Em comunicado, a Comissão Política Concelhia do CHEGA repudia «veementemente» a cumulação de lixo, móveis, colchões, caixas e outros resíduos volumosos à volta de um ecoponto na freguesia de Ribeirão. Diz que o ocorrido é «chocante e inaceitável».
Os dirigentes do partido dizem que se trata de uma situação recorrente neste ecoponto. Um local para fazer a reciclagem e que, na análise do partido, está transformado «num verdadeiro aterro ilegal a céu aberto». Esta «é uma clara demonstração de falta de civismo, de desrespeito absoluto pelo espaço público e por todos os cidadãos que ali vivem, circulam ou simplesmente apreciam uma freguesia limpa e digna».
Perante esta situação, a Comissão Política do CHEGA exige da Câmara, da Polícia Municipal e de outras entidades, o reforço «urgente da fiscalização nos locais críticos»; a aplicação de coimas; a instalação de videovigilância nos ecopontos problemáticos e campanhas mais agressivas de sensibilização e informação sobre as alternativas legais de deposição.