Na passada terça-feira, o presidente da Câmara foi auscultar os problemas e as ambições da população de Joane, no âmbito da Presidência de Proximidade que, desde março, o tem levado a visitar freguesias do concelho.
Os sonhos da população de Joane e dos seus responsáveis autárquicos também são conhecidos e passam, por exemplo, pelo aumento da área do Parque da Ribeira. Com este aumento, explica o presidente da Junta de Freguesia, António Oliveira, «o Parque da Ribeira, que queremos que cresça para os terrenos da antiga estamparia Rafael e para a zona poente, quase que triplica a sua área».
Mas há outros projetos que dominaram este encontro de autarcas, como a construção do novo Centro de Saúde da vila, para o qual o Plano de Recuperação e Resiliência estimou um financiamento máximo de quase 1,2 milhões de euros; e o projeto de recuperação do Salão Paroquial e a sua reconversão num espaço multiusos. «São intervenções de natureza muito diferente, mas que têm em comum o enorme contributo que vão dar para o aumento da qualidade de vida em Joane», disse Mário Passos, que enalteceu ainda o empenho do executivo da Junta de Freguesia na defesa das ambições dos joanenses.
Além de ouvir os autarcas locais, o presidente da Câmara reuniu com outros dirigentes e com a população para escutar o sentir dos joanenses. Entre as preocupações estão as acessibilidades, a necessidade de intervenção na Estrada Nacional 206, a atual oferta de transporte público rodoviário e os problemas da habitação em Famalicão.
Sobre a rede viária, de referir ainda que ficou garantida a abertura de um novo arruamento junto ao posto da GNR da vila, que fará a ligação da Avenida dos Laborins à EN206.