Famalicão: Fórum Sustentabilidade da AE Minho na Casa das Artes

A Associação Empresarial do Minho promove esta sexta-feira, na Casa das Artes, o Fórum Sustentabilidade. O objetivo é discutir a mobilidade como fator de desenvolvimento e motor da transição energética.

A iniciativa abre às 14 horas, com a sessão inaugural a começar trinta minutos depois, com intervenções de Ramiro Brito, da AEMinho, e do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.

Às 15 horas, intervenções de António Carlos (Casais), Elisabete Marinho (IKEA), José Palma Oliveira (ULisboa), Nuno Lago Carvalho (CaetanoBus), Fernando Santos (Ordem dos Engenheiros), Cristina Correia (PRIO).

Após o intervalo, pelas 17h15, intervenção de Assunção Cristas (VDA). Encerramento às 18 horas, com Ricardo Costa, presidente da AEMinho; e António Costa Silva, Ministro da Economia.

 

1 Comment

Deixe um comentário

Atualização: IPMA prevê queda de neve em Famalicão das 01h às 07h

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera acaba de fazer uma atualização da previsão do tempo para as próximas horas.

Há forte possibilidade de nevar no concelho de Vila Nova de Famalicão. Segundo as informações disponíveis, a neve deverá cair entre as 01h e as 07h deste sábado.

Ao início da noite desta sexta-feira, começaram a surgir relatos de queda de neve em Braga e Guimarães, a uma altitude a rondar os 500 metros. O IPMA prevê que a quota seja revista para os 200 metros ao longo deste sábado.

Famalicão: PS vai abster-se na votação do plano e orçamento municipal

Os vereadores do Partido Socialista vão abster-se na votação das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2026, documentos que serão discutidos esta segunda-feira.

Os socialistas falam de «uma oportunidade perdida» e que o seu sentido de voto resulta somente dos investimentos «que este plano permitirá concretizar, particularmente, no domínio da saúde e educação (construção e renovação e beneficiação de unidades de cuidados de saúde primários e escolas), graças ao PRR, pensado pela União Europeia, mas que o Governo do Partido Socialista conquistou para Portugal, tendo o município de Vila Nova de Famalicão muito beneficiado».

O PS acusa a maioria PSD/CDS de não acolher as suas propostas, acreditando que se tal tivesse acontecido «estaríamos a discutir um instrumento de gestão muitíssimo melhor».

Apesar de reconhecer que o eleitorado deu a maioria ao PSD/CDS e com isso o encargo de conduzir os destinos do município, os vereadores socialistas entendem que «em democracia e diálogo se procure a construção do futuro coletivo na colaboração, cooperação e até apropriação das boas ideias da oposição».

Em termos orçamentais, entre outras críticas, acusam a maioria de «não abrir mão da redução dos impostos, como foi o caso da proposta do Partido Socialista», de aumentar os custos com o pessoal; lamentam que as verbas livres para as freguesias aumentem apenas 20 por cento, quando a proposta socialista era a duplicação e defendem «transparência e justiça na distribuição destas verbas, não sujeitando os autarcas de freguesia ao “beija mão”».

A Câmara Municipal avançou, esta sexta-feira, que Vila Nova de Famalicão vai ter um orçamento de 256 milhões de euros, um aumento de 37.6 milhões em relação ao do ano passado. O maior orçamento da história prevê um investimento recorde de mais de 106 milhões de euros, em resultado da captação de financiamento comunitário, na habitação, saúde e educação.

Associação de Futebol de Braga cancela jogos dos escalões de formação

A Associação de Futebol de Braga cancelou todos os jogos dos escalões de formação de futebol e futsal (masculinos e femininos) agendados para este fim de semana, 24 e 25 de janeiro.

A medida foi tomada tendo em conta os avisos meteorológicos da Proteção Civil, por causa da tempestade (Depressão Ingrid) que afeta o território nacional.

O calendário de futebol e futsal de seniores (feminino e masculino) mantém-se inalterável.

Famalicão: «Quando jogamos como treinamos….» o resultado é a vitória (c/vídeo)

O jovem avançado, de 19 anos, fez a antevisão ao jogo entre Futebol Clube de Famalicão e Clube Desportivo Tondela, agendado para as 18 horas de domingo, no Estádio Municipal de Famalicão. Umar Abubakar antecipa «um jogo difícil, mas quando jogamos como treinamos temos o resultado desejados».

O jogador vai tendo minutos na equipa principal (participou em 10 jogos na condição de suplente) e, também, nos sub-23 (em 3 jogos, marcou 2 golos). «É bom, porque dá-me confiança quando regresso à equipa principal». Ainda a debutar no FC Famalicão, Abubakar não “exige” mais minutos na equipa principal. «A decisão é do treinador. Faço a minha parte nos treinos, trabalho e aprendo muito e muitos ou poucos minutos… a decisão é do treinador».

O jovem sente-se bem no clube, «onde todos são afáveis» e fala dos adeptos como «família. É bom quando estamos todos juntos».

Confira as declarações, na íntegra, do jovem avançado o FC Famalicão.

 

Famalicão: Equipa feminina volta a jogar com o Futebol Benfica

Na tarde deste sábado, a equipa feminina do FC Famalicão joga a terceira jornada da fase de apuramento de campeão nacional da 2.ª divisão. O jogo é às 15 horas, em casa do CF Benfica. As duas equipas já se encontraram esta época, na quarta eliminatória da Taça de Portugal, com o Famalicão a vencer, por 2-1, após prolongamento.

No apuramento de campeão da 2.ª divisão, o Famalicão tem apenas um ponto, enquanto que as adversárias somam 3.

Este é o terceiro jogo fora de portas, pelo que na quarta jornada, marcada para o dia 30 de janeiro, as famalicenses recebem o FC Porto, apontado como o grande favorito para esta fase da prova. As portista somam duas vitórias e ainda não sofreram golos.

Famalicão: Concursos para pistas de 50 metros e reabilitação do pavilhão de Riba de Ave avançam este ano

O plano e orçamento municipal para este ano contempla, entre outras medidas, os concursos públicos para a construção de quatro pistas de natação de 50 metros e para a reabilitação do Pavilhão Municipal de Riba de Ave.

Recorde-se que em setembro do ano passado, a Câmara Municipal comprou, em leilão, por 501 mil euros, o espaço desportivo do extinto Externato Delfim Ferreira, na vila de Riba de Ave. O pavilhão, embora necessite de obras profundas, permite a prática de várias modalidades e possui uma bancada com capacidade para mais de meio milhar de pessoas. O futuro Pavilhão Municipal vai ficar ao serviço do movimento desportivo do concelho, muito em particular de Riba de Ave e freguesias vizinhas.

Sobre as piscinas municipais, o presidente da Câmara Municipal já havia sinalizado a necessidade do complexo desportivo municipal ter pistas de 50 metros. Serão quatro «para melhorar condições de treino» do Grupo Desportivo de Natação «e potenciar o contexto desportivo» de quem usa o espaço, particularmente os utentes dos programas desportivos municipais. Em finais de dezembro de 2022, Mário Passos apontava a «um projeto comedido», com o aproveitamento do espaço ocupado pelas piscinas municipais.