jovem avançado o FC Famalicão.

 

Famalicão: Equipa feminina volta a jogar com o Futebol Benfica

Na tarde deste sábado, a equipa feminina do FC Famalicão joga a terceira jornada da fase de apuramento de campeão nacional da 2.ª divisão. O jogo é às 15 horas, em casa do CF Benfica. As duas equipas já se encontraram esta época, na quarta eliminatória da Taça de Portugal, com o Famalicão a vencer, por 2-1, após prolongamento.

No apuramento de campeão da 2.ª divisão, o Famalicão tem apenas um ponto, enquanto que as adversárias somam 3.

Este é o terceiro jogo fora de portas, pelo que na quarta jornada, marcada para o dia 30 de janeiro, as famalicenses recebem o FC Porto, apontado como o grande favorito para esta fase da prova. As portista somam duas vitórias e ainda não sofreram golos.

Famalicão: Concursos para pistas de 50 metros e reabilitação do pavilhão de Riba de Ave avançam este ano

O plano e orçamento municipal para este ano contempla, entre outras medidas, os concursos públicos para a construção de quatro pistas de natação de 50 metros e para a reabilitação do Pavilhão Municipal de Riba de Ave.

Recorde-se que em setembro do ano passado, a Câmara Municipal comprou, em leilão, por 501 mil euros, o espaço desportivo do extinto Externato Delfim Ferreira, na vila de Riba de Ave. O pavilhão, embora necessite de obras profundas, permite a prática de várias modalidades e possui uma bancada com capacidade para mais de meio milhar de pessoas. O futuro Pavilhão Municipal vai ficar ao serviço do movimento desportivo do concelho, muito em particular de Riba de Ave e freguesias vizinhas.

Sobre as piscinas municipais, o presidente da Câmara Municipal já havia sinalizado a necessidade do complexo desportivo municipal ter pistas de 50 metros. Serão quatro «para melhorar condições de treino» do Grupo Desportivo de Natação «e potenciar o contexto desportivo» de quem usa o espaço, particularmente os utentes dos programas desportivos municipais. Em finais de dezembro de 2022, Mário Passos apontava a «um projeto comedido», com o aproveitamento do espaço ocupado pelas piscinas municipais.