A Proteção Civil emitiu um aviso à população através das redes sociais, na sequência das previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que apontam para um agravamento das condições meteorológicas em todo o território continental.
De acordo com a informação divulgada, prevê-se a ocorrência de precipitação por vezes forte, acompanhada de vento intenso, um cenário que poderá originar diversos constrangimentos e situações de risco, sobretudo em zonas urbanas e áreas historicamente mais vulneráveis.
Entre os principais efeitos esperados estão as inundações rápidas, resultantes da acumulação de água e da insuficiência dos sistemas de drenagem, bem como inundações em caves e garagens, devido a deficiências no escoamento. Está também prevista a possibilidade de transbordo de linhas de água, dificuldades de drenagem em meio urbano, piso rodoviário escorregadio, formação de lençóis de água e danos em estruturas montadas ou suspensas. A queda de ramos ou árvores poderá ainda afetar infraestruturas de comunicações e de energia.
Perante este cenário, a Proteção Civil recorda à população a importância de adotar comportamentos preventivos, nomeadamente garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, evitando a acumulação de folhas, inertes ou outros objetos que possam dificultar o escoamento.
É ainda recomendado evitar atividades junto a linhas de água, especialmente em zonas com histórico de cheias, não atravessar áreas inundadas, quer a pé quer de viatura, e, nos terrenos confinantes com rios ou cursos de água, retirar atempadamente animais, equipamentos, veículos e outros bens para locais seguros.
As autoridades apelam à atenção redobrada e ao acompanhamento das informações meteorológicas e dos avisos oficiais.
Já chega de boa vida!!! Vão todos mas é trabalhar sua cambada
Monteiro Ernesto Monteiro tenha paciência mas o cico vai continuar e vai até piorar até qu não no tratem como palhaços, mas sim cmo professores. São pessoas como você que no fazem ter ainda mais força para continuar a fehar as escolas. Tenha mais respeito por quem tenta dar aos seus filhos o conhecimentos para eles serem alguém na vida. Enquanto a sociedade e o governo não nos fizerem justiça, os palhaços dos professores vão continuar a luta. GREVE SIM!
portanto, temos pena mas os pais qe tomem conta do seus filhos. Não paramos!!!
Acho muito bem que defendam os seus direitos.
Um país sem forte investimento no ensino e no SNS, caminha a passos largos para o terceiro mundo.
Se os políticos acham que os professores ganham muito e geram despesa futura, então que atribuam a si mesmo, vencimentos e regalias, exactamente, iguais aos dos professores.
O país está na ruína e não foram os professores que o colocaram nesta situação, mas sim a medíocre classe política que temos.
Nota: não sou professor, mas sou pai e contribuinte activo.
Maria Cruz não justifica nada, que interessa ter mestrado e mestrada em educação se neste momento não o está a fazer uso?? Kkkk RUA COM ESTE CIRCO
Ide trabalhar para bos nada está bem com tamtas regalias
José Carlos Baastos que venham ganhar o salário mínimo que depois é que vêem o que é bom nem há tempo para greves
Joana Oliveira 👏👏👏👏
José Carlos Baastos estás enganado..cada dia de greve é um dia a menos de ordenado e de sub de refeição.. há muita coisa que está mal e é encoberta, os pais não fazem ideia a metade, senão eram os primeiros a ir para a frente.. e não, não é só dos salários que os professores reclamam. Aliás, a greve é para não docentes também e ninguém ouve falar neles 🤷 enfim..
Virginia Fernandes tem toda a razão. Uma pouca vergonha o povinho ir na cantiga dos políticos e nao querer saber o que se passa na educação dos proprios filgos.
Monteiro Ernesto Monteiro tem habilitações? Tem licenciatura e mestrado em educação, como eu? Entao venha daí. Vai adorar. Não me faça rir com essa santa ignorância.
Valdemar Trindade está a ver como só diz asneiras?! Fala sem saber! Cada hora de greve, cada dia é descontado do josso salário. Nao trabalhamos, nao recebemos.
José Carlos Baastos caro senhor
Todos os dias de greve feitos são descontados no recibo de vencimento. Seja público ou privado
Liliana Batista falta de respeito, tem razão. Mas é do Ministério da Educação, não dos professores. Somos simples funcionários da escola, sem poder nenhum. Somos trabalhados a reihindicar os nossos direitos. Se meio Portugal fizesse como nós as coisas certamente mudariam. Só temos políticos corruptos, dinheiro mal gasto e sabe-se lá onde, e ninguém quer saber. Profesdores em greve, pais a aturar criancinhas em casa, pronto, histeria total. É ridículo.
Maria Cruz os meus filhos e tantos outros são os mais prejudicados nesta greve estão a ser privados de aprender….se todos fossemos a revendicar os nossos direitos estaria meio Portugal em greve ….. O que está acontecer aqui e uma falta de respeito já pelos nossos filhos mas enfim…..
Valdemar Trindade pois somos, e então?! Cumpro o meu horário de trabalho tal como os do privado. As minhas regalias não são diferentes das do privado, pois já trabalhei lá e sei do que falo. Agora se o senhor tambem quer ser funcionário publico, candidate-se nos concursos nacionais. Talvez depois fale com conhecimento de causa, em vez de estar para aí a arrotar postas de pescada, sem saber o que diz.
Joaquim Moreira Brochado e faça! Força aí!!!! Da maneira que este país está só com o endurecimento da manifestação de descontentamento do povo as coisas podem mudar. Nao tem visto o que se está a passar em França?! O povo unido jamais será vencido!
Maria Cruz e os direitos das crianças estão onde???
Liliana Batista se nos apetecer, não. Porque estamos sem ganhar o nosso ordenado. Mas vamos continuar até que nos ouçam. Indefinidamente. É um direito nosso!
Maria Cruz Se eu fizer como os professores sabe o que acontece para o país vai faltar a comida nos supermercados medicamentos nas farmácias e o governo manda a polícia dar porrada e alguns tem processos em tribunal na última greve que os motoristas fizeram
Liliana Batista eu não tenho nada a haver com o direito das crianças, exceto o direito dos meus filhos. E por eles estou na luta. Cada um que lute pelos seus. Os pais que nos criticam não fazem a mínima ideia do que se passa nas escolas dos seus filhos. Desde que eles lá estejam sossegadinhos, está tudo bem. Se quer falar de direitos das crianças, então junte-se a nós, porque só com professores respeitados e motivados é que a educação avança. Portanto, minha senhora, exerça os seus direitos, como nós professores estamos a exercer os nossos. Queixe-se ao ministro, ao provedor, faça greve, uma manifestação…. faça qualquer coisa, porque comentar e criticar nao chefa. NÓS PROFESSORES NÃO PARAMOS ATÉ QUE SEJAM REPARADAS AS INJUSTIÇAS DE ANOS A FIO!!!!!
Joaquim Moreira Brochado cada um com os seus problemas, caro senhor. Não vou lutar por si, como o senhor não o faz por mim. Os agricultores têm queixas? Sei que sim e muitas, porque estou por dentro do assunto. Manifestem-se, é um direito. Portanto, não critiquem quem o faz.
Maria Cruz Sei muito bem como funciona mas respeito a sua opinião temos políticas só para os funcionários públicos e esquecessem de quem trabalha na agricultura.
Belarmino Azevedo Nem o que alguns alunos e alguns pais fazem aos professores…
A culpa vai ser do covid
Maria Cruz e o direito das nossas crianças onde está???? Se vós aptecer estar até a final do segundo período estarão e as crianças e a matéria e tudo o resto que está a ser posto em causa????
Maria Cruz Eu sei que está na constituição e que é um direito de alguns trabalhadores, os funcionários públicos, porque os privados se fizessem esses dias todos de greve chegavam ao final do mês recebiam meio ordenado, já os funcionários públicos usam e abusam
Augusta Alves nem aos professores, nem as forças de autoridade nem aos médicos ou profissionais de saúde entre outros.
Belarmino Azevedo eu disse o contrário ?? E o direito dos alunos ? Porque é que uns tem aulas e outros não ? Uns são prejudicados em relação aos colegas dos mesmos anos, com exames pela frente.
É fácil fazem greve.no fim do Mês recebem na mesma não custa nada viva Privado
José Carlos Baastos tens razão são funcionários do Estado
Miguel Neiva aviso prévio na verdade chama-se pré-aviso de greve e está feito desde dezembro. Indefinidamente, neste momento, todos os dias têm pré-aviso de greve. Vá ler ao site da escola ou no portão, tem lá informação certamente.
O que o senhor queria era que o avisassem quando cada professor faz greve, mas como deve perceber isso não faz sentido, as greves não funcionariam se fizessemos isso. Temos pena, mas estamos na luta e neste momento é cada um por si.
Maria Cruz um aviso prévio não é no dia mas sim antes .a direção da escola devia enviar em e-mail aos alunos no mínimo,pois não tem sido uma greve direta mas dia sim dia não ou de manhã não tem e a tarde já tem aulas.se quer fazer greve acho bem e apoio a greve. Querem fazer impacto fazem logo uma greve direta de uma semana ou mês não as pingas como a chuva
Augusta Alves nem o que os professores fazem aos alunos e pais
Cristiano Azevedo Também não é justa as injustiças que os governantes fazem aos professores !
Cristiano Azevedo Queixe-se ao ministro. Nós professores estamos a exercer um direito.
Adriana Araujo então os alunos que façam greve!
Joaquim Moreira Brochado é só isso que está mal, no seu entender? Então lamento, mas o senhor não faz a mínima ideia do que se passa no ensino em Portugal.
Miguel Neiva e há aviso prévio! Basta ler. Agora quer que os professores lhe liguem às 7 da manhaa avisar? Isso não seria greve. GREVE é causar transtorno, impacto, para que nos vejam e ouçam de uma vez por todas.
Azevedo António quais negociações?! Areia para os olhos do povo, mas não para nós, que estamos no nosso limite. Greve SIM! Até que oiçam a nossa voz. Os alunos são importantes, por isso os pais em vez de criticarem, deviam apoiar-nos, pois ao reivindicar melhores condições para nós estamos a fazê-lo para os filhos dos putros também. Se como pai está farto, imagine nós, que somos pais e professores! Está descontente? Queixe-se ao ministro.
José Carlos Baastos e das condições de trabalho dos professores alguém quer saber?! Da maneira quevo governo está a pôr o ensino quem se devia preocupar são os papás, que em vez de nos criticarem, deviam informar-se e estar ao nosso lado, para reivindicar melhores condições e melhor ensino.
Não existem greves moderadas, porque as greves devem causar impacto para resultarem. É um direito dectodps os cidadãos manifestarem o seu descontentamento e isso está na constituição portuguesa. Portanto, não critiques sem saberes.
Cristiano Azevedo estou totalmente de acordo
Tantos comentários horríveis da parte dos pais contra professores 🥺. Ao governo está lhe tudo a passar ao lado e ninguém, nenhum destes pais ousa apontar lhes o dedo. Que injustiça!
O que é demais é exagero, e a matéria dos alunos, será que os professores não querem saber? Sabem muito bem que o calendário escolar é curto, e assim mais curto vai ficar, estão a prejudicar os alunos.
Todos tem direito a greve sim, mas com moderação, pensem nos alunos que estão a prejudicar.
Ceu Silva O que é demais é exagero… Continuam em greve, mesmo estando a decorrer negociações. Reclamem por direitos/deveres iguais ao que existem no setor privado!!
Concordo com algumas reivindicações pedidas, mas esquecem o mais importante.. os alunos.
É inacreditável, desde dezembro praticamente não haver aulas. É haverá situação mais precária, do que a dos alunos atualmente?
Entendam-se, como pai digo que estou farto.
É o governo que os funcionários elegeram com maioria
Carlos Campos o seu comentário é típico de um Poveco Medroso e conformista com a grande miséria que se vive neste país, onde temos o maior desgoverno Mafioso dos ultimos tempos,são Ladrões por todos os lados!
Ridículo, há quem queira mesmo esse trabalho é despedir tudo…
Os alunos que têm exames no fim do ano estão a ser prejudicados, umas escolas dão as aulas normal, outras desde o início do ano tivemos meia dúzia de aulas.
A greve é um direito, a formação dos alunos também, e esta descriminação entre alunos não é correta, justa ou admissível.
Ceu Silva Vai para uma confecção fazer greves assim
Concordo com a greve mas alguns professores nunca estão bem com nada o único problema que está mal no ensino é trabalhar longe de casa ou seja da família o máximo 50 km á profissões piores do que as dos professores.
Acho que devia ter um aviso prévio para os alunos .os alunos vão para escola e tem que voltar a pé na chuva e ao frio até central e a tarde tem que voltar para escola pois vão ter uma única aula .acho que estão a brincar com os miúdos.
No fim de tudo
Era ser greve dos alunos
Alunos a chuva e frio enquanto esperam respostas com receio das faltas
Estão no direito à greve
Mas não concordo assim,
Ceu Silva algumas pessoas ainda são contra os professores. São eles que muitas vezes aturam os filhos deles,com a pouca educação que tem. E são uns conformistas que ganham uma miséria,tem más condições de trabalho e não reclamam
Barbara Gomes acha que alguém recebe o mesmo???
Barbara Gomes isso queriam eles mas não recebem
José Ferreira o problema e que no final do mes devem receber quase todo na mesma
Força 👏👏👏 Haja alguém com Atitude para ACORDAR este Poveco Comodista que não luta por nada!
Vai se bonito ao fim do mês….
Isto e umapouca vergonha